BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina

quarta-feira, 22 de julho de 2009

Gênesis 9.8-17 - Estudo Homilético

1 – Títulos:
- Deus faz uma aliança com Nóe – NTLH
- A aliança de Deus com Nóe – ARA
- A aliança de Deus com Nóe – Lutero.

2 – Contextualização:
Provavelmente o mundo já existia há dois mil nos, quando "o Senhor Deus viu que as pessoas eram más e que sempre estavam pensando em fazer coisas erradas, ficou muito triste por haver feito os seres humanos" – Gn 6.5,6. Com vistas nesta realidade o Senhor Deus decidiu: "Vou fazer desaparecer da terra essa gente, que criei" – Gn 6.7. Porém reavaliando a situação, o Senhor constatou que "Nóe era um homem direito e sempre obedecia a Deus... vivia em comunhão com Deus" – Gn 6.10. Então resolveu convocar a Nóe para construir uma barca, capaz de salvar a vida de sua família, a vida dos animais e aves da terra. Após um confinamento de 371 dias na barca, finalmente o dilúvio acabou. Nóe e sua família agradeceu: "Nóe construiu um altar para oferecer sacrifícios a Deus o Senhor" – Gn 8.20. Agora um mundo novo os esperava, um mundo sem violência, sem pessoas más, um mundo no qual todas as pessoas andavam em comunhão com Deus. É com estas pessoas que Deus se propõe fazer uma aliança.
3 – Conteúdo do texto:
No texto o Senhor Deus propõe uma aliança. Uma aliança ampla para toda criatura, compreendendo as pessoas humanas, os animais terrestres e as aves. É uma aliança unilateral, uma aliança que não exige compromisso de ambas partes, uma aliança que fala do amor do Criador pela criatura. Vamos considerar os quatro itens principais desta aliança:
1º As partes envolvidas na aliança: O Senhor Deus; as criaturas humanas; os animais da terra; e, as aves!
2º O conteúdo da aliança: "Nunca mais os seres vivos serão destruídos por um dilúvio" – v.11
3º O sinal de garantia da aliança: "Vou colocar o meu arco nas nuvens. O arco–íris será o sinal da aliança" – v.13
4º O avalista da aliança: "Eu faço a seguinte aliança com vocês: prometo que nunca mais os seres vivos serão destruídos por um diluvio" – v.11. Deus, num gesto de amor por suas criaturas empenha a palavra, a saber, sua palavra poderosa pela qual foi possível criar todo universo.
4 – Sugestão de tema:
O mundo restaurado polo poder de Deus!
1 – Mostra que Deus está comprometido com o mundo!
2 – Mostra que Deus não tem prazer em castigar suas criaturas!
3 – Mostra que Deus quer salvar e oferecer segurança aos seus!

Nenhum comentário: