BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina

quarta-feira, 22 de julho de 2009

Efésios 3.14-21 - Estudo Homilético

1) Títulos:
- A oração em favor do povo de Deus – NTLH
- Paulo ora novamente – ARA
- A intercessão do apóstolo pela comunidade – Lutero.
2 – Contextualização:
Agora Paulo conclui a oração iniciada no capitulo três, versículo um. Ele pede a Deus que dê aos cristãos crescente compreensão do amor de Cristo e que este amor os torne abundantes no louvor e gratidão a Deus. Com esta oração ele pede crescente união com Cristo e amor ao Deus de todo poder.
3 – Conteúdo do texto:
O texto nos apresenta um excelente modelo de oração, com Invocação – v.14,15; Petições – v.16-19; Doxologia – v.20,21.
1º Invocação – v.14,15
a – "Por esse motivo" O motivo dessa oração: " Deus me revelou o seu plano secreto ," isto é: a salvação por Cristo Jesus.
b – "Eu me ajoelho diante do Pai!" Entre os judeus era costume ficar de pé quando oravam. Paulo ora ajoelhado, isto expressa uma solenidade bem especial, ou, uma urgência na invocação.
C – "De quem todas as famílias no céu e na terra recebem o seu verdadeiro nome!" "As famílias no céu", segundo os mestres judaicos são os anjos, "As famílias na terra" segundo os mesmos são os seres humanos. Estas "recebem o seu verdadeiro nome" isto é: todos são criaturas do mesmo Pai, o Criador do céu e da terra.
2º Petições – v.16-19:
a – "Dê a vocês poder que sejam espiritualmente fortes." Assim Paulo pede por crescimento e perseverança na fé.
b – "Que por meio da fé, Cristo viva no coração de vocês." Ao pedir este dom, Paulo pensa naquilo que Cristo é para ele, a saber: "Para mim o viver é Cristo." Fp 1.21; e "Somos dominados pelo amor que Cristo tem por nós" – 2Co 5.14. Assim ele pede que Cristo e seu amor sejam o fator determinante nas ações do cristão.
 c – "Vocês possam compreender o amor de Cristo em toda a sua largura..." Compreender o amor de Cristo em todas as dimensões é o alvo proposto para a vida de um cristão. Porém um alvo nunca atingido na integra, mas buscado por todo filho de Deus.
d – "Para que Deus encha completamente o ser de vocês com a sua natureza."  A realidade de Deus, a comunhão com Deus, a vontade santa de Deus devem tornar-se a perspectiva de vida para todo cristão.
3 – Doxologia final – V.20-21
a – "Que a glória seja dada a Deus." – Se é possível sermos família de Deus, se é real o amor de Cristo em nossa vida, então isso não é obra nossa, mas é o dom gratuito de Deus, portanto a ele o louvor e a glória por toda eternidade.
b – "Glória a Deus por meio da Igreja... por todos os tempos e para todo sempre." A glorificação a Deus e a Cristo nosso Salvador nunca devem ser interrompidos, visto que tudo que somos e temos vem dele, a sua misericórdia não tem fim. Para que este conhecimento permaneça vivo em nossa mente, o apóstolo ora a Deus.
4 – Sugestões de tema:
Nós somos família de Deus!
1- Temos um Pai Todo-Poderoso!
2- Temos um irmão, Cristo Jesus que paga todas nossas dívidas!
3- Temos o Espírito Santo que nos ensina a orar!

Nenhum comentário: