a. O Senhor Jesus instituiu o batismo. Ele também ordena batizar. Se rejeitarmos o batismo, estamos sob a pena de não sermos salvos.
b. Por causa da promessa de Deus em nos salvar pelo batismo.
c. Todos nascem em pecado e todos necessitam do batismo, inclusive crianças.
Textos: Ec 7.20; Rm 3.23; Sl 51. 5; Jo 3.3-5; Mt 28.19,20.
2. Qual a maneira correta de batizar?
O batismo correto é feito com água, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo não importa quanta água e nem de que forma, se por imersão, derramamento ou aspersão. Muitos textos bíblicos sobre batizados não dizem que as pessoas foram submersas na água, e não há nenhuma ordem bíblica dizendo que apenas uma maneira de batizar é correta. O poder do batismo não está na forma em que é aplicada a água, pois se fosse assim o poder estaria em mãos humanas!
3. Quais os benefícios que recebemos do batismo?
a. Pelo batismo Deus nos salva, pois através dele o Espírito Santo gera a fé. O Batismo é um meio da graça de Deus.
b. No batismo Deus nos lava dos pecados..
c. No batismo nascemos de novo e somos incluídos na Família de Deus. Pelo batismo somos novas criaturas
d. Através do Batismo Deus nos faz filhos de Deus e nos declara sua propriedade. Ele passa ser nosso Deus e Pai e, nós, pela fé, os seus filhos.
Textos: Mc 16.16; 1 Pe 3. 20,21; Tt 3.5-7; At 2.38,39; Gl 3.26,27.
4. O batismo na nossa vida diária.
O batismo pode ser comparado com os músculos do nosso corpo. Quando eles não são usados, eles endurecem, atrofiam e perdem a força. Assim acontece com o batismo. Ele precisa ser exercitado diariamente. Para isso acontecer, precisamos nos arrepender dos pecados nos afastar deles e viver a fé no Salvador Jesus. Quando isso acontece, surge uma nova vida que procura viver na verdadeira comunhão com Deus.
5. Por que usamos padrinhos?
O costume de usar padrinhos não é uma ordem bíblica. Mas o batismo é um meio da graça de Deus, por isso é bom que seja administrado na presença de mais de uma pessoa.
6. Quais as funções dos padrinhos?
a. Testemunhar que o batismo da criança foi realizado de forma correta, ou seja, com água e em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
b. Orar pela criança.
c. Lembrar-lhe que foi batizada.
d. Auxiliar na educação cristã, especialmente se os pais faltarem.
7. Quanto tempo dura o apadrinhamento?
Quando assumimos a responsabilidade de ser padrinho ou madrinha o fazemos por toda a vida. O apadrinhamento não termina com a confirmação nem com o casamento.
Pastor. David Karnopp - Vacaria - RS
Nenhum comentário:
Postar um comentário