BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina

sexta-feira, 31 de julho de 2009

Levemos as cargas uns dos outros

"Levai as cargas uns dos outros e, assim, cumprireis a lei de Cristo" – Gálatas 6.2

(Eis mais uma mensagem sobre VIDA CRISTÃ, hoje sobre levar as cargas uns dos outros, cumprindo, assim, a lei de Cristo.)

Quem de nós já não sentiu o peso de uma carga pesada?! Hoje, praticamente tudo é mais fácil. Na colheita, já se busca o café colhido lá na lavoura com trator ou toyota. Nos portos, temos os enormes guindastes que carregam e descarregam os containeres dos navios... Em tempos passados, até em longas caminhadas, era nas costas que as cargas eram transportadas! Elas  apertavam, machucavam, cansavam e tornavam a vida penosa!

Como filhos de Deus, também temos nossas cargas a carregar. São as cargas das fraquezas, das faltas cometidas, as cargas das enfermidades, provações... São cargas que apertam, machucam, cansam e tornam a vida penosa!

A igreja de Cristo, que são os membros do corpo de Cristo, é uma COMUNIDADE SOLIDÁRIA, de amor e de amparo mútuo. É isso que temos no TEXTO desta pregação sobre VIDA CRISTÃ, de Gl 6.2: "Levai as cargas uns dos outros e, assim, cumprireis a lei de Cristo."

E eis, pois, o TEMA desta pregação sobre VIDA CRISTÃ: LEVEMOS AS CARGAS UNS DOS OUTROS!

Cristo já carregou a nossa carga, a carga mais pesada do mundo: a carga dos pecados do mundo inteiro. O Pai colocou esta carga sobre os ombros do seu Filho amado. Cristo pagou todos os nossos pecados com a sua morte na cruz. E ele mesmo nos convida nos Evangelhos: "Vinde a mim, todos vós que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei".

Por isso nós também não IGNORAREMOS as CARGAS dos OUTROS. Nem permitimos que sejam esmagados debaixo delas. Prestamos atenção às suas cargas, aos seus gemidos. Acolheremos as palavras apostólicas: "LEVAI AS CARGAS UNS DOS OUTROS"! A NTLH esclarece mais: "AJUDEM uns aos outros..."

1) Lutero, no seu grande Comentário de Gálatas (Obras Selecionadas, vol. 10, pág. 530ss. - Co-edição Concórdia e Sinodal)), diz que a lei de Cristo é a LEI DO AMOR MÚTUO... (é) carregar as cargas  do outro, isto é, carregar aquilo que é penoso para você e que não carrega com prazer. É necessário, portanto, diz Lutero, que os cristãos tenham ombros fortes e ossos robustos, de maneira que eles possam carregar a carne, isto é, a fraqueza dos irmãos. Ora, o amor é doce, benigno, paciente, etc., não em receber, mas em dar, pois é obrigado a fechar os olhos a muitas coisas e carregá-las. Na igreja, mestres piedosos vêem muitos erros, afirma Lutero, e pecados que eles são obrigados a carregar. A lei de Cristo, a lei do amor é como diz Paulo em 1 Co 13: "... tudo crê, tudo espera" e ajuda a carregar todas as cargas do irmão.

De fato, assim é a igreja de Cristo, que ele mesmo comprou com seu sangue! Comprados por Cristo, nós carregamos as cargas uns dos outros. Fazemos assim para que nenhuma ovelha, fraca ou quebrada, fique para trás e se perca eternamente. Se necessário, a carregada nos ombros e nos braços para o aprisco da vida eterna!

Somos "pequenos pastores" dos irmãos, especialmente dos mais fracos, e os ajudamos a suportarem e carregarem as suas cargas (- embora devamos ser firmes na pregação quando há ovelhas transviadas que não querem corrigir sua vida e nem se deixam restaurar, para que voltem do erro e não se percam eternamente!).

2) "Levai as CARGAS uns dos outros...". Que "cargas" são estas? Conforme o comentário Epístola aos Gálatas do Dr. Paulo Flor (Concórdia Edit.), o contexto de Gl 6.2 mostra que "levai as CARGAS..." aqui se refere, primeiramente, a lapsos morais, tentações e culpas, mas também a descrição de TODA TAREFA DE AMOR, pois isso dá a entender a frase que segue: "...e, assim, CUMPRIREIS A LEI DE CRISTO".

Que "LEI DE CRISTO" é esta? É a lei do amor, a lei de amarmos uns aos outros assim como ele nos amou. É o seu NOVO MANDAMENTO – embora já tão antigo! NOVO porque tudo se tornou novo e vivo com a sua manifestação de entregar a sua própria vida na cruz por nós! O Bom Pastor dá a vida pelas ovelhas, para que nenhuma se perca eternamente!

"LEVAI as cargas...", segundo o Prof. Paulo Flor, também significa, no NT, "SUPORTAI as cargas"! E é este o sentido mais adequado aqui: "SUPORTAI as cargas uns dos outros". Isto é, somos chamados a colocar os nossos ombros debaixo das cargas pesadas daqueles que estão gemendo, para os ajudar a suportarem o peso!

Ajudamos os irmãos a superarem seus problemas. Lutamos juntos com os fracos nas suas faltas e falhas para que as superem e vençam. Em outras palavras, amparamos e damos suporte ao irmão para que não desfaleça e se perca. Socorremos o irmão a vencer as suas próprias falhas e provações. Intercedemos ao Pai em favor do irmão – como Jesus orou ao Pai para que não se perdesse nenhum daqueles que o Pai lhe havia concedido!

Levar as cargas é precisamente isto: Socorrer as ovelhas fracas e quebradas, especialmente dar-lhes suporte, sustentação, nas tentações e provações, para que não fiquem para trás na nossa caminhada à Canaã Celeste.

Para não perder nenhuma ovelha para o lobo voraz, o diabo, o Bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas, para as salvar!

Essa será também a nossa atitude como ovelhas do Bom Pastor! Cantamos no Hinário Luterana, hino 538, estrofe 2: "Amparemos todos por amor a Deus; não nos afastemos dos caminhos seus..."  Vale repetir: A congregação cristã é uma COMUNHÃO DE SOLIDÁRIOS, de AMPARO E SUPORTE MÚTUO! A Comunidade Cristã é um reflexo do amor do Bom Pastor! Cada um por todos!

Jesus se fez amigo dos publicanos e pecadores, dos execráveis da sociedade e da religião da sua época! Jesus o fez para que não se perdessem nas suas culpas (Mt 11.19). Ele veio buscar e salvar o que se havia perdido! Jesus chamou o publicano Mateus lá na sua coletoria em Cafarnaum: "Segue-me!". Mateus o seguiu, escreveu o Evangelho de Matheus para a salvação de muitos! MATEUS significa PRESENTE DE DEUS!

A irmandade cristã consiste em que ninguém precisa levar a sua carga sozinho! As ovelhas ainda fracas, com fraturas... não serão deixadas para trás. Como o Bom Pastor as carrega no seu seio à vida eterna, assim suportamos, amparamos e carregamos aquelas que gemem debaixo das suas cargas! Se um membro do corpo de Cristo sofre, todos sofrem com ele (1Co 12) – assim como todo o nosso corpo sofre quando um braço é fraturado, um olho é vazado...!

Mas, o exemplo supremo sempre será o do Senhor Jesus: Carregando, ele mesmo, no seu corpo, sobre o madeiro, os nosso pecados... por suas chagas fostes sarados (1 Pe 2.24).  Nele há alívio, descanso e cura para todos os povos. Felizes os que crêem nele! Confiaremos nele!

Se Cristo carregou a pior carga, nós também ajudaremos a carregar as cargas uns dos outros, sem querermos pagamento em troca (Lc 6.35)! De presente ganhamos, de presente ajudamos!

Infelizmente, não somos perfeitos e não temos congregações perfeitas que carreguem as cargas uns dos outros com todo amor, humildade e paciência! Sempre há a ambição de queremos ser superiores aos outros, de vivermos nossa vida centrados em nós mesmos! Sempre há a tentação e queda de procurarmos a nossa própria fama e engrandecimento,  talvez  a fama da nossa denominação religiosa – e não a de Cristo! O orgulho é abominável a Deus! Ele resiste aos soberbos. Serão humilhados. Mas os humildes serão exaltados!

Autoestima INCHADA é pecado – diz o professor Paulo Flor no seu comentário Gl 6.2! Pois a nossa suficiência vem de Deus. A ele pertence toda a glória!  "Sem mim, nada podeis fazer" – diz Jesus em Jo 15!

"Cristãos" arrogantes não sentem simpatia e compaixão com as cargas alheias, muito menos vontade de ajudar os sobrecarregados. "Cristãos" arrogantes, farisaicos, torcem para que os faltosos e fracos se esmaguem debaixo das cargas e sejam fulminados! (Obs.: Até aqui, quase todas as idéias são tiradas do Comentário de Gálatas, Dr. Paulo Flor).

"Levai as cargas uns dos outros e, assim, cumpriremos a lei de Cristo". O Senhor nos pede isso e nos ajuda com o seu Espírito Santo. Podemos amar e amarmos porque ele nos amou primeiro! Eis "a lei de Cristo", seu "novo mandamento", "amai... assim como eu vos amei"!

Cristo já carrego, no madeiro, as nossas carga e culpas, e as pagou cem por cento. Por isso nós também ajudaremos a CARREGAR AS CARGAS UNS DOS OUTROS. Amém.

Pastor Juarez Borcarte – Itarana, ES

Nenhum comentário: