BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina

quinta-feira, 19 de junho de 2008

Jr 28+5-9 - Estudo Homilético

2º Leitura: Jeremias 28.5-9:

1 – Títulos:

Jeremias e o profeta Hananias – NTLH.

A luta de Jeremias com o falso profeta Hananias – ARA.

Jeremias e Hananias, o falso profeta – Lutero.

2 – Contextualização:

            Jeremias era membro de uma família de sacerdotes, que morava em Anatote. Seu ministério transcorreu durante os anos 627- 580 AC. Presenciou a tomada de Jerusalém por Nabucodonosor no ano 586 AC. Sua missão, além de pregar obediência  a Deus e fé nas promessas, foi de pregar a rendição de Israel ao exército da Babilônia. Sofreu muito com a obstinação do povo e de falsos profetas, que acreditavam estar seguros, porque entre eles estava o Templo do Senhor. Na perícope em estudo Jeremias se defronta com um falso profeta de nome Hananias. Hananias dizia que o exílio seria breve, logo tudo estava em paz, Jeremias por sua vez pregava que o exílio duraria setenta anos. O texto apresenta a declaração ou resposta às profecias de Hananias.

3. Conteúdo do texto:

            O texto apresenta a resposta de Jeremias ao falso profeta Hananias, o qual iludia o povo com falsas expectativas e fazia com que o mesmo permanecesse no erro, não se arrependendo.

V.5 e 6 – Jeremias disse ao povo, aos sacerdotes e a Hananias: “Como seria bom se isso acontecesse! Espero que o Senhor Deus faça tudo como você disse” O profeta Hananias trouxe uma mensagem que agradou ao povo, porém desagradou a Deus. É falta gravíssima, dizer algo que Deus não disse. Cada profeta, ou pregador precisa estar atento ao que diz, para não falar em nome de Deus, coisas que Deus não disse.

V. 7 e 8 – “ Mas escute o que eu vou dizer... os profetas que falaram há muito tempo, antes ...disseram que viria guerra, fome...” Jeremias refere o testemunho de profetas anteriores, os quais também anunciavam muito castigo para Israel caso não houvesse arrependimento. E questiona: como podia Hananias desautorizar estas profecias?

V. 9 “Mas o profeta que profetiza paz só pode ser aceito...quando as palavras dele se cumprirem!” É bem mais agradável falar de paz, do que de guerra! Porém, nem sempre Deus manda falar de paz, Deus também manda pregar a lei, o juízo, a condenação, como alternativa para chamar ao arrependimento. Jeremias não desmente ao falso profeta, mas o desafia a aguardar os acontecimentos. Sabemos que Hananias morreu dois meses depois, conforme vs. 1 e 17 e com ele suas profecias.

4. Sugestão de tema:

O cuidado que devemos ter com aquilo que falamos!

1) Deus não manda pregar somente mensagens de paz!

2) Deus também manda pregar mensagem de lei, de juízo!

3) Deus fere e Deus cura!

Rev. Ailton Muller

Nenhum comentário: