BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina

quarta-feira, 17 de setembro de 2008

2º Mandamento - Alocução Confessional

2º Mandamento
(Conforme a explicação do Dr. Martinho Lutero no Catecismo Maior)
P: Quando perguntamos quais pecados devemos confessar o que dizemos aos filhos de Deus?
C: Examina o teu estado à luz dos dez mandamentos: se és pai, mãe, filho, filha, patrão, patroa, empregado; se foste desobediente, infiel, negligente, irado, licencioso, contencioso; se fizeste mal a alguém com palavras ou ações; se roubaste, descuidaste ou cometeste algum dano.
P: Queremos hoje examinar o nosso estado à luz dos Dez mandamentos, usando o Segundo Mandamento ou Segunda Palavra:
C – Não tomarás em vão o nome do Senhor, teu Deus, porque o Senhor não terá por inocente aquele que tomar o seu nome em vão.
P – O que é isso?
C – Devemos temer e amar a Deus e, portanto, em seu nome, não jurar, amaldiçoar, praticar a feitiçaria, mentir ou enganar, mas devemos invocá-lo em todas as necessidades, orar, louvar e agradecer.
P – Este mandamento põe a boca e a língua na relação correta para com Deus, porque a primeira coisa que brota do coração e se manifesta são as palavras. Abusar do nome de Deus quer dizer pronunciar o nome do Senhor Deus, seja qual for a maneira, para fins de mentira ou vício de qualquer espécie.
C – Pois não existe abuso mais grave do nome do Deus que o de valer-se dele para mentir e ludibriar.
P – Aprendamos, pois, aqui, e penetre-nos o coração quanta importância esse mandamento tem, a fim de com a máxima diligência nos acautelarmos e temermos de toda e qualquer sorte de abuso do santo nome como do maior pecado que se pode exteriormente cometer;
C – Mentir e enganar já em si é grande pecado; torna-se, porém, muito mais grave quando tentamos justificá-lo e nos socorrermos do nome de Deus. Assim, uma mentira se faz em dupla mentira, e com efeito, em mentira múltipla.
P – Por isso Deus acrescentou a esse mandamento uma séria ameaça: "Porque o Senhor não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão".
C – Assim, não ficará impune e não há de tolerar que se use o seu nome para enfeitar mentiras. Pois por natureza, quando fazemos o mal, queremos encobrir e disfarçar nossa vergonha, para que ninguém dela tome conhecimento.
P – Acima de tudo se deve acostumar seriamente a ter esse e os outros mandamentos diante de si em alta reverência, e ante os olhos, e os inculquemos, sem cessar, para educar-nos na reverência e no temor de Deus.
C – Pois a honra verdadeira ao nome de Deus consiste em esperar dele todo consolo e que, primeiro o coração dê a Deus, pela fé, a honra que lhe é devida, depois a boca faça a mesma coisa.
P – Assim evitamos o abuso do nome divino e ensinamos o seu uso correto –
C – que não consistirá somente em palavras, senão também no fazer e viver – a fim de saber que isso muito agrada a Deus.

(Rev. Horst Musskopf - Cuiabá - MT)

Nenhum comentário: