BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina

quarta-feira, 22 de julho de 2009

Salmo 136.1-9 - Estudo Homilético

1-Títulos:
- Hino de Gratidão- NTLH
- A misericórdia de Deus – ARA
- Louvor a Deus pela natureza e história – Lutero
2 – Contextualização:
É um salmo de Gratidão! Ou, uma antífona litúrgica, cantada nas grandes festas do Antigo Testamento. Entre outros salmos de louvor, recebia o título de: "O Grande Halel!" Era cantada ao final da ceia da Páscoa. "Em cerimônias realizadas no Templo, a segunda linha de cada verso ("O seu amor dura para sempre") era cantada pelo povo, em resposta à primeira linha, cantada por um sacerdote." – Bíblia de Estudo – NTLH. Este canto ao amor de Deus, certamente tem por base o perdão de pecados por Jesus Cristo.
3 – Conteúdo do texto:
O texto exalta o amor de Deus, como sendo duradouro, imutável e de valor eterno.
v.1- "Dêem graças a Deus, o Senhor, porque ele é bom!" Esta é a tese principal que ecoa ao longo de todo Salmo. Deus é bom. Nele não há maldade, nem injustiça.
v.2 – "Dêem graças ao mais poderoso de todos os deuses!" Estas palavras são uma confissão de fé. Não há outro Deus além do Senhor. Ele é o Altíssimo, o Senhor dos senhores.
v.3 – "Dêem graças ao mais poderoso de todos os senhores." É uma reafirmação do v.2. O Senhor nosso Deus é a autoridade máxima em todo Universo.
v.4 – "Somente o Senhor faz grandes milagres." Fazer milagres é uma especialidade de nosso Deus. Tudo quanto existe é fruto, ou milagre de seu amor.
v.5 – "Pela sua sabedoria ele fez os céus!" O salmista agora enumera algum dos grandes milagres de Deus. No presente versículo refere o Universo e os corpos celestiais, criados por ele, para servir ao ser humano.
v.6 – "Ele pôs a terra sobre as águas profundas!" Sabe-se que dois terços do globo terrestre é água, no entanto, cada um dos elementos (terra e água) permaneceu em seu respectivo lugar.
v.7 – "Ele fez o sol e a lua." Dando a cada um sua função própria.
v.8 – Fez o sol para governar o dia." Pessoas, plantas e animais precisam da luz solar. Deus criou e proveu a cada um deles com suas respectivas carências.
v.9 – "Fez a lua e as estrelas para governar a noite!" Além dos benefícios próprios, elas servem para marcar dias, meses, estações e anos.
4 – Sugestão de tema:
O seu amor dura para sempre!
1 – Só ele é o Criador!
2 – Só ele faz milagres!
3 – Só ele é nosso protetor!

Nenhum comentário: