BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina

quinta-feira, 18 de junho de 2009

Marcos 4.35-41 - Estudo Homilético

1 – Títulos:

Jesus acalma a tempestade – NTLH.

Jesus acalma uma tempestade – ARA.

Acalmada a tempestade – Lutero.

2 – Contextualização:  

Jesus está em Cafarnaum a beira do mar da Galiléia. A multidão se reuniu em grande número, por este motivo o Mestre entrou num barco e do barco ensinava o povo por meio de parábolas. Ao entardecer daquele dia o Senhor propõe ir  para o outro lado do lago. Era o momento para ensinar uma lição prática aos discípulos. Eles ainda tinham dúvidas sobre a divindade do mestre, apesar do seu ensino e das evidências até aqui vividas. Lutero vê neste texto destacadas três verdades: 1º Dispõe sobre a cruz e o sofrimento; 2º Trata da pessoa de Cristo; 3º Trata da fé em Cristo a qual é aprimorada pelo sofrimento.

3 – Conteúdo do texto:

O texto pode ser apreciado com destaque para três momentos: 1º O cenário do acontecimento; 2º A ação de acalmar a tempestade; 3º A lição que o episódio ensina!

 1º O cenário do acontecimento Vs. 35-38a.

a) "– Vamos para o outro lado do lago."  Uma viagem noturna sempre tem riscos maiores. Mas os discípulos, na condição de pescadores experientes, não temem qualquer perigo. Além disso, era importante levar o Mestre para um lugar longe do povo para um merecido descanso.

b) "Então eles deixaram o povo ali, subiram no barco em que Jesus estava e foram com ele; e outros barcos o acompanharam." Os discípulos nada perceberam de que esta viagem poderia ser um teste para sua fé. Os caminhos de Deus muitas vezes surpreendem a seus filhos.

c) "De repente, começou a soprar um vento muito forte,"  Tal fenômeno da natureza acontecia com certa freqüência no mar da Galiléia. Os discípulos, como pescadores experientes conheciam este fenômeno. A principio não havia motivo para uma preocupação maior.

d) "Jesus estava dormindo na parte detrás do barco, com a cabeça numa almofada."

Esta era uma atitude normal para o homem Jesus que passou o dia inteiro ensinando o povo. Ele estava cansado e precisava dormir. Este detalhe da natureza humana de Jesus, nos é contado somente pelo evangelista Marcos.

2º A ação de acalmar a tempestade – Vs. 38b-39.

a) "Então os discípulos o acordaram e disseram:

– Mestre! Nós vamos morrer! O senhor não se importa com isso?"

Apesar de experientes com as tempestades no mar da Galiléia, os discípulos percebem que algo diferente está acontecendo. A única alternativa era acordar o Mestre, talvez este tenha uma solução. Eles estão cientes de que o naufrágio podia acontecer a qualquer momento.

b) "Então ele se levantou, falou duro com o vento e disse ao lago: – Silêncio!

Fique quieto!" Jesus fala com o vento! Jesus não pede ao vento mudar sua atitude, mas ele ordena ao vento que fique quieto.

c) "O vento parou, e tudo ficou calmo."   O vento obedece. Isto prova que Jesus é

o Senhor, o Criador, que também o vento e o mar lhe obedecem.

 

3º A lição que o episódio ensina! Vs. 40-41 –

a) "Aí ele perguntou: – Por que é que vocês são assim tão medrosos? Vocês ainda não têm fé?" Qual o ser humano, que não teme a morte? Jesus ataca esta questão de frente. Por que medo? Qual é a solução para o medo? Jesus está em nosso barco? Se ele está, então nossos adversários serão vencidos. Então tanto os inimigos do corpo  da alma serão derrotados. Pela fé temos a certeza de que sempre estamos acompanhados por Deus.

b) "E os discípulos, cheios de medo, diziam uns aos outros: – Que homem é este que manda até no vento e nas ondas?!" Os discípulos precisam crescer no conhecimento de Deus. Nós todos precisamos igualmente crescer no conhecimento de Deus. Continuamente precisamos lembrar que para Deus nada é impossível, "que todas as coisas trabalham juntas para o bem daqueles que amam a Deus"

Obs. – Lutero conclui sua mensagem sobre este evangelho com as seguintes afirmações:

1º "Quanto maior a provação, tanto maior é o consolo e crescimento na fé."

2º "O reino de Cristo cresce em meio as provações e decresce em meio a calmaria, paz e bonança!"

4 – Sugestão de tema:      

Como superar as tempestades da vida?

1 – Manter comunhão com Jesus, não o deixando dormir!

2 – Crescendo na fé que apenas Jesus nos pode dar a vitória!

3 – Adorando a Deus pelas vitórias obtidas! 

Pastor Ailton Muller - Ijuí - RS

Nenhum comentário: