BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina

quarta-feira, 22 de julho de 2009

Marcos 6.45-56 - Estudo Homilético

1 – Títulos:
- Jesus anda em cima da água! Jesus cura em Genesaré – NTLH
- Jesus anda sobre o mar! Jesus em Genesaré – ARA
- Jesus caminha sobre o mar – Lutero.
2 – Contextualização:
Os doze discípulos retornaram de sua primeira experiência missionária. A fim de avaliar esta atividade o Senhor Jesus propõe um retiro. Mas o povo descobriu o local e em grande número foi até lá. E Jesus passou o dia todo ensinando ao povo. Ao cair da tarde, vendo o povo com fome, Jesus os alimentou com cinco pães e dois peixes. O resultado deste milagre foi: "Os que viram esse milagre... queria levá-lo à força para o fazerem rei – Jo 6.14,15. A perícope começa dizendo, que Jesus ordenou que os discípulos saíssem de cena e ele tratou esta questão sozinho com o povo.
3 – Conteúdo do texto:
Do texto em estudo queremos destacar três momentos: 1ª O cenário da história; 2ª O caminhar por sobre as águas; 3ª As curas em Genesaré.
1ª O cenário da história – v.45-48
a  - "Jesus ordenou aos discípulos que subissem no barco e fossem na frente para o povoado de Betsaida!" Betsaida era a cidade natal de Pedro, André e Felipe. Ali Jesus iria encontrar–se com eles para ensiná-los em particular.
b – "Enquanto ele mandava o povo embora... depois... Jesus subiu um monte a fim de orar!" Os evangelhos não contam o que Jesus fez para o povo desistir de intenção de fazê-lo rei. Apenas registram que Jesus subiu o monte para orar, para falar com o Pai, para buscar forças e assim prosseguir na obra.
c – "Quando chegou a noite, o barco estava no meio do lago, Jesus estava na terra sozinho." Chegou a noite e com ela as trevas. Assim começava o drama da insegurança. Além disso o vento soprava em sentido contrário o que dificultava a navegação e para completar: Jesus não estava com eles.
2º A caminhada por sobre as águas – v.49-52:
a – "Viram Jesus andando em cima da água... pensavam que era um fantasma!" É uma situação extremamente triste, quando Jesus é confundido com um fantasma. Isto, porém ainda hoje acontece quando Jesus e seu plano salvador são rejeitados como sendo algo ruim, algo que traz prejuízo.
b – "Todos ficaram apavorados com o que viram... coragem sou eu! Não tenha medo!" Homem também tem medo. Só a presença de Jesus termina com o medo e restabelece a calma. Cabe aqui lembrar que apenas o evangelista Mateus registra a tentativa de Pedro de também caminhar sobre a água. MT.28,29.
c – "A mente deles estava fechada, e eles ainda não tinham entendido o milagre dos pães." Era muita coisa para um só dia. Eles ainda não haviam assimilado o milagre da multiplicação dos pães, e agora são surpreendidos pelo susto de ver o Mestre caminhando por cima das águas. Qual era o objetivo de tudo isso? Parece que Jesus quer colocar bem fundo no coração dos discípulos que o seu reino não é deste mundo, mas é lá do alto; que as suas bênçãos são bem maiores do que o pão que mata a fome do corpo, ou o poder que restaura a saúde.
3º As curas em Genesaré – v.53-56:
a – "Chegaram à região de Genesaré."  Há alguma dificuldade hoje para localizar Genesaré no mapa da terra de Israel. A Bíblia de estudos faz o seguinte comentário. "É uma região fértil que ficava na margem noroeste do lago da Galiléia, ao sul de Cafarnaum."
b – " O povo logo reconheceu Jesus... Começaram a trazer os doentes... E todos os que tocavam nele ficavam curados." Este é um dos raros relatos sobre curas de doentes em massa, o normal era, que Jesus tratava individualmente com cada doente curado. Os relatos bíblicos não comentam o caso e conseqüentemente nenhum comentarista emite opiniões sobre o fato.
4 – Sugestões de tema:
Como é o reino de Jesus!
1 – Não é deste mundo, nem está em oferecer pão e saúde, somente!
2 – Ele está acima das necessidades da presente vida!
3 – Ele oferece vida, paz e salvação eterna!

Nenhum comentário: