BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina

quarta-feira, 16 de julho de 2008

Liturgia para culto com confirmação

ENTRADA DOS CONFIRMANDOS: Cantamos de pé o hino 18.

SAUDAÇÃO: Pastor.

INVOCAÇÃO:

P: Em nome de Deus Pai,

C: que nos criou e nos dá todas as coisas.

P: Em nome de Deus, o Filho,

C: que nos salvou e nos deu nova vida.

P: Em nome de Deus Espírito Santo,

C: que nos chamou pelo Evangelho, e nos iluminou, santificou, nos reuniu na Sua Santa Família e enviou para proclamar a salvação. Amém! Aleluia!

 

CONFISSÃO E ABSOLVIÇÃO:

P: A  vida cristã é um constante retornar ao Batismo. Hoje, neste culto de Confirmação, também lembramos o nosso Batismo .

C: Diariamente nós somos chamados a morrer para o pecado e a reviver em Jesus Cristo.

P: Na Bíblia nós lemos: Quando fomos batizados, fomos sepultados com ele por termos morrido junto com ele. E isso para que, assim como Cristo foi ressuscitado pelo poder glorioso do Pai,

C: Assim também nós vivamos uma nova vida.

P: Como cristãos batizados, Cristo nos envia para o viver diário, servindo-o pelo nosso amar ao próximo.

C: Em todos os momentos de nossa vida, somos chamados para sermos os homens de Cristo, as mulheres de Cristo, as crianças de Cristo, cada qual em sua própria vocação, como pais e mães, maridos e esposas, pais e filhos, professores e estudantes, patrões e empregados.

P: Cristo se entregou por nós na cruz.

C: Agora, debaixo da cruz de Cristo, nós somos chamados para servirmos uns aos outros.

P: Porém, as palavras que acabamos de dizer, nos servem de acusação.

C: Reconhecemos que freqüentemente não amamos como Cristo pede que amemos.

P: Então, oremos em conjunto:

T: Santo Deus.  Meu Deus.  Eu sou pecador.  Minha natureza é pecaminosa.  Além disso peco todos os dias, inclusive hoje.  Tenho pecado conscientemente.  Tenho pecado voluntariamente. Tenho pecado em pensar, desejar, sonhar, falar e praticar coisas maldosas. Tenho pecado em relaxar e em deixar de fazer a tua vontade.  Tenho ofendido e prejudicado a mim, ao meu próximo, à minha família, à minha igreja, à tua missão e à sociedade.  Tenho ofendido a ti, ó meu Deus. Não tenho sido a luz do mundo como poderia ser.

      Mas, Senhor, eu sou batizado, eu sou teu filho, eu tenho fé em Cristo e Cristo mereceu tudo por mim. Por isso perdoa-me. Perdoa-me tudo. E dá-me o teu    Espírito Santo, para que eu continue em ti, te siga, te sirva e seja salvo por ti. 

      Em nome e por amor de Jesus. Amém!

P: Tenho boas notícias a todos que estão verdadeiramente arrependidos de seus pecados e confiam em Cristo como seu Salvador. A promessa de Deus é verdadeira. Ele é fiel e justo para nos perdoar. Por ordem de nosso Senhor Jesus Cristo eu, servo da Palavra, chamado e ordenado, perdôo todos os seus pecados, em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.

C: Amém.

 

HINO: 72.

 

SALMO: 119.9-16, 33-40, 105-112 (NTLH): De forma responsiva entre o pastor e os confirmandos.

 

HINO: 148.

 

LEITURAS BÍBLICAS:

Antigo Testamento: Dn 12.1-3

Epístola: Fp 2.12-16

Evangelho: Mt 5.14-16 (de pé)

 

CONFISSÃO DE FÉ:

P: Eu creio num Deus criador, criou o mundo e tudo o que nele há.

C: Eu creio em Jesus, o seu Filho, que a humanidade veio salvar.

P: Eu creio no Espírito Santo, que é Deus com o Pai e Jesus.

C: Que convida o homem a crer, e sua vida, dons e bens a ele oferecer.

P:Eu creio na Trindade Divina, que sua obra fez, faz e sempre vai fazer.

C: Eu creio na Bíblia, a Palavra de Deus, que opera a fé em Cristo Jesus.

P: Que admoesta e consola, e ao caminho do céu nos conduz.

C: Eu creio no Santo Batismo, que é água unida à Palavra de Deus.

P: Que confere o perdão dos pecados, dá a fé e nos torna filhos de Deus.

C: O Batismo é obra divina, adultos e crianças são inscritos lá no céu.

P: Eu creio na Santa Ceia que Jesus instituiu:

C: Pão e vinho, corpo e sangue Ele distribuiu.

P: Disse aos crentes: comam, bebam, é para perdão.

C: Não é simbolismo, é realidade; a Santa Ceia é Comunhão.

P: Creio também na salvação somente pela fé.

C: Só Jesus me livra do pecado e inferno.

P: Obra não opera a fé, mas fé produz ação.

C: Creio em Jesus!  Viva Jesus!  Só Ele é salvação.

P: Creio na ressurreição no dia derradeiro.

C: Quando Jesus voltará para julgar o mundo inteiro.

P: Todos saberão seu destino eterno, então.

C: Não tenha medo, tenha Jesus, pois só Ele é salvação.

T: CREIA EM JESUS!  VIVA JESUS!  SÓ ELE É SALVAÇÃO!  Amém!

 

HINO: 23.

 

MENSAGEM: Em Cristo Deus nos faz brilhar como estrelas.

 

OFERTAS: Cantamos o hino 62 enquanto ofertamos ao Senhor.

 

ORAÇÃO GERAL:

P: Grande e maravilhoso Deus, Senhor das crianças, dos jovens e dos adultos.  O teu povo, por meio desta oração, quer chegar a ti, falar contigo, te louvar e agradecer por tuas bênçãos e derramar diante de ti as suas  necessidades e dificuldade.  Especialmente os confirmandos, neste seu dia especial, querem te louvar,  agradecer e buscar.  Por isso, inclina os  teus ouvidos e, mesmo nós sendo indignos, ouve a nossa oração.

T: Senhor nosso Deus.  Nós te louvamos e agradecemos, pois nos tens protegido e abençoado dia a dia como teus filhos e tua igreja, tanto na vida material como espiritual.  E neste culto especial, te agradecemos e pedimos em favor dos nossos confirmandos e de nossos jovens, para que os pais e mães, também tios, avós e parentes sempre os saibam compreender, ouvir, aconselhar, apoiar e ajudar, para que cada um se sinta bem e goste de estar presente, principalmente onde é estudada a tua Palavra e feita a  tua missão.  Que nós todos sempre estejamos  mais prontos a ajudá-los do que cobrar deles, dando-lhes bons exemplos de vida cristã alegre e consagrada a ti e guiando-lhes com a tua Palavra.

Conf: Querido Pai celestial.  Obrigado por eu ser um jovem normal, especialmente um jovem cristão. Eu  não sou e nem quero ser mais do que ninguém, mas sou muito feliz por conhecer a Cristo e por  pertencer  aos que são salvos por ti.  Obrigado por eu pertencer à tua igreja e, também, por poder ter estudado as principais doutrinas da tua Palavra nestes anos de instrução. Obrigado porque hoje posso reafirmar diante de ti e dos meus irmãos na fé o meu desejo e compromisso de te servir com alegria e por poder agora receber também a Santa Ceia. Perdoa-me se pelas minhas falhas até aqui, e ajuda-me a ser feliz participando e colaborando cada vez mais daqui para frente na tua igreja e no grupo de jovens.  Abençoa a minha União Juvenil e toda a minha igreja, e ajuda-me a brilhar como uma estrela de Cristo, hoje e sempre! Em nome de Jesus, meu amigo e fiel Salvador. Amém!

 

HINO: 122.

 

RITO DE CONFIRMAÇÃO.

 

PAI NOSSO e LITURGIA DA SANTA CEIA.

 

DISTRIBUIÇÃO: Primeiro os confirmandos com seus pais. Cantamos os hinos 115, 120, 60, 67, 46, 82, 86.

 

AÇÃO DE GRAÇAS.

P: O Deus de toda a graça, pela sua Santa Ceia, nos ofereceu mais uma vez, de uma  maneira que nós pudemos sentir mais presente, o seu próprio Filho Jesus Cristo, para o perdão dos pecados, salvação, fortalecimento da fé e muita alegria para a vida cristã.

T: E nós, como seus filhos, cremos neste Cristo, e agradecemos de todo nosso coração.  Querido Pai: Agora acompanha a cada um de nós, para que o nosso culto continue dia a dia nesta nova semana, seja onde quer que nós estejamos. Faze com que a tua Palavra e a Ceia operem frutos de vida cristã diante de ti e do nosso próximo, e que brilhemos como estrelas de Cristo para o mundo.  Por amor a teu Filho Jesus Cristo, nosso Amigo e Salvador. Amém!

 

HINO FINAL: 123.

 

BÊNÇÃO.

P: O Senhor vos abençoe e vos guarde.

C: Tu, Senhor, só tu és a nossa segurança, nosso socorro e suficiência.

P: O Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre vós, e tenha misericórdia de vós.

C: É só a luz do teu olhar sobre as nossas vidas que garantirá toda a nossa vitória.

P: O Senhor sobre vós levante o seu rosto, e vos dê a Paz.

C: O teu perdão e a tua salvação são a nossa PAZ para hoje e para os céus.

T: AMÉM! AMÉM! AMÉM!

 

Nenhum comentário: