BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina

quarta-feira, 26 de novembro de 2008

1 Pe 3.15a - Compromisso

1 Pe 3:15a  
Honre a Cristo e deixe que Ele seja Senhor de sua vida.
Se algo merece ser feito, requer muito esforço e compromisso. Muitas pessoas pensaram que Alexandre Graham Bell estava louco quando disse que seria possível alguém comunicar-se com outra pessoa, quilômetros longe, através de dois aparelhos ligados por um arame. Ele foi ridicularizado pela sua idéia, mas ainda assim continuou tentando convencer outras pessoas a apoiar seu projeto. Ele não se rendeu, mas continuou compromissado com o seu objetivo. Hoje, ninguém mais ri de Alexandre Graham Bell, e todos acham normal falarmos ao telefone, que, aliás, nem mais precisa estar ligado a fios.
Em todo o mundo, atletas de todos os tipos estão ultimando os preparativos para os Jogos Olímpicos de Atenas. Eles estão se preparando há muito tempo, anos. Foram horas e mais horas se exercitando, treinando, nadando, correndo, levantando peso. Dias e dias deixando de lado alguns alimentos e muitas festas, vivendo uma vida disciplinada. E não foram poucos os atletas que se enterraram em dívidas para poder participar destes jogos. Estes atletas estão totalmente focados em seu compromisso de dar o melhor de si e, se possível, ganhar. E, por estarem compromissados com seus objetivos, eles não se preocupam com os sacrifícios que precisam enfrentar.
Há algum tempo assisti um programa sobre a vida num circo. Nele mostraram alguns equilibristas que trabalhavam sobre um arame no alto do picadeiro. Eram três irmãos que caminhavam, dançavam, andavam de bicicleta e até subiam um nos ombros dos outros para formar uma pirâmide humana. Eles explicaram que para poder fazer este número precisaram treinar muito, e não foram poucos os tombos e acidentes que sofreram. Mas como seu compromisso era fazer o melhor, não ficaram se lamentando pelas dores e machucados.
Compromisso é uma palavra muito usada atualmente, e nas mais diferentes situações – do esporte à política, do lar ao local de trabalho. Mas o significado é sempre o mesmo: entregar-se completamente a algo ou alguém. Por exemplo, quando um casal decide casar, eles se comprometem um com o outro, entregam-se um ao outro. Esta é a forma de ter um matrimônio verdadeiro e duradouro. Quando alguém se une a uma equipe ou decide aprender a tocar um instrumento musical, começa a praticar e faz o melhor que pode, mesmo quando isso é difícil, lhe deixa cansado ou chateado com o treinador ou professor. É preciso entregar-se completamente à tarefa. Se você quer ser bom em algo, é preciso se comprometer com isso.
A Bíblia fala muito sobre compromisso. Por exemplo, no livro de Salmos, lemos: Ponha a sua vida nas mãos do Senhor, confie nele, e ele o ajudará (Sl 37.5).
Quando lemos a história dos doze apóstolos, vemos que eles deixaram tudo o que estavam fazendo e responderam ao chamado de Jesus. E o seu compromisso com Jesus fez com que a maioria deles sofresse mortes horríveis nas mãos dos inimigos do cristianismo.
O apóstolo Paulo, em vários momentos do Novo Testamento, fala sobre atletas que precisam treinar vigorosamente para ganhar o prêmio e ele nos aconselha a termos o mesmo tipo de compromisso, e assim ganharmos o prêmio da vida eterna. Da mesma meta como um atleta tem uma meta em mente e a persegue, assim também nós devemos fixar os nossos olhos em uma meta, ou seja, em Cristo e na nova vida que Ele nos dá (1 Co 9.24b-25)
E por quê tanta ênfase neste tipo de compromisso? A resposta é simples: Porque Deus se comprometeu com você e comigo. Nós vemos o compromisso de Deus conosco quando permitiu que Jesus nascesse numa manjedoura; vemos o compromisso de Deus conosco quando ele permite que Jesus morra na cruz em nosso lugar; vemos o compromisso de Deus conosco quando Jesus ressuscita e promete que também nós vamos viver eternamente; vemos o compromisso de Deus conosco quando ele nos dá o seu Espírito Santo, de forma que nós possamos crescer num relacionamento íntimo com Ele e fazer disso algo real em nossas vidas; vemos o compromisso de Deus conosco quando percebemos que Ele nos ama tanto que enviou seu único Filho para que nós, miseráveis pecadores, não morramos, mas tenhamos a vida eterna. 
Agora, Deus não precisava ter feito isso. Ele poderia simplesmente ter nos ignorado e deixado que apodrecêssemos no inferno, e seria justo se fizesse assim. Mas não. Ele pisou em seu orgulho e se comprometeu conosco. Ele se uniu a nós com as maiores e mais maravilhosas demonstrações de amor e compromisso já vistas.
Quando fomos batizados, cada um de nós foi feito membro da Família de Deus. Ali Jesus se comprometeu em ser nosso ajudador, em nos dar tudo o que precisamos para enfrentar todas as situações da vida. Ele se comprometeu em nos amar, perdoar, responder nossas orações, nos dar um lugar no céu, nos abençoar quando precisamos tomar uma decisão. E quantas decisões nós precisamos tomar: que carreira vou seguir? O que farei ao terminar meus estudos? Qual é a coisa certa a ser feita? Que caminho tomar se há tantas opções? Quão sério deve ser meu namoro com esta menina (ou aquele menino)? Será que farei esta cirurgia? E se acontecer uma tragédia com alguém de minha família ou de meus amigos, como vou lidar com isso? Em todos os momentos, especialmente nos momentos mais tristes e escuros, Deus estará lá, pois ele se comprometeu conosco por causa do seu amor por nós.
E quando nós vamos responder ao amor que Deus tem por nós, também temos algumas opções. Podemos levar como se tudo fosse muito bom, e até dizer, como isso é maravilhoso, e continuar vivendo como se nada tivesse acontecido. E nem sequer um único pensamento de se comprometer a Deus como resposta ao seu amor por nós terá passado por nossa mente. Por outro lado, nós podemos assumir um compromisso com Deus.
É como um treinador que diz a alguém em quem vê um pouco de talento e, possivelmente, um futuro campeão olímpico: Eu quero ser seu treinador. Eu estarei aqui amanhã cedinho para lhe treinar. Vou lhe ensinar tudo o que sei. Vou dar o melhor de mim e tenho certeza de que você também dará o melhor de você. Claro que o treinador está esperando que este atleta se comprometa a ele tal como ele se comprometeu com o atleta. Com este compromisso, eles terão um bom tempo de convivência feliz e próspera, um comprometido ao outro.
Deus se deu a nós no passado e prometeu continuar compromissado conosco no futuro. Qual será a nossa resposta? Ele se comprometeu conosco e está esperando que este seja o início de uma relação bonita e crescente que durará toda a nossa vida e seguirá pela eternidade.
Quero lhes contar sobre a maneira como uma pessoa respondeu. Um missionário cristão no Chade, um país da África, conta da oferta mais incomum que viu numa igreja onde trabalhava. Durante um dos cultos, chegou o momento das ofertas serem apresentadas diante do altar. Neste culto estava uma jovem senhora, que há pouco tempo conhecerá o amor de Cristo por ela e que sabia como Ele nasceu, morreu e ressuscitou para que ela pudesse ser libertada dos pecados e se tornasse herdeira da vida eterna. Ela não tinha nenhum dinheiro, nenhum pertence de valo, mas queria mostrar sua gratidão a Deus e, por isso, seguiu com todos os outros até diante do altar. Ao chegar junto ao prato de ofertas, tomou-o nas mãos, colocou-o no chão em silêncio e, diante de todos, entrou dentro do prato e ali ficou.
Com certeza todos nós achamos esta atitude estranha, e até seria mais estranho se alguém de nós aqui, hoje, fizesse o mesmo. Mas o exemplo desta mulher mostra o tipo de compromisso que Deus quer de nós. Significa colocar todo o nosso ser a serviço de Deus; viver como alguém que pertence a Deus, compromissado com Deus; amar e ajudar os outros. É isso que aquela jovem cristã do Chade estava querendo dizer com sua oferta. Nosso compromisso com Deus não é dar alguns reais de oferta; não é fazer coisas boas de vez em quando ou participar dos cultos quando temos vontade. Nosso compromisso com Deus é estarmos completamente comprometidos com Jesus, exatamente como ele está comprometido a nós. Nós somos o povo escolhido de Deus e precisamos nos comprometer em ser realmente o povo de Deus, pensar como povo de Deus, agir como povo de Deus, preocupar-se com os outros exatamente como Deus se preocupa conosco.
Hoje o Bruno está confirmando seu voto batismal. E pensando em tudo o que este ato significa, escolhi como um texto especial para você, Bruno, as palavras de Pedro: Honre a Cristo e deixe que Ele seja Senhor de sua vida. Mas estas palavras são para todos os cristãos, confirmados ou não. Honre a Cristo. Dê honra a Ele. Dê a Ele o lugar que ele merece em sua vida. Isso significa dar a Cristo o primeiro lugar em tudo. Na maneira de pensar, de falar, de agir. Em tudo cada um de nós é convidado a honrar Cristo.
Honrar é o contrário de desonrar. E nós desonramos Cristo quando o que falamos não combina com o que fazemos, ou seja, quando somos conhecidos como cristãos, mas nossos pensamentos, nossas palavras e nossas atitudes não são cristãos. Nós desonramos Cristo quando não lhe damos o primeiro lugar e o substituímos por qualquer coisa, inclusive nossa preguiça. Nós desonramos Cristo quando dizemos que cremos na Palavra de Deus, mas não a colocamos em prática em nosso viver. Desonramos Cristo quando somos cristãos dentro da igreja, mas lá fora somos iguais a todo mundo.
Como alguém pode crer em nossa declaração de que cremos que Deus nos sustenta em tudo, se gastamos horas e mais horas num trabalho frenético para ganhar mais alguns trocados que imaginamos nos darão sustento?
Como alguém acreditar que Deus nos perdoa, se nós não podemos perdoar aqueles que nos feriram, magoaram, insultaram? 
Honre a Cristo e deixe que Ele seja Senhor de sua vida. Isso significa que Ele, Jesus, deve estar no comando de sua vida, de toda a sua vida. Não apenas quando temos boas roupas, estamos de bom humor ou sobrou algum tempo para virmos ao culto. Deixar Cristo ser Senhor de nossas vidas significa dizer que Ele é o nosso Deus e Salvador em todo tempo. Honre a Cristo e deixe que Ele seja Senhor de sua vida.
Meu querido amigo e irmão em Cristo, Bruno, e minha querida congregação Cristo Redentor. Hoje, mais uma vez, Deus está repetindo – confirmando – o compromisso que Ele assumiu com cada um de nós. Ele, mais uma vez, nos diz: eu nunca perderei o interesse que tenho por você. Meu amor por você é muito forte para que eu lhe esqueça. Eu sempre estarei com você. Eu nunca voltarei as costas para você. Eu estou 100% compromissado com você.
Deus diz isso a cada um de nós. E espera que cada um de nós possa também se comprometer a Ele, não apenas parcialmente, mas totalmente, em pensamentos, palavras e ações. Que cada um de nós possa apresentar-se a si mesmo com a melhor oferta que pode dar a Deus. Honre a Cristo e deixe que Ele seja Senhor de sua vida. Amém.
(Rev. Éder Carlos - Campo Largo/PR
Baseado em original de Vince Gerhardy, Austrália)

Nenhum comentário: