BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina

quarta-feira, 16 de julho de 2008

Liturgia para Culto com Confirmação (2)

(Abreviaturas: O = Oficiante; C = Congregação; Cf = Confirmandos; T = Todos)

01. ACOLHIDA

02. PROCESSIONAL (fundo musical)

(Entrada dos confirmandos  Todos se levantam).

03. HINO:

Jesus é a aliança/ Entre você e eu./ Jesus é a aliança/ Entre  você e Deus.  - :.: Hoje Ele te chama para restaurar./ Hoje Ele te chama para renovar./ Hoje Ele te chama para reviver e amar:.:  (bis).

04. INVOCAÇÃO  (Pastor voltado para a congregação)

O - Vinde, cantemos ao Senhor com júbilo,

C - celebremos o rochedo de nossa Salvação,

O - porque o Senhor é o Deus Supremo,

C - o grande Rei acima de todos os deuses.

O - Vinde, adoremos e prostremo-nos... diante do Senhor que nos criou.

C - Ele é o nosso Deus, e nós, povo de seu pasto, e ovelhas de sua mão.

(Pastor voltado para o altar)

O - A Ti, ó Deus Pai, Filho e Espírito Santo, seja a nossa adoração!

C - Louvado seja o teu santo nome para sempre!  Amém.

05. CONFISSÃO DE PECADOS

O - O DEUS ETERNO a quem adoramos é um Deus Santo e Justo. Como seres humanos pecadores, nos coloquemos diante dele pedindo perdão por todos os nossos pecados.

HINO (Todos) (no 550)

Deus tem amado o mundo inteiro

Deus tem amado também a mim.

Torno a dizer: “Deus tem amado

Deus tem amado também a mim”.

C - Deus todo poderoso, muitos são os nossos pecados. Deixamos de fazer o bem. Fizemos o mal por meio de nosso pensamento e ações. Por causa disso, estamos arrependidos.

HINO (Todos)

Achei-me preso em vil pecado

Achei-me preso sem salvação.

Torno a dizer: “Deus tem amado

Deus tem amado também a mim”.

C (Congregação) – Mas SENHOR, por tu nos amares, confiamos em teu perdão. Por amor de Cristo, não nos condenes.

HINO (Todos)

Jesus tornou-se por mim culpado

Jesus tornou-se meu Salvador.

Torno a dizer: “Deus tem amado

Deus tem amado também a mim”.

06. ANUNCIO DO PERDÃO

O - A todos aqueles que estão arrependidos e crêem que Deus nos tem amado em Cristo Jesus e por causa dele nos perdoa de todos os pecados, anuncio que vocês estão perdoados. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

HINO (Todos)

A ti louvores, amor eterno,

A ti louvores, eu cantarei.

Torno a dizer: “Deus tem amado

Deus tem amado também a mim”.

T – Amém.

07. INTRÓITO: Salmo 72.1-14 (15-19) )

08. ORAÇÃO DO DIA

O - Ó Senhor, nosso Pai celeste, que, pelo Santo Batismo, iniciaste a tua boa obra nestes jovens, e concedeste que recebessem instrução  nas principais doutrinas cristãs, de modo que estão hoje aqui para reafirmar o seu Batismo, e, na firme decisão de contigo seguir caminho, te jurarão fidelidade.  Concede que possam afirmar isso plenamente conscientes, e, sob o poder do teu Santo Espírito, te honrem por toda a sua vida e, ao final, recebam, por graça em Cristo Jesus, a coroa da vitória a salvação eterna.   Por Jesus Cristo, teu Filho, nosso Senhor, o qual, contigo e o Espírito Santo, é um só Deus para todo o sempre.

C - Amém.

09. LEITURAS BIBLICAS: Is 11.1-10;Rm 15.4-13

10. Jogral sobre a Bíblia (confirmandos)

11. HINO - A tua palavra é semente,/ E tu és o semeador.

O meu coração é a terra/ Que tu semeaste Senhor.

A tua Palavra, a tua Palavra,/ a tua Palavra, Senhor.

A tua Palavra, a tua Palavra,/ a tua Palavra é amor.

12. LEITURA DO EVANGELHO: Mt 3.1-12

13. HINO: - Meditando eu certo dia/ Na tua Palavra Senhor.

Senti que do alto descia,/ o gozo do Consolador.

A tua Palavra, a tua Palavra,/ a tua Palavra, Senhor.

A tua Palavra, a tua Palavra,/ a tua Palavra é amor.

14. MENSAGEM

15. OFERTÓRIO (Hino 311 - cantado em pé).

Ó Jesus bendito, / quero te servir; / pelos teus caminhos / faze-me seguir.

Sem a tua graça / não podemos ter / força suficiente / para o mal vencer.

Ó divino Mestre,/ nosso Salvador,/ vem ao nosso encontro,/ mostra o teu favor.

Protetor bondoso, / vem nos conduzir; / tua paz celeste / faze em nós luzir.

 16. ENTREGA DAS OFERTAS (Fundo musical)

 17. ORAÇÃO GERAL E INTERCESSÕES

            O – Onipotente e eterno Deus.  Graças te damos neste dia por haveres trazido estes teus servos, estes jovens confirmandos, ao santo Batismo, no qual os limpaste de todos os seus pecados, pelo sangue do Cordeiro, sepultando estes pecados com Ele na morte.  Rogamos: por tua infinita bondade, renova sempre sobre estes jovens o dom do teu Santo Espírito, para que possam ser inundados da luz do evangelho.  Aumenta-lhes mais e mais o conhecimento e a fé verdadeira, a fim de sempre crerem com firmeza em ti, único Deus verdadeiro, e no Senhor Jesus, a quem enviaste, apegando-se a ti com perseverante confiança.  Defende-os sempre do poder das trevas e confirma-os no reino de teu Filho, no qual temos a redenção, por seu sangue, o perdão dos pecados.  Enche-lhes o coração e a mente da paz de Cristo.  Conserva-os na alegria do Espírito Santo, e no amor a ti mesmo, ó Deus, bem como a todos os seres humanos.  Concede-lhes abundante graça para andarem na verdade, mortificarem os desejos pecaminosos, vencerem os ataques de Satanás, e servirem na tua igreja, em santidade e retidão, por todos os seus dias.  Finalmente, possam, jubilosos, e ao mesmo tempo vigilantes em oração, aguardar, com todos os crentes, em fidelidade, a vinda do Salvador.  Conserva-os sempre fiéis, na comunhão com a tua santa igreja, na comunhão de seus familiares, vivendo em harmonia com eles, submissos a seus pais, submissos também às autoridades, e a todos os que tu estabeleceste sobre eles.  Acima te tudo, sê sobre eles sempre a tua graça, a tua misericórdia, preservando e fortalecendo-os na fé e guardando-os para a vida eterna.  Amém.

18. HINO: “O Senhor é o meu Pastor” (pelos confirmandos)

19. VOTO DOS CONFIRMANDOS

O – Quando ainda crianças, vocês foram recebidos na aliança da graça de Deus, através do Batismo.  Por meio da instrução que receberam na Palavra de Deus, chegaram a compreender o sentido e significado daquela aliança.  Agora vocês estão reunidos aqui, diante de Deus e desta congregação, para fazer confissão pública de sua fé no Deus Triúno e reafirmar a aliança feita no Batismo, fazendo-lhe voto de fidelidade.  Pergunto, pois:

O – Vocês estão dispostos a confessar a fé que Deus operou em vocês, mediante a aliança solene que Ele fez com cada um de vocês no Batismo, em nome do Deus Trúno?

Cf – Estamos.

O – Vocês crêem em Deus Pai?

Cf – Sim, nós cremos em Deus Pai

Todo-poderoso, Criador do céu e da terra.

O – Vocês crêem em Deus Filho?

Cf – Sim, nós cremos em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor, o qual foi concebido pelo Espírito Santo, nasceu da virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado, desceu ao inferno, no terceiro dia ressuscitou dos mortos, subiu ao céu e está sentado à direita de Deus Pai Todo-poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e os mortos.

O – Vocês crêem em Deus Espírito Santo?

Cf – Sim, nós cremos no Espírito Santo, na Santa igreja

cristã – a comunhão dos santos, na remissão dos pecados,

na ressurreição da carne e na vida eterna.

O – Vocês têm certeza de que os livros da Escritura Sagrada são a infalível Palavra de Deus? E concordam com a doutrina da Igreja Evangélica Luterana do Brasil, a qual é tirada destes livros, conforme aprenderam na catequese?

Cf – Sim, concordamos e aceitamos.

O – Vocês querem continuar membros ativos da Igreja Evangélica Luterana, para que, através dela, recebam a Palavra de Deus e os Sacramentos, a fim de serem conservados e fortalecidos na fé e vida cristã?

Cf – Sim, queremos.

O – Vocês querem, como membros da Igreja Evangélica Luterana do Brasil, ser fiéis a Cristo e a esta igreja até à morte?

Cf – Sim, com a ajuda de Deus.

O – Vocês querem adequar suas vidas à Palavra de Deus, participar regularmente dos cultos, estudos Bíblicos e da Santa Ceia, e viver dignamente como Filhos redimidos de Deus, sendo fiéis ao Deus Trúino, em fé, palavras e ações, até à morte?

Cf – Sim, com a graça de Deus.

O – Confirmem, pois, diante do altar do Senhor a promessa feita, com um aperto de mão; e recebam, de joelhos, a bênção de Deus.

20. RITO DE CONFIRMAÇÃO

02. Jéferson Junior Schock - (24/08/1992)

01. Vinícius Oliveira Souza - (21/02/1995)

Deus, o Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, te conceda o seu Espírito Santo, o Espírito de sabedoria e conhecimento, de graça e de súplica, de conselho e fortaleza, de santificação e temor de Deus.

Em virtude dessa confissão e promessa, feitas publicamente eu os recebo, em nome da Igreja de Cristo, como membros da Igreja Evangélica Luterana do Brasil e como membros desta comunidade, a Congregação Bom Pastor de Pontes e Lacerda – MT, convidando-os também a participares conosco de todos os direitos, privilégios e bênçãos da Igreja Evangélica Luterana do Brasil; em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.     Conf.: Amém

Uma vez que somente Deus efetua tanto o querer como o realizar, segundo a sua boa vontade, compete a nós, muito amados em Cristo, interceder do íntimo em favor destes jovens membros da congregação, pedindo a Deus que confirme e aperfeiçoe a boa obra que neles iniciou pelo Espírito Santo. Oremos:

            Onipotente e eterno Deus, que efetuas em nós tanto o querer como o realizar de tudo quanto é bom e aceitável, suplicamos, humildemente, em favor destes teus servos. Conserva sobre eles a tua mão paternal; acompanha-os pelo Espírito Santo; conduza-os pelo caminho do conhecimento e da obediência à Palavra, a fim de alcançarem a coroa da vida eterna, mediante Jesus Cristo, nosso Senhor, que vive e reina contigo e com o Espírito Santo, um só Deus, pelos séculos sem fim.

            Todos: Amém

(Os confirmandos se levantam e vão para os seus lugares)

21. CELEBRAÇÃO DA SANTA CEIA

O - Voltemos os nossos pensamentos para o Senhor e Salvador Jesus Cristo, que deu a sua vida em sacrifício por nós.

C - Ele nos convida a participarmos da sua glória.  Aleluia!

O - Consagremo-nos ao Senhor, orando:

T - Pai nosso, que estás nos céus...

22. PALAVRAS DA INSTITUIÇÃO

O - Nosso Senhor Jesus Cristo, na noite em que foi traído...

O – A paz do Senhor seja convosco para sempre. T – Amém.

T - Cordeiro divino...

23. DISTRIBUIÇÃO Fundo Musical

24. AÇÃO DE GRAÇAS

O – Todas as vezes que comerdes este pão e beberdes este cálice:

T – Anunciais a morte o Senhor até que venha.

O – Demos graças ao Senhor e oremos:

T - Ó Senhor, todo-poderoso e eterno Deus.  Rendemos-te graças porque, por modo maravilhoso, nos sustentas o corpo e a alma.  Graças te damos, particularmente neste dia, por haveres aceito à tua mesa mais estes jovens, que hoje confessaram publicamente a sua fé e te fizeram voto de fidelidade.  Concede que possam sempre vir com alegria à tua mesa, e que, na eternidade, possam, com todos os seus familiares, e com todos os teus eleitos, estar para sempre na tua presença gloriosa.  Por Jesus Cristo, teu Filho, nosso Senhor, que, contigo e o Espírito Santo, é um só Deus, pelos séculos dos séculos.  Amém.

25. BÊNÇÃO.

      O - O Senhor te abençoe e te guarde. O Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti. O Senhor sobre ti levante o seu rosto e te dê a paz.

      T - Amém.  Amém.  Amém.

26. AVISOS.

27. Hino: HINO: 269

      Ninguém nos amou / como o Filho de Deus, / que a glória deixou

      nas venturas dos céus, / fazendo-se igual / ao homem mortal.

      Ninguém nos amou / como o Cristo Jesus, / que, humilde, aceitou

      a vil morte na cruz, / a fim de nos dar / no céu novo lar.

      Ninguém nos amou / como o Cristo Senhor, / que as almas guiou

      como seu bom Pastor; / na Bíblia nos deu / consolo do céu.

      Se Cristo, o Senhor, / como nunca ninguém, / nos deu tanto amor,

      vamos todos também / com fé o adorar / e o amar sem cessar.

28. RECESSIONAL (Saída dos Confirmandos – durante o final do hino).

Pastor Igor M. Schreiber
CEL "Bom Pastor" de Pontes e Lacerda - MT

Nenhum comentário: