BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina

quarta-feira, 22 de julho de 2009

Efésios 3.13-19 - Sermão

Em Cristo Jesus, o Salvador de nossas almas, caros irmãos e irmãs na fé!
O apóstolo Paulo dirige a carta aos cristãos da cidade de Éfeso em circunstância toda especial. Paulo, o grande apóstolo da Igreja de Cristo está preso em Roma. Não faltavam aqueles que caluniavam ao apóstolo, alegando que o grande líder dos cristãos era um criminoso, merecedor de reclusão ao presídio.
A comunidade de Éfeso ocupava lugar de destaque na Ásia. Era um grande centro comercial para o qual convergia todo povo da Ásia. Ali junto da Congregação de Éfeso buscava-se orientação sobre os acontecimentos com o apóstolo. Por isto, era necessário que os cristãos de Éfeso fossem bem informados e dessem claro testemunho de sua fé.
Paulo inicia sua exortação mostrando seu sofrimento de prisioneiro de um ângulo bem diverso de seus adversários. Diz ele: "Portanto, vos peço que não desfaleçais nas minhas tribulações por vós, pois nisso está a vossa glória." O apóstolo conscientiza ao mundo cristão de que ele não está sofrendo no presídio por sua própria causa, mas sim pela causa dos cristãos. É por causa da pregação do evangelho que Paulo se encontra na prisão. E caso Paulo não teria pregado, não haveria cristãos em Éfeso, nem em nossa cidade que moramos hoje. Então foi também por nossa causa que Paulo estava sofrendo na prisão.
Mais outro aspecto Paulo destaca: Este seu sofrer não deve ser motivo para entristecer aos cristãos, mas motivo para gloriar-se. Reconhecendo o poder que o evangelho, que Cristo dá aos que o servem com integridade, Paulo pode suportar com satisfação todos os incômodos da prisão, sem murmuração, ali pensando no crescimento da igreja de Cristo, escrevendo cartas que inspiram ânimo e especialmente orando em favor dos cristãos.
Mesmo na reclusão de um presídio Paulo encontra meios para servir a igreja de Cristo seu Salvador. Desta sua atividade diz o apóstolo: "Por esta causa, me ponho de joelhos diante do Pai, de quem toma o nome toda família, tanto no céu como sobre a terra." Paulo faz a sua oração na certeza de que Deus é o verdadeiro Pai de Jesus Cristo nosso Salvador. Na certeza de que este Pai tem uma família de Santos no céu e também uma família de santificados pelo sangue de Jesus aqui na terra. E também na certeza de que o Pai do céu ama sua família aqui na terra e está pronto a dispensar-lhe todo auxílio necessário para conduzi-la à glória eterna. É exatamente isto que Paulo pede em suas orações, conforme ele mesmo diz: "para que, segundo a riqueza da sua glória, vos conceda que sejais fortalecidos com poder, mediante o seu Espírito no homem interior;" Paulo ora pelo crescimento espiritual dos cristãos através do Espírito que o Pai do céu deu aos cristãos. Paulo luta por uma igreja forte, que suporta tribulações, que em hora de aflições eleva seus olhos para os montes donde vem o socorro.
Esta preocupação cada pastor tem por sua igreja, fazer seus membros crescer na fé, no amor a Deus e ao próximo, levá-los a viver uma vida agradável a Deus.
(Nossa igreja igreja tem como tema para este ano: "Procurai progredir, para a edificação da Igreja" 1Co 14.12) E o apóstolo Paulo concebe tal crescimento nos seguintes termos: "e, assim, habite Cristo no vosso coração, pela fé, estando vós arraigados e alicerçados em amor, a fim de poderdes compreender, com todos os santos, qual é a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade e conhecer o amor de Cristo, que excede todo entendimento, para que sejais tomados de toda a plenitude de Deus." As mesmas necessidades que os cristãos de Éfeso tinham para crescer em sua fé, nós igualmente as temos.
Vivemos num mundo extremamente materialista. Procura-se fazer da religião uma mera organização social, despindo-a de seus valores transcendentais. Dentro das igrejas surgem movimentos de falso ecumenismo, que querem sob qualquer pretexto unificar as igrejas mesmo com sacrifício das verdades básicas da Escritura Sagrada. Novas denominações religiosas surgiram em grande número nas últimas décadas tentando confundir aos menos avisados. Por isso a exortação de Paulo nos atinge em cheio: "habite Cristo no vosso coração" Aos cristãos da Galácia Paulo confessa: "logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que, agora, tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim."-  Gl 2.20.
Cristo vive em nós pelos ensinamentos de seu evangelho, pelas consolações de suas promessas, pela força com que supre as nossas deficiências. Pois, Cristo é a fonte da vida do cristão e também da igreja cristã. Ele descreve seu viver em nós no seguinte quadro: "Eu sou a videira, vós, os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer." - João 15.5. E Cristo vive em nós quando mantemos comunhão com ele através de sua Palavra, dos Sacramentos e das orações.
Cristo vivendo em nós, ele nos aperfeiçoa para um amor em dimensão total. A este respeito o apóstolo fala nos seguintes termos: "a fim de poderdes compreender, com todos os santos, qual é a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade e conhecer o amor de Cristo, que excede todo entendimento." Com estas palavras o apóstolo se refere ao amor em dimensão vertical, o amor que Deus tem a nós e que nós temos a Ele. Também se refere ao amor em dimensão horizontal, o amor que nós temos ao próximo e que o próximo tem a nós.
E finalmente o apóstolo quer um amor em dimensão constante. Um amor que se torne o habito de cada dia, não algo extraordinário que se pratica aos domingos entre as quatro paredes da igreja. Mas um amor que emana de Cristo, do Cristo que vive em nós, que é a fonte de água viva a jorrar para a vida eterna.
Minha oração, vossa oração seja: Crescer na grande família de Deus; experimentar o amor de Deus em toda sua plenitude, proclamar a glória do Cristo que habita em nossos corações, ganhar muitas almas para o abrigo deste amor de Cristo que excede todo entendimento. Amém!

Nenhum comentário: