BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina

quarta-feira, 16 de julho de 2008

Mt 13.1-9 e 18-23 - Semear

Objetivo: O texto quer nos advertir quanto ao perigo que nós e as outras pessoas corremos ao nos afastarmos da Palavra de Deus e motivar-nos a semear continuamente a Palavra de Deus.

Em nome de Jesus Cristo! Ele que continuará sendo a razão do nosso constante semear a Palavra de Deus.

Quem sabe, vocês já se perguntaram o porquê de acontecer que algumas vezes nós e também outras pessoas cristãs relaxamos nos quesitos participação nos cultos e no nosso envolvimento com o bem-estar geral da congregação.

Pensando nisso, fiz uma sondagem com um grupo de seis pessoas leigas que são ativas na igreja para responderem duas solicitações.

A primeira foi: Cite três coisas que tu esperas encontrar na tua congregação.

Num consenso expressivo, para quase a totalidade do grupo, em primeiro lugar vem: A pregação da palavra de Deus conforme diz a Bíblia. E escutem as outras respostas: Que seja sempre pregada a verdadeira palavra de Deus. Outra: Alimento espiritual. [isto significa também se alimentar com a pura palavra de Deus] Outra: Sede de ouvir e estudar a Palavra de Deus. Depois, outras coisas que esperam encontrar também, são estas: Participação da Comunidade. Mais união entre os membros. O caminho fraterno com os irmãos na fé. Solidariedade. Consolo. Amizade. Aprendizado. Conselho. Companheirismo. Disposição para trabalhar, de todos. Participação de mais membros nos departamentos. Dizer que você é da igreja. Estas foram as respostas, e, visivelmente, após a importante valorização da Palavra de Deus o consenso mostrou, em segundo lugar, o desejo de que aqui se encontre a comunhão, a amizade, o companheirismo e fraternidade entre os membros.

Agora, a segunda solicitação foi esta: Cite três justificativas que as pessoas dão por se afastarem da congregação. Observem o que ficou em destaque: Não possuir tempo. Não tem tempo. Não tenho tempo. Falta tempo. Ok?! É de se refletir sobre isso. Agora, também, escutem as outras respostas, mas entendam que as respostas foram dadas pensando em qualquer congregação, não só na nossa: [as pessoas] Não gostam de alguém ou do pastor. Não gostam de pagar [entenda-se aqui, ofertas]. Têm outros compromissos. Não gostar do pastor. Não gostar de algum membro na congregação. Não gostei (da igreja, do pastor)! Não preciso disso... Medo e desinteresse de assumir compromissos. As pessoas se afastam sem justificativas. Atraso nas suas contribuições ([questão] financeira). Não tenho dinheiro para ajudar. As pessoas que vão lá vivem aprontando. Se afastam sem querer “vão deixando” para ir outro dia e não vão mais.

Bom pessoal, então, vamos a partir de agora deixar Jesus nos ensinar através da parábola do semeador; aplicando-a para o nosso tempo e a nossa realidade.

O texto de Mateus em questão vem logo após Jesus afirmar publicamente que a sua família, consequentemente, a família de Deus, são aqueles que ouvem a sua palavra e a colocam em prática. Outra coisa, todo o evangelho registrado por Mateus tem como objetivo atingir aqueles que já fazem parte desta família e a parábola do semeador tem um ensinamento especial de advertência e outro de motivação para que continuemos a semear a palavra de Deus.

Para tornar mais interessante a nossa reflexão, vou usar o texto do Evangelho e aproveitar partes de uma mensagem chamada “A reunião de Satanás”. Ela começa assim:

Satanás convocou uma Convenção Mundial de demônios. Em seu discurso de abertura, ele disse: “Não podemos impedir os cristãos de irem à igreja. Não podemos impedi-los de lerem as suas Bíblias e conhecerem a verdade. Nem mesmo podemos impedi-los de formarem um relacionamento íntimo com o seu Salvador. E, uma vez que eles ganham essa conexão com Jesus, o nosso poder sobre eles está quebrado. Então, vamos deixá-los ir para as suas igrejas; vamos deixá-los com os almoços e jantares que nelas organizam, MAS, vamos roubar-lhes o tempo que têm, de maneira a que não sobre tempo algum para desenvolver um relacionamento com Jesus Cristo.”

Agora, vamos ao texto Evangelho:

Jesus ilustra nos versículos 3 e 4: Certo homem saiu para semear. Quando estava espalhando as sementes, algumas caíram na beira do caminho, e os passarinhos comeram tudo.

E, explica aos discípulos no versículo 19: As pessoas que ouvem a mensagem do Reino, mas não a entendem, são como as sementes que foram semeadas na beira do caminho. O Maligno vem e tira o que foi semeado no coração delas.

Gente, nesse caso, a Palavra de Deus semeada no coração de alguns tem um efeito ligeiramente passageiro. Esse tipo de pessoa é aquela que, de fato, não absorveu a mensagem de Deus, jamais compreendeu plenamente o que Cristo fez por ela e o que Deus espera dela. Infelizmente, esse tipo de pessoa existe aos montes. Não tem tempo para o seu relacionamento com Cristo. Satanás facilmente consegue tirar do coração dela a Palavra que lhe foi semeada. Então, o pastor e todos os membros devem entender que não é culpa deles; senão, da própria pessoa que não aceitou Deus como prioridade do seu tempo e de sua vida. Mas, nós somos insistentes e podemos semear a seguinte palavra bíblica para esse tipo de pessoa: “O que adianta alguém ganhar o mundo inteiro, mas perder a vida verdadeira? Pois não há nada que poderá pagar para ter de volta essa vida.”(Mt 16.26); e, “Ele morreu por todos para que os que vivem não vivam mais para si mesmos, mas vivam para aquele que morreu e foi ressuscitado para a salvação deles.”(2Co 5.15)

Enquanto isso, continua “A reunião de Satanás”. “E, quando se reunirem para um encontro, ou uma reunião espiritual, envolva-os em mexericos e conversas sem importância, para que, ao saírem, façam-no com as consciências pesadas".

Jesus ilustra nos versículos 5 e 6: Outra parte das sementes caiu num lugar onde havia muitas pedras e pouca terra. As sementes brotaram logo porque a terra não era funda. Mas, quando o sol apareceu, queimou as plantas, e elas secaram porque não tinham raízes.

E, explica aos discípulos nos versículos 20 e 21: As sementes que foram semeadas onde havia muitas pedras são as pessoas que ouvem a mensagem e a aceitam logo com alegria, mas duram pouco porque não têm raiz. E, quando por causa da mensagem chegam os sofrimentos e perseguições, elas logo abandonam a sua fé.

Aqui, gente, fala da Palavra de Deus semeada no coração daquela pessoa que é atingida por fatores externos e ela acaba se afastando da igreja. Pois, tinha uma falsa expectativa da igreja e da sua fé em Cristo. Pensava que indo à igreja e trabalhando por ela Deus lhe traria prosperidade e saúde. E, quando adoece, perde o emprego, ou encontra uma dificuldade qualquer, se volta contra Deus por ele não ter cumprido sua parte no negócio. De forma parecida, aquela pessoa que se acha ignorada ou não reconhecida por seus esforços, acaba se afastando. E, por fim, existe aquela pessoa que deixa seu coração ficar tão sufocado com aflições e cuidados, que a boa semente da Palavra de Deus não frutifica. Vem a morte de alguém querido e ela não se deixa ser consolada e reerguida por Deus. Ela está depressiva e não confia que a Palavra de Deus possa reanimá-la.

Mas, nós temos a palavra bíblica para semear no coração desse tipo de pessoa. Um dos textos é este: “Muitas vezes ficamos aflitos, mas não somos derrotados. Algumas vezes ficamos em dúvida, mas nunca ficamos desesperados. Temos muitos inimigos, mas nunca nos falta um amigo. Às vezes somos gravemente feridos, mas não somos destruídos. Durante a nossa vida inteira estamos sempre em perigo de morte por causa de Jesus, para que a vida dele seja vista neste nosso corpo mortal.”(2Co 4.8-9, 11)

Continuando “A reunião de Satanás”: “Passem eles pela tentação de gastarem, gastarem, gastarem, e tomar emprestado, tomar emprestado, tomar emprestado. Persuadam as suas esposas a irem trabalhar durante longas horas, e os maridos a trabalharem de 6 a 7 dias por semana, durante 10 a 12 horas por dia, a fim de que eles tenham capacidade financeira para manter os seus estilos de vida fúteis e vazios.  Criem situações que os impeçam de passar algum tempo com os filhos. À medida em que suas famílias se forem fragmentando, muito em breve seus lares já não mais oferecerão um lugar de paz para se refugiarem das pressões do trabalho. Estimulem suas mentes com tanta intensidade, que eles não possam mais escutar aquela voz suave e tranqüila que orienta seus espíritos.”

Jesus ilustra no versículo 7: Outras sementes caíram no meio de espinhos, que cresceram e sufocaram as plantas.

E, explica aos discípulos no versículo 22: Outras pessoas são parecidas com as sementes que foram semeadas no meio dos espinhos. Elas ouvem a mensagem, mas as preocupações deste mundo e a ilusão das riquezas sufocam a mensagem, e essas pessoas não produzem frutos.

Pessoal, alguns jovens se enquadram nessa situação porque os pais não lhes mostraram autoridade e eles não conseguem agora se submeter à autoridade de Deus. Aqui também se enquadra os prazeres e as oportunidades do mundo, tipo, drogas, alcoolismo, farras, adultério, amor à fama e ao dinheiro, desonestidade nos negócios e rancor contra os outros; tudo isso, pesa na consciência desse tipo de pessoa e ela acaba se afastando da igreja em vez de abandonar a vida em pecado. Nesse caso, você e eu podemos semear, entre outras, a seguinte palavra bíblica: “abandonem a velha natureza de vocês,... É preciso que o coração e a mente de vocês sejam completamente renovados. Vistam-se com a nova natureza, criada por Deus, que é parecida com a sua própria natureza e que se mostra na vida verdadeira, a qual é correta e dedicada a ele.”(Ef 4.22, 23-24)

Além disso, Jesus nos dá um motivo maior para continuarmos a semear a sua Palavra.

Jesus ilustra no versículo 8: Mas as sementes que caíram em terra boa produziram na base de cem, de sessenta e trinta grãos por um.

E, explica aos discípulos, no versículo 23: E as sementes que foram semeadas em terra boa são aquelas pessoas que ouvem, e entendem a mensagem, e produzem uma grande colheita: umas, cem; outras, sessenta; e ainda outras, trinta vezes mais do que foi semeado.

Gente, é nessa motivação de Jesus que se reforça a nossa fé e o nosso servir na igreja. No livro de Isaías, capítulo 55, Deus diz: “a ordem que eu dou não volta sem ter feito o que eu quero; ela cumpre tudo o que eu mando.”(Is 55.11) Então, por que deixar de semear a Palavra de Deus?!

“Semente eu sei

Tem gente que ainda acredita

E aposta na força da vida

E busca um novo amanhecer

Lá vem o sol

Agora diga que sim

Semente eu sou sua terra

Semente pode entrar em mim...

Semente, Semente, Semente

Semente, Semente

Se não mente fale a verdade

De que árvore você nasceu?” (“Semente” – Armandinho)

Eu e vocês vamos ainda sofrer certas desilusões na vida. Muitos se aproximaram de Jesus para ouvi-lo, foram curados e depois se afastaram. O pastor, a liderança e todos cristãos ativos podem semear chorando, mas, tal como o agricultor, semeamos com a esperança de que, ainda que parte da semente se perca, chegará a colheita.

Fica hoje uma advertência: não podemos relaxar no nosso contato com a Palavra de Deus, sob pretexto nenhum. Quem não tem tempo pra Deus vive perdendo tempo.

E, fica a verdadeira motivação de Jesus: “as sementes que foram semeadas em terra boa são aquelas pessoas que ouvem, e entendem a mensagem, e produzem uma grande colheita: umas, cem; outras, sessenta; e ainda outras, trinta vezes mais do que foi semeado.”(v. 23)

Portanto, a semente é a Palavra de Deus e a terra é o coração das pessoas. E, o nosso serviço cristão é SEMEAR, com amor e toda dedicação. Deus é quem garante a colheita.

Em nome de Jesus Cristo! Ele que continuará sendo a razão do nosso constante semear da Palavra de Deus.

Pr Gerson Dieter Prates

IELB – CEL “Da Paz” de São Pedro do Sul, RS

ielb.sps@hotmail.com

Nenhum comentário: