BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina

quinta-feira, 18 de junho de 2009

Jó 38.1-11 - Estudo Homilético

1 – Títulos:

- Primeira resposta do Senhor a Jó – NTLH.

- O Senhor convence a Jó de ignorância – ARA.

- Primeira resposta de Deus com argumento da natureza – Lutero.

2 – Contextualização:

O livro de Jó  analisa o "porque" do sofrimento humano. No capítulo31, verso 35, Jó exige uma resposta de Deus nos seguintes termos: "que o Todo-Poderoso me responda!" Eliú tenta acalmar a Jó, dizendo: Será que o Todo-Poderoso cometeria uma injustiça? Jó 34.10.

No texto da perícope, Deus vem dialogar com Jó, para convencê-lo de sua ignorância e mostrar-lhe a superioridade da sabedoria divina. No primeiro momento Deus questiona a Jó sobre seu conhecimento referente à criação do mundo; como foi criada a terra? Quem determinou suas medidas? Quais são os fundamentos de sua sustentação?

3 –  Conteúdo do texto:

Jó quis falar com Deus de igual para igual, como um "gebher" ou um soldado valente. Então Deus se apresenta a Jó para o pretendido diálogo!

Vs. 1-3 – O Senhor começa o diálogo com Jó por meio do seguinte questionamento: "quem é você para pôr em dúvida a minha sabedoria?"  O Senhor considera Jó como homem valente, como alguém que pretende medir sabedoria com seu próprio Deus. Bastam, porém algumas perguntas para colocar a descoberta a ignorância de Jó.  

Vs. 4-6 – "Onde é que você estava quando criei o mundo?" Esta é uma pergunta que a humanidade até hoje procura responder, porém sem sucesso, quando não aceita o Deus onisciente e todo-poderoso como seu Criador. Para toda criatura humana permanecem sem resposta, perguntas como: Qual é o tamanho do mundo? Qual é o seu alicerce de sustentação? Se os homens não o sabem, Deus o sabe.

Vs. 7 – "Na manhã da criação, as estrelas cantavam em coro, e os servidores celestiais soltavam gritos de alegria." A maioria dos comentaristas não comentam este versículo. E com razão, porque ele fala de acontecimentos para nós desconhecidos. Basta perguntar: que significa, "na manhã da criação?" Quem são as estrelas que cantavam em coro? Quem são os servidores celestiais que soltavam gritos de alegria? Jó se calou mediante tal questionamento divino. Parece ser esta a atitude correta para todo ser humano hoje.

Vs. 8-11 – Deus questiona sobre a criação do mar e a demarcação de suas praias! Qual é o tamanho do mar? Quanta água contém? Quem determinou a sua extensão? Todas estas questões apontam para o poder e a sabedoria de Deus. Portanto quem é o ser humano para discutir com Deus?  Ou para duvidar da exatidão de seu procedimento? Jó silenciou! Nós igualmente precisamos silenciar e adorar os atos maravilhosos de Deus.

4 – Sugestão de Tema:

O poder e a sabedoria de Deus presentes na Criação:

1 – Suas obras merecem admiração.

2 – Suas obras revelam sabedoria e amor.

3 – A perfeição de suas obras são consolo para nós.

Pastor Ailton Muller - Ijuí - RS 

Nenhum comentário: