BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina

quarta-feira, 16 de julho de 2008

Jr 32.39 - Deus espera um só coração de seu povo (casamento)

Estimados irmãos em Cristo. Prezados visitantes. Também  os parentes e padrinhos dos noivos. E de uma forma toda especial estimados noivos: __________ e __________. Hoje é um dia diferente em suas vidas. Hoje vocês estão aqui, nesta igreja, perante todas estas pessoas e, principalmente, perante Deus, para unirem suas vidas em matrimônio. Portanto, é muito importante receber esta bênção de Deus ouvindo atentamente qual é a vontade dele para suas vidas a partir de hoje.

O vers. que vocês escolheram como tema para sua vida matrimonial, Jr 32.39 diz as seguintes palavras: "Dar-lhes-ei um só coração e um só caminho, para que me temam todos os dias, para o seu bem e bem de seus filhos". Esta é uma passagem muito bela, que retirada de seu contexto, fala diretamente ao coração dos noivos. Mas temos que estudá-la a partir de seu contexto.

O cap. 32 do livro de Jeremias pode ser dividido em duas partes: 1) Na primeira parte (1-25) o livro se refere ao profeta de Deus. Fala sobre o próprio Jeremias. Relata sua prisão. Mostra que os inimigos cercavam o povo de Deus. Jeremias, então, passa a pregar que haveria uma destruição total do povo, por eles se desviarem do caminho de Deus. Mas, Deus conservaria o remanescente, ou seja, parte do seu povo que voltaria do período do exílio.

2) Na segunda parte (26-44) refere-se ao Deus do Profeta. Deus vê a perplexidade de seu servo Jeremias diante de tudo e faz uma declaração da sorte futura de Judá: O povo será restaurado à sua terra. O restante do povo que permanecesse firme no caminho de Deus, este voltaria à sua terra natal.

É neste contexto, estimados __________ e ___________ que está inserido o vers. de suas vidas. É Deus quem está falando através do profeta Jeremias. Sua mensagem se dirige ao seu povo. Esta mensagem se dirige a vocês e a todos os que estão aqui presentes. Esta é uma aliança que o Senhor fez e faz com seu povo: "Dar-lhes-ei um só coração e um só caminho, para que me temam todos os dias, para o seu bem e bem de seus filhos".

Eu gostaria de chamar a atenção para este tema da aliança. Daqui a poucos instantes vocês estarão colocando um a aliança no dedo do outro. Na verdade, a aliança significa um pacto, no caso de vocês um pacto matrimonial.

A palavra aliança vem, da palavra do verbo aliar. Você ______________ está se aliando a ____________. E você ______________ está se alindo ao ____________. Aliar significa unir, associar-se, se juntar. E é isto que vocês estão fazendo agora se unindo, se juntando para uma vida em comum.

Esta palavra aliar tem um sentido militar de luta. Assim como um exército se alia a outro para vencer os inimigos, vocês estão se aliando agora para enfrentaram as dificuldades e as alegrias da vida juntos, unidos. Desta forma, quando unidos vocês serão mais fortes para vencerem.

Dentro de uma vida conjugal existem muitos desafios. Vocês podem ver pela vida de seus pais ou de seus conhecidos. Às vezes ocorrem muitas dificuldades como: doenças, dias de escassez de trabalho, de comida, etc. Juntos vocês podem vencer estas dificuldades. Mas na vida matrimonial há muitos momentos de alegria como: uma realização pessoal de um dos cônjuges, o nascimento de filhos, e outras mais.

Voltando a falar de aliança: Vocês já pararam para analisar uma aliança? Onde é o seu começo? Onde é o seu fim? Olhando bem para ela vamos perceber que ela não tem começo nem fim. No caso de vocês a aliança de um para com o outro começa hoje, mas a vontade de Deus é que ela só tenha fim com a morte.

Deus fez uma aliança com seu povo esperando dele fidelidade, lealdade, compromisso, etc. Mas infelizmente, o povo sempre se voltava contra Deus. Na primeira oportunidade o povo caia na idolatria, na devassidão. Da parte de Deus o cumprimento é certo e verdadeiro. Deus nunca falhou e nunca falha em seu compromisso. Porém o homem, movido pelo pecado, sempre quer se afastar de Deus.

Estimados __________ e __________ não estão somente fazendo uma aliança entre vocês, esta aliança é com Deus também. Devido a isto ele espera de vocês a mesma fidelidade, a mesma lealdade, o mesmo compromisso, que esperou do povo de Israel.

É isto que Deus espera que haja entre vocês dois como marido e mulher. E de vocês dois para com ele como cristãos. Façam de tudo para não se desviarem desta aliança.

Em nosso mundo atual parece ser comum casais viverem juntos sem casamento. O atual hoje é justamente o que vai contra os preceitos bíblicos. Servir a Deus na igreja como verdadeiros cristãos, isto é fora de moda. O bom é curtir a vida, aproveitar cada instante, afinal a vida da gente é curta. Infelizmente, é assim que o mundo encara a realidade da vida hoje.

O mundo de hoje rejeita a Cristo como os judeus o rejeitaram no passado. Não sigam este exemplo. Sejam cristãos firmes e convictos. Alimentem sempre sua fé para que os inimigos não dominem vocês. Lembrem-se  que  tudo  o  que  Cristo realizou na cruz foi por causa de cada um de nós. Todo seu sofrimento faz parte do cumprimento de Deus na sua aliança.

Portanto, estimados ________ e _________ mantenham-se firmes neste Cristo, pois, ele é o único que pode estar com vocês nas várias etapas da vida. Fiquem firmes na aliança que vocês estão fazendo hoje, pois, Deus, em Cristo vai sempre cumprir a sua parte. Cumpram a de vocês também. E lembrem-se é somente Deus que nos dá um só coração e um só caminho, para que o temamos todos os dias, para o nosso bem e bem de nossos filhos". Amém.

Rev. Paulo Hackbart

Nenhum comentário: