BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina

terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Passa ou Repassa Bíblico

01. Sabemos que o povo de Israel esteve preso, como escravo, no Egito por muitos anos.  No fim, Deus se compadeceu dele e o resolveu libertar por meio do seu servo Moisés, para levá-lo à terra prometida, Canaã.  Pergunta: Quantos foram os homens (sem contar mulheres e crianças) que saíram do Egito, à pé, no dia da libertação?
R. 600.000 – Ex 12.37

02. Foi dito, na pergunta anterior, que o povo de Israel ficou por muitos anos morando como povo escravo no Egito.  Pergunta: Quanto anos foram?
R. 430 anos – Ex 12.40

03. Que noite, do Antigo Testamento, é chamada de "Noite do Senhor" e que Deus ordenou que fosse sempre comemorada?
R. A noite da saída (ou libertação) do povo de Israel do Egito – Ex 12.42

04. No novo Testamento os cristãos têm a festa chamada "Páscoa" para comemorar  a ressurreição de Jesus e, com isso a libertação do pecador da perdição do inferno.  No AT o povo tinha uma ordem de Deus para todo ano celebrar uma festa comemorando a sua libertação da escravidão do Egito.  Pergunta:  Qual o nome dessa festa? 
R. Páscoa do Senhor – Ex 12.11 ou Festa dos Pães asimos – Ex 12.17

05. Nos primeiros dias em que Jesus tinha nascido, entre outras pessoas, tinha um vovô bem idoso, que tinha esperado por muito tempo, com ansiedade o dia de Jesus nascer e ele pudesse ver a Jesus.Quando Jesus tinha nascido, os pais dele levaram ele para apresentar no templo, e esse vovô estava  lá naquela hora.  Quando ele viu, pegou o menino nos braços, e começou a falar palavras de muita alegria e gratidão a Deus.  Pergunta:  Como era o nome do vovô?  
R. Simeão – Lc 2.25

06. Depois que Jesus já tinha começado o seu trabalho de pregação, certo momento ele estava pregando na praia de um lago, quando fez com que acontecesse a pesca maravilhosa, onde os discípulos pegaram tanto peixe, que as redes nem aguentavam.  Pergunta:  Qual o nome do lago?
R. Genesaré – Lc 5.1

07. Herodes tinha prendido e amarrado João Batista na cadeia, porque João Batista o tinha repreendo pelo fato de Herodes estar adulterando com a mulher de seu irmão.  Depois, a pedido de sua filha, como presente de sua festa de aniversário, Herodes mandou decapitar João e trazer a cabeça numa bandeja para sua filha.  Pergunta: Como era o nome da mulher do irmão de Herodes?
 R. Herodias – Mt 14.3

08. No momento em que Jesus foi crucificado, chegando o momento em que ele ia morrer, então eleclamou em voz bem alta as palavras em hebraico: Eli, Eli, lemá sabactâni.  Pergunta: como é essa frase em português?  
 R. "Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?" – Mt 27.46

Obs: Conforme a turma, divide-se em dois Grupos, sendo que as perguntas serão feitas alternadamente, passando-se a pergunta uma vez para o outro Grupo, caso o indicado não responder dentro do tempo certo, valendo pontos para o Grupo que responder. Conforme a turma, pode ou deve se usa a Bíblia para o trabalho e manuseio dos Grupos.
As perguntas acima podem servir de exemplo para outras questões, o que poderá aumentar o tempo do estudo/brincadeira

Rev. Osmar Schneider


Nenhum comentário: