BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina

quinta-feira, 18 de junho de 2009

Existe possessão demoníaca

Existem demônios?  Possessão demoníaca existe?

Infelizmente, demônios existem e agem no mundo.  Entre seus poderes está o de possuir pessoas.  A Bíblia é bastante clara, e não há como negar que ela afirme a existência de demônios.  O Novo Testamento evidencia de forma inquestionável a existência de demônios e de endemoniados nos tempos de Jesus, bem como relata em vários textos a expulsão de demônios, por Jesus e/ou seus discípulos.  Nos Evangelhos, há o registro de sete episódios envolvendo endemoniados. 

·         Mt 9.32
·         Mt 12.22
·         Mc 1.23
·         Mc 5.2
·         Mc 7.25
·         Mc 9.17
·         Lc 10.17
Negar a existência de endemoniados e o seu exorcismo por Jesus e seus discípulos é negar parte do seu  ministério, é diminuir o seu poder e sua divindade, é reduzir o seu papel e sua obra.

 2. Como se caracteriza a possessão demoníaca?

A possessão demoníaca caracteriza-se por um domínio direto da parte de demônios sobre o corpo – e, indiretamente, sobre a alma – de uma pessoa.

Há, portanto, uma verdadeira substituição no comando; o corpo do indivíduo move-se, fala, age, mas não é movido pelas próprias forças, mas, sim, dirigido, guiado, como instrumento cego, fatalmente obediente, pela força maior que com  violência domina a pessoa: não  é o indivíduo que age, mas sim, o demônio através do corpo do indivíduo.

Enquanto o ser humano está confinado num espaço físico, o demônio, por causa de sua natureza puramente espiritual, age sem barreiras à sua presença, existindo onde atua.  Ao atuar sobre o sistema nervoso, passa a ter influência sobre diversas funções da vida humana.  Pode operar diretamente sobre os sentidos e, por meio destes, chegar ao intelecto e a vontade. Há, porém, níveis diferentes de possessão, pois nem sempre um tal domínio se desenvolve na sua forma plena; às vezes, poderá deixar lucidez suficiente para manter o sujeito ciente de tudo o que acontece, sem poder reagir. Outras vezes, pode limitar-se a uma simples perturbação física, mas inexplicável, misteriosa (possessão física).  A pessoa poderá manifestar um conjunto de distúrbios mentais ou patologias várias. Além disso, poderá protagonizar uma série de fenômenos que, em estado normal, não seria  capaz de realizá-los. Por exemplo, adivinhar coisas (Atos 16.16), apresentar força sobre-humana (Mc 5.4), etc.

 

3. Por que existiram tantos casos de possessão nos tempos de Jesus?

O grande número de pessoas possessas no tempo de Jesus aponta para uma ofensiva diabólica ocorrida por essa época. Mais do que qualquer outra coisa, a ofensiva diabólica é um ataque frontal das forças do mal, diante do estabelecimento do Reino de Deus.  A chegada do Messias provoca uma reação imediata das forças do mal, na tentativa de impedir que Cristo  realize sua obra salvadora.

Em Mt 8.29, a reação dos possessos demonstra isto claramente: "Que temos nós contigo, ó Filho de Deus! Vieste aqui atormentar-nos antes do tempo?" O anti-reino sempre procurou desfazer e impedir a obra de Deus entre os seres humanos.  Não é, pois, surpresa que na plenitude do tempo aconteça uma convulsão demoníaca, nem poderíamos esperar o contrário. Portanto, reafirmamos:  A existência de tantos casos de possessão demoníaca na época de Jesus encontra explicação, fundamentalmente, na vã tentativa, por parte dos demônios, de impedir o estabelecimento do Reino de Deus.

 

4.      Pode um cristão ser possuído por demônios?

Para a ciência, dois corpos não podem ocupar o mesmo espaço ao mesmo tempo, o que também se aplica espiritualmente: "E o Espírito do Senhor se retirou de Saul, e o assombrava um espírito mau da parte do Senhor" (1 Sm 16.14). Note: quando o Espírito saiu de Saul, um espírito maligno, com a permissão de Deus, passou a agir imediatamente nele.

Creio, pessoalmente, que o cristão regenerado, não pode ser possuído por espíritos imundos, pois no cristão verdadeiro habita o Espírito Santo. No Batismo, somos resgatados do poder das trevas, da morte e do poder do diabo.

·         Em Cl 1.13, lemos: "Ele(Deus) nos libertou do poder do império das trevas e nos transportou para o Reino do Filho do seu amor".

·         Em 1 Pe 1.5 nos é dito a respeito dos cristãos: "Sois guardados pelo poder de Deus".

·         Da mesma forma, em 2 Co 6.16, Paulo afirma que não pode haver comunhão entre luz e trevas, pois somos santuário do Deus vivente";

·         2 Co 6.15 – Pode alguém ser, ao mesmo tempo, templo de Deus e de satanás?  Que harmonia [há] entre Cristo e o maligno?"

·         Além disso, Jesus promete em Jo 10.28 e 29 de que  ninguém arrebatará de suas mãos as suas ovelhas e que da mão do Pai ninguém pode arrebatar. Onde Deus faz habitação não há razão para o medo.

 

Entretanto, ainda que o cristão não possa  ser  possuído por demônios, não está livre da sua opressão  e através das tentações sempre procura atrapalhar a sua vida, pois o diabo e seus anjos têm ódio mortal a Deus e a seus filhos. O apóstolo Paulo, todavia, adverte aos que estão em pé para que não caiam( 1 Co 10.12). Outrossim, a presença do Espírito Santo na vida do cristão é a segurança contra os ataques do maligno.

 

5.      Podemos afirmar, com certeza, que as "possessões" e os "exorcismos" que acontecem em determinadas denominações são reais?

Não. A experiência nos mostra que é impossível generalizar. Precisaríamos estudar cada caso separadamente, pois muitas vezes o que é visto como possessão, nada mais é do que o resultado de diversas técnicas de êxtase empregadas, consciente ou inconscientemente, nos diversos locais onde isso ocorre.


QUAL A DIFERENÇA ENTRE OPRESSÃO E POSSESSÃO DEMONÍACA?

·         Na opressão, a pessoa é apenas oprimida: não consegue ter paz; vive angustiada; sente-se perseguida; tem insônia; acorda assustada; sente arrepios e depressão; vê vultos, etc.

·         Na possessão, a entidade maligna toma conta do corpo da vítima, de sua mente, sua fala. O possesso perde totalmente o controle de seus sentidos.

      Em resumo:  

·         Na opressão, o maligno fica na periferia.

·          Na possessão, ele invade o corpo humano.


O QUE FAZER DIANTE DAS TENTAÇÕES E  ATAQUES DOS DEMÔNIOS?

 ·         Nada melhor do que acatar a recomendação de Jesus: "VIGIAR E ORAR PARA NÃO CAIR EM TENTAÇÃO" – Mc 14.38

·         Também o apóstolo Paulo escreve como devemos proceder:

      Ler - Ef 6.10-20.

·         Orar e repreender o inimigo em Nome de Jesus – At 16.18


Depois de libertada, a pessoa precisa ser evangelizada – Ef  6.10-20

Pastor Natalino Pieper

Nenhum comentário: