BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina

quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Culto Crioulo

1. INVOCAÇÃO:
PASTOR: Em nome de Deus Pai, nosso Patrão Celeste da Estância do Além, que tudo criou e tudo preserva para o nosso bem.
TODOS: Em nome de Deus Filho, Jesus Cristo nosso Divino Tropeiro, que morreu na Cruz para salvar o mundo inteiro.  
PASTOR: Em nome do Espírito Santo - Deus verdadeiro ele é, criador e mantenedor da nossa fé.
TODOS: Em teu nome, ó Triúno Deus, Pai Filho e Espírito Santo, iniciamos e realizamos este culto, dentro dos costumes e tradições do Povo Gaúcho. Amém.

2. MÚSICA: Ó Deus Amado

3. CONFISSÃO e ABSOLVIÇÃO:
PASTOR: Companheiros do Rio Grande / patrícios que eu quero tanto, / para vocês eu desejo / todo o amor de Deus, o nosso Patrão Santo.
TODOS: Obrigado, igualmente, / quem nos salvou foi Jesus, / Nosso Divino Senhor, / ao morrer por nós na cruz.
PASTOR: Para este culto crioulo, / nós oramos irmanados / Pedindo primeiro em Cristo, / Perdão por nossos pecados.

TODOS: Perante todos,/ Deus misericordioso e Patrão Santo,/ reconheço que pequei e por minha própria culpa errei./ Te suplico o perdão que não mereço./ Estou arrependido e humildemente espero teu apreço./ Em nome de Cristo,/ teu Filho, meu Salvador,/ o qual ao morrer na cruz, demonstrou seu grande amor.

PASTOR: O Nosso Patrão Santo, entregou seu filho Jesus para que por nós morresse na cruz. Por amor dele temos Perdão, Vida Eterna e Salvação. Quem nele crê é filho de Deus e tem a promessa da herança no céu. Esta é da nossa fé o alvo! Quem crer em Cristo e for batizado será salvo!
TODOS:  Isto é certamente verdade. Amém.

4. COLOCAÇÃO DOS LENÇOS NA CRUZ: ATO DE RECONCILIAÇÃO

5. INTRÓITO: LEITURA DO SALMO 23
PASTOR: O Deus Eterno é o meu Pastor: nada me faltará.
TODOS: Ele me faz descansar em pastos verdes e me leva  à águas tranqüilas.  
PASTOR: O Eterno me dá novas forças e me guia no caminho certo, como ele mesmo prometeu.  
TODOS: Ainda que eu ande por um vale escuro como  morte, não terei medo de nada. Pois tu, ó Deus Eterno, estás comigo; tu me proteges e me diriges.

6. MÚSICA: Kyrie Eleison

7. GLÓRIA IN EXCELSIS
PASTOR: Honra e glória nas alturas / ao Patrão que é Deus Santo! /  Paz na terra às criaturas, / povo que ele ama tanto! / Nós te louvamos, bendizemos, / te adoramos com glória. / E com fé reconhecemos/ Jesus Cristo, Rei da vitória.
TODOS: Nós também agradecemos / por tua grande compaixão / e sempre  te louvaremos / Grande Pai da criação. / Ao Filho Onipotente, / Jesus, Divino Cordeiro, / que morreu valentemente / pra salvar o mundo inteiro.

8. SAUDAÇÃO:
PASTOR: Aqui entre nós está o Patrão Onipotente.
TODOS: E conosco permaneça eternamente.

9. ORAÇÃO DO DIA:

10. LEITURA DO CHASQUE: (Carta)1 Pe 2.21-25: "Companheiros, o Divino Tropeiro morreu por todos e deixou o exemplo para que seguíssemos o seu rastro santo. Ele nunca ofendeu o Patrão do Céu e da sua boca nunca saiu a mentira. Quando o maltratavam, inju-riavam e caluniavam, não pagou mal por mal. Pelo contrário, continuava tratando a todos com o mesmo amor. Morreu na cruz em nosso lugar, para pagar por nossos pecados, matando crucificados os nossos vícios e, para  que vivêssemos  agora uma vida honrada e honesta. Como cordeiro inocente, morreu pelo rebanho, pois éramos como ovelhas perdidas no corredor da existência, e pelo seu sacrifício reconduziu-nos de volta ao Rodeio Cristão".

11. MÚSICA: Aclamação ao Evangelho

12. LEITURA DO SANTO EVANGELHO: Companheiros, diz o Divino Tropeiro Jesus: "Eu sou o Bom Tropeiro, o que dá a sua vida pelo rebanho. O peão desinteressado, como não é o dono do rebanho, não se importa com a tropa, não a defende e não traz de volta a ovelha que varou a cerca. Sou o Bom Tropeiro das almas; conheço as minhas ovelhas uma por uma e elas conhecem a minha voz. Assim como o Pai Celeste me confiou o rebanho das almas, quero conduzi-lo à invernada celeste. Para salvá-las, dou a minha vida. Tenho ainda muitas ovelhas esparramadas. Preciso juntá-las na mesma invernada, e farei um só rebanho para ser guiado pelo mesmo tropeiro".
(João 10.11-16)

13. CREDO CRIOULO:
PASTOR: Eu creio num só Deus, meu Pai Celeste, que tudo fez, tudo criou, tudo reveste, que do nada tirou tudo o que é visível, igualmente ele é quem fez o que é invisível.
TODOS: Eu creio no Patrão que está no céu,/ e no Tropeiro Jesus, Filho de Deus./ Que do Pai nasceu, porém nunca começou;/ é Deus de Deus, luz de luz que nos salvou.
PASTOR: Gerado pelo amor de Deus que é santo igual em tudo ao Pai do céu que ele ama tanto; Para nos salvar desceu do céu com alegria e se fez homem pelo ventre de Maria.
TODOS: Tratando com amor homens ingratos / morreu na cruz condenado por Pilatos./ Para demonstrar que era Deus às criaturas,/ ressuscitou bem conforme as Escrituras.
PASTOR: Subiu aos céus, retornando à sua Querência, no fim do mundo voltará com imponência. Há de vir julgar com justiça a humanidade, reunindo os fiéis, na feliz eternidade.
TODOS: Por isso firmemente eu acredito no Espírito Santo / que é também Deus infinito,/ que com Deus Pai e com Deus Filho é um só Patrão,/ veio dos dois com direito à adoração.
PASTOR: Foi ele quem falou pelos profetas, E quem dirige a humanidade em cancha reta. Creio na Igreja do Divino Tropeiro, que prega a fé, congregando o mundo inteiro.
TODOS: Aceito um só batismo que perdoa,/ é a marca santa que Jesus põe na pessoa./ A morte apenas é porteira para o além,/ pois nossa vida continua sempre. Amém

14. MÚSICA: Ao Patrão Celeste

15. MENSAGEM:

16. RECOLHIMENTO DAS OFERTAS DE GRATIDÃO: "No entanto o meu povo e eu não podemos de fato te dar nada, pois tudo vem de ti, e nós somente devolvemos o que já era teu. ( 1 Crônicas 29.14)

17. ORAÇÃO GERAL DA IGREJA:

18. PAI NOSSO:

19. CELEBRAÇÃO DA CEIA SANTA:

20. DISTRIBUIÇÃO DA CEIA SANTA: (fundo musical: gaita e violão)

21. ORAÇÃO DE AGRADECIMENTO:

22. MÚSICA: Obrigado, Patrão do Céu.

23.BÊNÇÃO:
PASTOR: Aqui entre nós está o Patrão Onipotente.
TODOS: E conosco permaneça eternamente.
PASTOR: Que o Patrão Santo te abençoe e te guarde. Que o Patrão Santo faça resplandecer o seu rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti. Que o Patrão Santo sobre ti levante o seu rosto e te dê a paz. Amém.

Nenhum comentário: