BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina

quarta-feira, 17 de setembro de 2008

1Pe 5.5a - É grande satisfação ter conquistado respeito e amor (Dia do Idoso)

Estimados idosos. O que vocês gostariam que os filhos e netos de vocês falassem de vocês depois que vocês faleceram?.... E o que será que eles estão pensando e falando de vocês agora?... hoje?... bem ou mal?...

 E estimados jovens. Qual está sendo a atitude de vocês hoje em relação aos idosos de sua casa?... Vocês estão recebendo motivos dos seus idosos para os respeitarem e obedecerem e seguirem seu exemplo?... ou?...

 E o que será que é preciso, o que será que é importante para que os mais jovens tenham motivos e sintam vontade e prazer em respeitar, honrar e obedecer aos mais idosos de sua casa e família?...

 Vemos que o nosso versículo Gl 5.5a pede para que os mais jovens sejam obedientes (submissos) aos mais idosos. É Deus inspirando o apóstolo para escrever isso aos jovens do seu tempo e, é claro, para os de hoje.

Portanto, temos aqui os felizardos que recebem o direito dado por Deus de serem honrados e obedecidos (os idosos), e temos aqui os encarregados por Deus desta honrosa tarefa que é obedecer aos mais idosos (os jovens).

O que temos que lembrar é que, tanto no mundo lá fora, como dentro da igreja e Congregação, temos dois tipos de idosos:
Por um lado, aqueles idosos que gastaram todos os anos de sua vida egoisticamente, só pensando em si, no trabalho, no dinheiro, nas propriedades e riquezas e, muitos deles, na "gandaia", sem darem valor ao lar, à família, aos filhos e, muito menos à igreja, à fé, à salvação, à vida cristã e à missão de Deus.
Este tipo de idosos até pode ser bem lembrado e falado pelos jovens que seguiram seu mau exemplo e estão sendo a mesma coisa. Mas, pelo normal, os mais jovens dessas famílias até dão graças quando esses idosos morrem e deixam o caminho livre para usarem e abusarem da herança que deixaram... (as vezes até uma herança boa em dinheiro e bens, mas que não garantem a salvação eterna).

Por outro lado, existem aqueles idosos que, na sua humildade e cristianismo, usaram muito bem os anos de sua vida para amarem e se dedicarem à sua família e seus filhos, para trazerem honestamente o pão de cada dia para dentro de casa e, principalmente, se preocuparam em viver a fé cristã dentro do lar, na sociedade e na igreja, dando o melhor exemplo de cristianismo para os seus jovens e, mais ainda, deixando aos seus jovens a mais rica de todas as heranças, que é a herança da fé cristã e da salvação em Cristo Jesus.
Esse tipo de idosos, seja ainda em vida como depois de falecidos, deixam e dão motivos maravilhosos para os jovens os recordarem com saudade, com amor, com respeito e obediência.

Olhando mais atentamente para o nosso texto, vemos que há ali um pedido de Deus aos jovens: Deus quer que os jovens obedeçam (sejam submissos) aos idosos. Os idosos aqui são os felizardos, são o "foco" da honra dada por Deus. E os jovens aqui são os que recebem a tarefa de obedecer. Então aqui os jovens agem e os idosos recebem!

E os jovens vão se animar a obedecer por dois motivos:

Em primeiro lugar, porque é Deus, na sua Palavra inspirada na Bíblia, que pede essa importante tarefa da parte dos mais jovens: Em nosso texto Ef 5.5a diz: sejam obedientes aos mais velhos. Em Cl 3.20 diz: Filhos, o dever cristão de vocês é obedecer sempre ao seu pai e à sua mãe, porque Deus gosta disso. E em Lv 19.32 Deus ainda diz a todos nós: Fiquem de pé na presença das pessoas idosas e as tratem com todo o respeito; e honrem a mim, o Deus de vocês.

Neste caso os mais jovens da família respeitam, honram e obedecem os mais idosos não porque eles foram ou são bons ou maus, cristãos ou não mas, sim, porque esta é a vontade e o mandamento de Deus. É claro que, conforme outros detalhes do ensino bíblico, estes jovens vão cumprir a sua tarefa até onde não precisem ser desviados e nem negar a sua fé cristã.

Em segundo lugar, os mais jovens vão ter prazer em honrar e obedecer os seus idosos se esses jovens foram formados pessoas cristãs pelo exemplo de fé e cristianismo dos seus idosos em casa, na sociedade e na igreja e, agora, como jovens cristãos, vão encontrar nos seus idosos motivos de alegria, de prazer e de amor para os respeitar, honrar e obedecer.

Portanto, diante dessa maravilhosa Palavra do Senhor, fica mais do que claro o grande valor que Deus dá e que todos nós devemos dar tanto para os idosos como para jovens e, especialmente vivermos todos os anos de nossa vida unidos com o Senhor e a Salvação e, assim, unidos entre nós numa vida cristã e de feliz comunhão familiar.

Cabe a vocês, queridos idosos que ainda estão vivos entre nós, se alegrarem muito e agradecerem a Deus não simplesmente pelos anos de vida e por tanto que puderam trabalhar e vencer mas, sim, principalmente pela fé e a salvação que receberam e que tem em Cristo Jesus e, então, continuarem firmes até ao fim na certeza e na esperança da vida eterna no céu e, bem assim, bons exemplos e motivos de honra, de amor e de obediência dos mais jovens.

Cabe a vocês, queridos "mais jovens", continuarem na mesma fé cristã e salvação que os seus idosos tem em Cristo, buscando neles o exemplo e o incentivo de vida e de perseverança e, assim, honrando a Deus e a eles e atraindo sobre vocês os frutos da verdadeira satisfação, alegria e felicidade que só a família cristã pode ter.

E cabe a todos nós como igreja e como família de Deus, continuarmos valorizando, honrando e cuidando ainda mais dos nossos queridos idosos a fim de que eles e nós, em Cristo vivamos todos os dias da nossa vida e em Cristo estejamos finalmente todos juntos lá nos céus. Amém!

Rev.Osmar Schneider - Pires, Limeira, SP, 21/11/2004

Nenhum comentário: