BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina

quarta-feira, 17 de setembro de 2008

1º Mandamento - Alocução Confessional

1º Mandamento
(Conforme a explicação do Dr. Martinho Lutero no Catecismo Maior)
P: Quando perguntamos quais pecados devemos confessar o que dizemos aos filhos de Deus?
C: Examina o teu estado à luz dos dez mandamentos: se és pai, mãe, filho, filha, patrão, patroa, empregado; se foste desobediente, infiel, negligente, irado, licencioso, contencioso; se fizeste mal a alguém com palavras ou ações; se roubaste, descuidaste ou cometeste algum dano.
P: Queremos então examinar o nosso estado à luz dos Dez mandamentos, começando hoje pelo Primeiro Mandamento ou Primeira Palavra.
C: Eu sou o Senhor, teu Deus. Não terás outros deuses diante de mim.
P: O que é isso?
C: Devemos temer e amar a Deus e confiar nele acima de todas as coisas.
P – Como se deve entender isso? Que significa ter um Deus, ou, o que é Deus?
C – Deus designa aquilo de que se deve esperar todo bem. Ter um Deus outra coisa não é senão confiar e crer nele de todo coração.
P - Aquilo a que prendes o coração e te confias, isso é propriamente o teu Deus. Portanto, isso quer dizer:
C – Toma cuidado no sentido de apenas EU ser o teu DEUS e de forma nenhuma procures outro. Isto é: o que te falta em matéria de coisas boas, espera-o de mim e procura-o junto a mim, e se sofres desdita e angústia, arrasta-te para junto de mim e apega-te comigo. EU, eu te quero dar o suficiente e livrar-te de todo aperto. Tão-só não te prendas a nenhum outro o coração, nem o deixes em outro descansar.
P – Há muitas pessoas que pensam que tem Deus e o bastante de tudo quando possuiu dinheiro e bens.
C – Tais pessoas também tem um deus, isto é, dinheiro e bens, em que põe o coração todo. Esse é o ídolo mais comum na terra. Quem possui dinheiro e bens acha-se em segurança, e é alegre como se estivesse no meio do paraíso. Por outro lado, quem nada tem, duvida e desespera, como se de nenhum Deus tivesse notícia.
P – Assim também há pessoas que se gloriam de grande inteligência, poder, apreço, parentela e honra, e nisso põe a sua confiança: esses também tem um deus, não, porém, o Deus verdadeiro.
C – E há ainda a maior idolatria que agora praticamos, e que impera no mundo: diz respeito à consciência, quando procura ajuda, consolo e salvação em suas próprias obras e tenta forçar a Deus a lhe abrir as portas do céu, e calcula quantas doações fez.
P – Pois todos esses põem seu coração e confiança em outra coisa que não no Deus, no verdadeiro. Assim entendemos o que esse mandamento requer:
C – o coração todo do homem e a confiança inteira, exclusivamente para Deus e para mais ninguém. Por isso Deus quer atrair-nos para si, visto ser o único e eterno bem.
P – Portanto, sonda e esquadrinha teu próprio coração, e descobre se te apegas ou não com Deus apenas.
C – Pois é Ele quem nos dá o corpo, vida, comida, bebida, nutrição, saúde, proteção, paz e todo o necessário em bens temporais e eternos. Além do que nos preserva de infortúnios, e quando algo nos sobrevém, ele nos salva e liberta.

(Rev. Horst Musskopf - Cuiabá - MT)

Nenhum comentário: