BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina

quinta-feira, 18 de junho de 2009

Mc 4.37-41 - Jesus e as tempestades

No Salvador Jesus, o Deus que veio morar na terra para socorrer a humanidade caros irmãos e irmãs na fé.

O evangelho do Domingo fala de uma tempestade que colheu a Jesus e seus discípulos no mar da Galiléia. Na última semana uma grande região de nosso estado foi arrasada por um forte vendaval. Logo as pessoas perguntaram: Qual é a melhor prevenção contra temporais? Qual é o procedimento adequado para quem se encontra no meio de um temporal? E não existem apenas os temporais da natureza, também há os temporais da vida, as dificuldades, as tentações, as lutas pela sobrevivência de alma que igualmente são terríveis. Como proceder então?

            O evangelho registra o procedimento dos discípulos e a correção do mestre como adequados ao caso, dai a importância de nossa reflexão.

Do Evangelho destacamos os seguintes momentos:

1º Jesus está dormindo no barco dos discípulos! Nada de especial neste fato. Jesus, além de verdadeiro Deus, também era verdadeiro homem o qual após um dia de intensa atividade merecia descanso. No entanto, o quadro é ilustrativo. O Jesus que dorme, não oferece proteção aos discípulos. E com certeza há muitos barcos na vida, barcos de vida dentro dos quais Jesus dorme. São aqueles Cristãos que não adoram Jesus, que o deixam dormir, não pedem seu perdão, nem ajuda para vida.

No segundo momento:

2º Os discípulos acordam a Jesus! Os discípulos não conseguem aceitar a idéia de morrer com Jesus no barco! Está idéia precisa crescer em meu e teu barco. Porque deixar que as tempestades da vida nos arrase, se Jesus está conosco, se Jesus é o Deus todo poderoso, se Jesus é o nosso amigo, se Jesus nos deu a escolha: "Pedi o dar-se-vos-á."  E fez a promessa: -"Se crerem, receberão tudo o que pedirem em oração." Os discípulos não foram inconvenientes ao acordar a Jesus de seu sono. Eles fizeram aquilo que Jesus ensinou.

Nós somos os detentores das mesmas promessas, portanto: Peçamos a ajuda do Mestre quando as tempestades da vida ameaçam o nosso barco.

O terceiro momento de destaque no evangelho é:

3º Jesus deu uma ordem e o mar ficou quieto!

Este poder de Jesus surpreendeu os discípulos. A natureza, as gigantescas ondas do mar, obedecem a Jesus. Também as grandes ondas, causadas pelo pecado, no mar de nossa vida, desaparecem, ficam quietas quando Jesus diz: "Tem bom ânimo filho, os teus pecados estão perdoados." Jesus provou ter este poder, quando as autoridades do povo judeu duvidaram dele, e mandando que o paralítico se levantasse e carregasse a sua cama para casa. Não há duvida: "O sangue de Jesus, o Filho de Deus, nos purifica de todo pecado." Por maiores que sejam os pecados, o amor de Jesus é maior. O diabo precisa ir embora e volta a paz, a quietude ao coração. Vale a pena ter Jesus no barco da Vida. Vale a pena chamar a Jesus por socorro.

O quarto momento de destaque no santo Evangelho é:

4º - A lição de tempestade. Porque tanto medo? Porque a falta de fé? Medo é um sentimento muito ruim! Medo é causado pela falta de fé! Medo é sinônimo de insegurança! Medo é ausência de Deus, de Jesus, no barco da Vida. Os discípulos estavam com Jesus, o seu medo não tinha razão de ser. Nós temos a Jesus, fomos batizados em seu nome. Nós  cremos no seu Evangelho que garante perdão que garante a vida eterna, que abre as portas do céu. E assim mesmo temos medo. Medo de morrer! Medo de Deus! Medo do futuro! Medo de coisas pequenas e de grandes. Jesus perguntou aos discípulos sobre a razão de seu medo. Jesus pergunta a mim e a você sobre a razão de nosso medo. Porque medo, se Jesus está comigo?

Certamente falta refletir sobre o último ponto da mensagem do Evangelho, a saber.

5º Quem é este homem? Quem é Jesus Cristo? Os discípulos conviveram com o Jesus feito homem e tinham dificuldades para perceber sua divindade. Nós cremos em Jesus, como verdadeiro Deus, mas temos dificuldades para crer no amor perfeito de Deus que quer salvar e não castigar, temos dificuldades em crer que ele ouve e atende as nossas orações.

E tudo isto porque conhecemos muito pouco aquele que diz: "Venham a mim, todos vocês que estão cansados de carregar as suas pesadas cargas, e eu lhes darei descanso." Tudo isto porque ainda não assimilamos as consoladoras promessas de Jesus, o qual diz: "Eu sou o bom pastor, o bom pastor dá a vida pelas ovelhas" e ainda "Eu lhes dou a vida eterna" e "Ninguém pode arrancá-las de minha mão".

            E se Jesus nos ama tanto assim, vamos nós amá-lo também, vamos pedir a Jesus que dirija o barco de nossa vida. Dirigidos por Jesus, protegidos por seu poder nada poderá separar-nos de Deus. Esta é a maior segurança no meio as tempestades da vida. Amém.

Pastor Ailton Muller - Ijuí - RS

Um comentário:

veloso disse...

muito bom, que jesus coninui abençoando o senhor e a sua familia,verdadeiramente todo ser humano precisa deixar jesus andar no barco da sua vida, se jesus não estiver no nosso barco de toda certeza as tempestade da vida vão nus afogar......
dc.josé veloso
igreja assembléia de Deus