BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina

quarta-feira, 16 de julho de 2008

Ordem de Culto de Festa da Colheita

1. SAUDAÇÃO

O: Deus nos tem abençoado a todos com dons espirituais e também materiais. Ele nos dá boa saúde para o trabalho, emprego, oportunidades para ganhar o sustento, terra fértil, bom tempo, boas sementes e boas colheitas. Apesar de um ou outro contratempo, sempre conseguimos colher o necessário para o nosso sustento. Por isso, hoje queremos celebrar a FESTA DA COLHEITA. – Festejar a Colheita significa louvar a Deus pela graça dada! Louvar a Deus pressupõe fé, reconhecimento da bênção de Deus e confiança nele. Este é o nosso objetivo.

C: Cada um de nós, que se sente alegre e agradecido a Deus, motivado pela graça do nosso Deus perdoador, salvador, e mantenedor da vida, poderá responder a essa graça com ofertas de louvor, poderá demonstrar sua gratidão com generosidade.

O: Saudamos a todos com a Paz de Cristo. E vamos juntos, louvar o Senhor!

02. HINO (206 HL)

·      O mundo é teu, Senhor. / Quão grato é perceber / a natureza a te louvar / cantando de prazer!/ – O mundo é teu, Senhor. / Apraz-me meditar/ em tuas sábias criações:  / os montes, céus e o mar.

·      O mundo é teu, Senhor. / As aves na amplidão,/ o lírio branco e a luz do sol/ feituras tuas são./ – O mundo é teu, Senhor. / Em tudo o posso ver, até na folha a farfalhar / percebo o teu poder

·      O mundo é teu, Senhor.  Oh! faze-me lembrar,/ embora exista o erro e o mal,/ que és tu a governar./  – O mundo é teu, Senhor. / Por que me entristecer?/             Na cruz venceste e voltarás / em glória e com poder.

 

03. INVOCAÇÃO

O: Abre, Senhor, os meus lábios!

C: E a minha boca manifestará o teu louvor.

O: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.

C: Amém.

04. CONFISSÃO E PERDÃO DOS PECADOS

O: Confessemos os nossos pecados ao Pai misericordioso.

C: Ouve, ó Deus, a minha súplica e atende a minha oração.

O: Não me desampares, Senhor e Deus meu, não te ausentes de mim.

C: Apressa-te em socorrer-me Senhor, Salvação minha.

O: Vem do Senhor a salvação, ele é a fortaleza no dia da tribulação.

C: Senhor, nosso Deus e Pai. Os frutos da terra nos lembram da tua bondade e do teu amor. Não porque a natureza assim o quer, mas porque tu nos permitiste semear e colher, trabalhar e usufruir, planejar e produzir. À tua bênção devemos tudo o que somos e possuímos. Perdoa-nos, Senhor, quando encaramos que nosso sustento como resultado natural de nosso trabalho e os aceitamos sem pensar em ti, o “doador de toda a boa dádiva”. Perdoa também quando fazemos uso egoísta e irresponsável daquilo que tu nos confiaste. Suscita em nós o espírito de gratidão diante da riqueza com a qual nos agracias, e não permitas que nos esqueçamos de ti, o Criador. Tem piedade de nós e perdoa-nos.

O: Deus prometeu o perdão dos pecados àqueles que se arrependem e nele confiam. Que ele nos guarde na sua graça. E, a todos vós que assim credes, na qualidade de ministro da Palavra, vos perdôo todos os pecados. Em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo.

C: Amém.

05. SALMO: (após o Salmo, cantem:)

Damos graças ao Senhor, damos graças, graças pelo seu amor! 2x

De manhã cedo os passarinhos estão cantando, louvando o Criador.

: : E tu, amigo, porque não cantas, louvando a Cristo Jesus, teu Salvador? : :

06. LEITURAS BÍBLICAS

O: A Palavra do Senhor é reta e todo o seu proceder é fiel.

C: Lâmpada para os meus pés é a tua Palavra e luz para os meus caminhos.

O: Bem-aventurados são os que ouvem a Palavra de Deus e a guardam.

C: Guardarei no meu coração as tuas Palavras.

·         Leitura:

07. HINO

08. LEITURA DO EVANGELHO

09. CONFISSÃO DE FÉ

Todos: Creio em Deus Pai todo-poderoso, Criador do céu e da terra. – Creio que Deus me criou a mim e a todas as criaturas; e me deu corpo e alma, olhos, ouvidos e todos os membros, razão e todos os sentidos, e ainda os conserva; além disso me dá vestes, calçados, comida e bebida, casa e lar, esposa e filhos, campos, gado e todos os bens. Supre-me abundante e diariamente de todo o necessário para o corpo e a vida; protege-me contra todos os perigos e me guarda de todo o mal. E tudo isso faz unicamente por Sua paterna e divina bondade e misericórdia, sem nenhum mérito ou dignidade da minha parte. Por tudo isto, devo dar-lhe graças e louvor, servi-lo e obedecer-lhe. Isto é certamente verdade.

10. HINO

11. MENSAGEM

12. ORAÇÃO GERAL

13. ENTREGA DAS OFERTAS.

O: A oferta faz parte do nosso culto.

C: Nossa oferta não é pagamento a Deus, à igreja ou ao pastor. Levamos ofertas ao Deus que nos criou, que nos salvou através de Jesus e que nos dá todo o sustento. Por isso podemos fazer o que recomenda a Palavra de Deus em Provérbios 3.9: “Adore a Deus oferecendo-lhe o que a sua terra produz de melhor.”

O: Os cristãos ofertam a Deus porque sabem que são amados por Deus. Oferta é coisa do coração!

C: A oferta brota de um coração que sabe que é amado por Deus, de um coração temente a Deus, feliz, alegre e agradecido, motivado pela graça de Deus.

O: Os cristãos que conhecem a grande misericórdia de Deus também procuram servir da melhor maneira.

C: Quando se trata de ofertas, os cristãos também procuram fazer o melhor que podem! Deus sabe e nós também sabemos quanto é o melhor que podemos ofertar.

O: Os cristãos vêem a oferta como um privilégio, como oportunidade de adorar a Deus e servir na sua missão. Sendo assim, movidos pela graça, vamos usemos deste privilégio neste momento, trazendo nossas ofertas ao altar enquanto cantamos o hino – Cantai Alegremente:

·      Cantai alegremente,/ cantai a Deus louvor!/ Trazei-lhe vosso canto / de júbilo e de amor./ É Deus quem faz a terra / seus frutos produzir,/ e às estações ordena / nos anos prosseguir.

·       É Deus que envia as chuvas/ e os montes faz florir,/ os campos exultantes / de trigo se cobrir./ Deus tudo multiplica / em sua compaixão,/ e de farturas o ano/ coroa a sua mão.

·      Trazei aos seus altares / dos frutos que ele deu./ Vós, almas redimidas, / por quem Jesus morreu, prostrai-vos diante dele / humildes com louvor; e,/ sempre em vossas vidas, /dai graças ao Senhor!

 

14. CELEBRAÇÃO DA SANTA CEIA.

Quando o povo de Israel finalmente entrou na terra prometida, Deus ordenou que os primeiros frutos da colheita fossem trazidos ao templo e colocados diante do altar. – Um dos frutos mais importantes era o trigo. O primeiro feixe deveria ser trazido ao templo e colocado sobre o altar.

Depois de uma jornada de 40 anos pelo deserto, o povo podia comer pão feito de farinha novamente. O pão também fazia parte do culto e das ofertas no AT, além de ser o principal alimento para o corpo.

Hoje, o pão também faz parte do nosso culto. Só que ele é um pão especial e não se destina a alimentar o corpo, mas é um pão com qual recebemos o corpo de Cristo para o perdão dos nossos pecados e fortalecer a nossa fé na salvação, obtida na morte de Jesus na cruz e na sua ressurreição.

Quando o povo tomou posse da terra prometida, plantaram também muitos pés de videira para produzir o vinho, muito usado nas festas, especialmente, na festa da Páscoa, ocasião em que a família se reunia para lembrar a história da escravidão no Egito e a milagrosa libertação com a passagem do Mar Vermelho e a triunfal entrada na terra de Canaã.

Por isso, Na noite em que Cristo foi traído, ocasião em que festejou, pela última vez, a Páscoa com os seus discípulos, ele tomou um cálice de vinho, o abençoou e o distribuiu como meio de nos dar o seu próprio sangue para perdão de nossos pecados.

E assim distribuímos a Santa Ceia até hoje. E ao participarmos dela, lembremo-nos das palavras: Dado e derramado em favor de vós para a remissão dos pecados. Que Deus nos abençoe no comer e beber para a vida eterna. Amém.

  • Pai Nosso
  • Consagração do Pão e do Vinho

 

·      À tua Santa Ceia Venho,/ Jesus, que habitas no alto céu./ Do pão celeste fome tenho,/ de ti, que és nutrimento meu./ – Teu Corpo e Sangue, ó meu Jesus,/ são de minha alma vida e luz.

·      Dos fracos ela é fortaleza,/ ao fatigados dá vigor,/ aos vacilantes dá firmeza,/ aos tristes alivia a dor. – Teu Corpo e Sangue,...

 

15. DISTRIBUIÇÃO

 

16. ORAÇÃO DE DESPEDIDA

O: Ó Senhor, pela tua Palavra e Santa Ceia fomos orientados, consolados e fortalecidos. Agora podemos voltar em paz para a nossa vida diária. Recebemos o teu perdão e o fortalecimento na fé através desta Ceia Sagrada. Agradecemos-te por este presente da salvação.

C: Senhor, Todo-poderoso e Eterno Deus.  Rendemos-te graças porque, por modo maravilhoso, nos sustentas o corpo e a alma.  Graças te damos, particularmente neste dia, onde tivemos a oportunidade de te louvar e agradecer pela colheita, e por todas as benções materiais recebidas.  Concede-nos que possamos vir sempre a tua casa e que continuemos te servindo com alegria  até o fim de nossas vidas. Em nome de Jesus.  Amém.

17. BÊNÇÃO

O: O Senhor vos abençoe e vos guarde.  O Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre vós, e tenha misericórdia de vós.

C: Tu, Senhor, só tu és a nossa segurança, nosso socorro e suficiência.

O: O Senhor sobre vós levante o seu rosto, e vos dê a Paz.

C: O teu perdão e a tua salvação são a nossa PAZ para hoje e no lar Celestial. Amém.

18. COMUNICADOS

19. CANTICO FINAL

Um comentário:

I.B.N.H disse...

, voces são nota 10, amei o que li, voces realmente sabem fazer bonito. Deus continue abençoando grandemente a vida de voces. Fiquem na paz.