BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina

quinta-feira, 18 de junho de 2009

2º Coríntios 6.1-13 - Estudo Homilético

1 – Títulos:

A amizade com Deus por meio de Cristo. – NTLH.

O ministério da reconciliação! A abnegação de Paulo. – ARA.

A prova de fidelidade no trabalho do apóstolo. Lutero.

2 – Contextualização: 

O relacionamento entre Paulo e a Congregação de Corinto estava em crise. Haviam pessoas em Corinto que colocavam em dúvida a autenticidade do apostolado de Paulo. Situação que motivou a defesa de seu apostolado e a apresentação dos serviços prestados ao Senhor Jesus, na qual mostra que seu objetivo sempre foi levar pessoas a se tornarem amigos de Jesus. Na perícope ele fala dos sofrimentos suportados por ele e seus colaboradores, bem como sua fidelidade a Deus, como prova, que dá autenticidade a seu apostolado.

3 – Conteúdo do Texto:

O texto se preocupa com três diferentes situações: Primeira: Apelo para que todos aproveitem a oportunidade de salvação! Segunda: O sofrimento de Paulo e de seus colaboradores os identifica como servos de Cristo! Terceira: Apelo para reatar os laços de amizade!

1º O apelo para aproveitar a oportunidade de salvação!

Vs. 1-2 – "Portanto, nós, como companheiros de trabalho no serviço de Deus, pedimos o seguinte: não deixem que fique sem proveito a graça de Deus, a qual vocês receberam. Escutem o que Deus diz:

"Quando chegou o tempo de mostrar a minha bondade, eu atendi o seu pedido e o socorri quando chegou o dia da salvação." Escutem! Este é o tempo em que Deus mostra a sua bondade. Hoje é o dia de ser salvo."

O Senhor Deus não obriga a ninguém para crer no Salvador Jesus. Deus apenas chama  oferece o seu reino. O Espírito Santo cria as condições para a fé salvadora. Porém ao ser humano é reservada a capacidade de rejeitar o convite divino. Isto justifica o apelo do apóstolo.

            Paulo igualmente lembra que o tempo da graça termina com a morte ou com a falta da pregação do evangelho: por isso o dia de hoje é de suma importância. Hoje ainda estou no mundo dos vivos. Hoje ainda tenho a pregação do evangelho. Amanhã pode ser muito tarde.

2º : O sofrimento de Paulo e de seus colaboradores os identifica como servos de Cristo!

Ninguém aceita sofrer por uma causa duvidosa ou, de pouca importância. Se Paulo e seus colaboradores aceitam com paciência e humildade toda sorte de sofrimento, isso os identifica como pessoas que acreditam na causa de Cristo, que acreditam contar com a aprovação de Deus.

Vs. 3-10 – O significado do sofrimento:

a) "...em tudo mostramos que somos servos de Deus, suportando com muita paciência as aflições, os sofrimentos e as dificuldades!"

Somente um servo de Deus, somente alguém que tem Deus ao seu lado é capaz de sofrer com paciência e perseverança toda sorte de privações. Paulo relaciona alguns dos sofrimentos suportados: 

1º Temos sido chicoteados;

2º Presos e agredidos;

3º Temos trabalhado demais;

4º Temos ficado sem dormir e sem comer.

5º Somos elogiados e caluniados;

6º Somos tratados como desconhecidos;

7º Temos sido castigados, mas não fomos mortos;

8º As vezes ficamos tristes, outras vezes ficamos alegres;

9º Parecemos pobres, mas enriquecemos muitas pessoas;

 

b) "Por meio da nossa pureza, conhecimento, paciência e delicadeza, mostramos que somos servos de Deus. Por meio do Espírito Santo, temos mostrado isso pelo nosso amor verdadeiro." Paulo e seus colaboradores não são apenas pregadores da verdade, mas também exemplos de uma fé viva e de um amor não fingido. Eles são servos de Deus, guiados e consolados pelo Espírito Santo.

c) "Por vivermos em obediência à vontade de Deus, temos as armas que usamos tanto para atacar como para nos defender."  Agora Paulo revela o segredo do sucesso em seu ministério: "obediência à vontade de Deus!" Quem obedece a vontade de Deus possui armas tanto para atacar o inimigo, bem como para defender-se quando atacado.

 

3- O apelo para reatar os laços de amizade!   

Vs. 11-13 – "Queridos amigos de Corinto, temos falado francamente e temos aberto completamente o nosso coração para vocês. Não temos fechado o nosso coração; vocês é que têm fechado o coração de vocês para nós. Eu falo com vocês como se vocês fossem meus filhos. Tenham por nós os mesmos sentimentos que temos para com vocês e abram completamente o coração de vocês para nós." Paulo nos dá o exemplo de como proceder, ao enfrentar dificuldades com congregações, ou membros da mesma. Ele deixa de lado todo e qualquer ressentimento, abre seu coração cheio do amor de Cristo e oferece condições para uma reconciliação no amor que procede de Cristo.

4 – Sugestão de Tema:

Como aproveitar o tempo da salvação?

1 – Aceitando a Cristo por Senhor e Salvador!

2 – Suportando com humildade as perseguições!

3 – Vivendo em paz e amor com todos!

 

Pastor Ailton Muller - Ijuí - RS

Nenhum comentário: