BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina

quinta-feira, 18 de junho de 2009

2 Coríntios 6.1-3 - A Graça de Deus

Em Cristo Jesus, o Salvador morto pelos pecados de seu povo, caros irmãos e irmãs na fé!

Estamos vivendo os primeiros dias do período quaresmal. Período, reservado na igreja de Cristo para meditar sobre os grandes feitos de nosso Deus. Seu próprio filho carrega a cruz. Ele é levado como ovelha muda perante seus tosquiadores. Ele carrega a terrível culpa de nossos muitos pecados, a fim de transformar-nos em filhos de amor do amor de Deus.

            O apóstolo Paulo exorta nas palavras de nosso texto para que esta graça, este perdão ganho por Cristo não seja desperdiçado. "também vos exortamos para que não recebais em vão a graça de Deus." A graça de Deus é o evangelho, o poder de Deus para a salvação. E ninguém que recebe esta graça tem o direito de guardá-la somente para si. A graça de Deus precisa ser partilhada com os outros. E todo aquele que pela graça de Deus se tornou um filho de Deus é ao mesmo tempo convocado a engajar no exército de Deus. A participar ativamente na edificação do reino de Cristo aqui na terra. Recebem a graça de Deus em vão, todos quantos não a aceitam, e não são por Cristo libertados da servidão do pecado. Recebem em vão a graça de Cristo todos quantos não se deixam motivar pelo amor de Deus para uma vida consagrada a ele.

            Amigos! Seria profundamente lamentável, se alguém dentre nós deixasse de aproveitar a graça de Deus oferecida em Cristo Jesus.

            A graça de Deus nos transforma em vasos úteis na obra de Deus. Por esta razão diz Paulo: "E, vós na qualidade de cooperadores com ele." Deus nos chama de cooperadores.  Não cooperadores no sentido de aperfeiçoar a nossa própria salvação, mas cooperadores, no sentido de divulgar a graça de Deus, de oferecer a outros a salvação por Cristo. Deus o Senhor da igreja, tem por objetivo salvar o maior número possível de pessoas. E Deus, que poderia enviar anjos para proclamar a mensagem da sua graça, escolheu exatamente  a nós homens fracos e imperfeitos. Nossa colaboração é indispensável para o progresso da igreja de Cristo. Nos versículos que antecedem ao nosso texto, Paulo chama os cristãos de: "embaixadores em nome de Cristo." Um embaixador representa seu país no estrangeiro. Nós estamos no estrangeiro, e muito depende da maneira como representamos nosso país. De nossa representação depende o interesse que os outros demonstrarão pela pátria celeste.

            Quando começa nossa representação?

            Quando devemos divulgar a graça de nosso Deus?

            Paulo diz citando o profeta Isaias: "Eu te ouvi no tempo da oportunidade e te socorri no dia da salvação" e acrescenta: "eis agora o tempo sobremodo oportuno, eis agora o dia da salvação." Nós estamos hoje vivendo o dia da salvação. Ainda Deus nos faz pregar o evangelho, oferece graça ao pecador arrependido. Para muitos de nós o dia da salvação raiou quando trazidos por nossos pais ao batismo, pra outros mais tarde quando vos foi pregado o amor de Deus em Cristo Jesus. E para muitos o dia da salvação ainda não raiou. Por isto o apelo divino, que nós sejamos seus cooperadores, que sejamos bons embaixadores, que falemos aos homens do interesse de nosso rei pelas almas de todos que ainda não viram a glória do céu.

            O apóstolo também registra uma advertência aos embaixadores de Deus: "Não dando vós nenhum motivo de escândalo em cousa alguma, para que o ministério não seja censurado." Sabemos o que é um escândalo. É uma atitude, ou uma ação que perturba ou desvia a alguém do caminho da salvação. É séria esta advertência, nós devemos tomar muito cuidado, a fim de não servir de obstáculo aos que ainda não são cristãos. Os incrédulos observam nosso procedimento, e o exemplo geralmente fala mais alto do que as palavras.

            Conta um missionário que trabalhava entre tribos africanas que certo dia teve uma surpresa muito agradável.  Chegou a sua casa uma pessoa estranha e lhe disse: "Senhor missionário, eu também quero ser cristão." O missionário lhe perguntou se algum dia ele já havia assistido algum culto ou estudo bíblico. A resposta foi negativa. Quando o missionário perguntou, por que estava resolvido tornar-se cristão, ouviu a seguinte resposta: Eu quero tornar-me assim como Mombu. Ele era um homem mau, brigava com todo mundo, bebia álcool até ficar deitado nas sarjetas. Agora que ele se tornou cristão é uma pessoa dócil, só procura fazer o bem. Por isto resolvi tornar-me assim como ele.     

            Mombu não deu escândalo, e sim um bom exemplo de cristão que vive o amor de Deus revelado em Cristo Jesus. Pois os incrédulos sempre irão concluir: "assim como são os cristãos assim também é o Deus deles, e o reino deste Deus.

            Que exemplo damos aos incrédulos de nossos dias?

            Percebem eles que nós amamos ao próximo como a nós mesmos?

            Ou somos notórios por brigas e divergências com nossos semelhantes?

            Quando participamos de festas, é nosso procedimento exemplar pela sobriedade com que nos postamos, ou somos conhecidos como pessoas que perdem a medida, e depois de embriagados falam coisas inconvenientes?

            Que exemplo damos com nossa participação nas realizações de nossa comunidade? Percebem todos que somos membros ativos, que amamos o Senhor da Igreja?

            O apóstolo Paulo nos conclama a avaliarmos corretamente nossas ações e a evitar as coisas que possam servir de empecilho aos que ainda não aceitaram a graça de Deus. Pois só pregar a mensagem da graça de Deus não é o suficiente, nós precisamos proceder como filhos agraciados por Deus.

            Irmãos e irmãs, nós fomos agraciados por Deus grandemente pela graça de nosso Deus. Pois, não existe pecado tão grande que a graça de Deus não possa perdoar.  Deus nos procurou no tempo oportuno, tirou nossas almas das garras de Satanás e nos agraciou com o perdão pelo sangue de Jesus Cristo.

Amigos e amigas, nós somos chamados por Deus para sermos cooperadores na obra de divulgação da graça divina, somos conclamados a evitar toda sorte de escândalo para que a mensagem de graça de nosso Deus não seja oferecida em vão. Jesus morreu para que todos os homens vivam pela graça de Deus eternamente.

Amigos e amigas guardemos bem na lembrança a graça de Deus deve ser usada por mim e todos os homens.  


Pastor Ailton Muller - Ijuí - RS

Nenhum comentário: