BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina

quinta-feira, 30 de julho de 2009

2 Coríntios 1.3-7 - O que Deus espera dos pais?

No Senhor Jesus, estimados irmãos e irmãs.

O 2º domingo de agosto é o Dia dos Pais. Mas quando foi festejado o primeiro dia dos "pais?" Sem dúvida, quando Adão e Eva tiveram o seu primeiro filho, Caim. Quando Eva entregou o seu filho à Adão e lhe disse: "Com a ajuda do Senhor, tive um filho homem"(Gn 4.1). Quando Adão tomou seu filho primogênito nos seus braços e o olhou com toda a fascinação. Ali começou o "dia dos Pais!".

Porem no Brasil, o Dia dos Pais passou a ser lembrado, parece que por volta do ano de 1930. Ele foi instituído principalmente para aquecer o comercio nesta época do ano.

Ao longo da história, conforme a ordem do quarto Mandamento: "Honrarás o teu pai e a tua mãe para que te vã bem e vivas muito tempo sobre a terra," – entre as mais diferentes nações e culturas, também entre as tribos indígenas, o pai sempre foi respeitado e honrado. Os antigos egípcios consideravam o desrespeito ao pai, um dos sete pecados capitais. Entre os gregos, o pai era igualmente muito respeitado. Os latinos honravam seu imperador, Júlio César, com o mais alto e nobre título, chamando o de: "Pai da Pátria". Um costume que seguimos quando chamamos os patriarcas da igreja, os chamamos de "Pais da Igreja".

Mas Por que lembrar este dia?

Em primeiro lugar quero citar dois depoimentos: O poeta Matthias Claudio (1740-1815) disse: "Quando oro o Pai Nosso, lembro do meu pai. Como ele foi bom, sacrificou-se pela família. Assim é Deus, meu Pai celestial." – Outro depoimento de uma jovem: "Não gosto da palavra pai. Ela lembra meu pai, que foi um (bêbado) cruel para com minha mãe e com os filhos."

Na verdade, se queremos refletir um pouco sobre a palavra "pai", é importante não pensarmos, em primeiro lugar, em modelos humanos, mas precisamos levantar nossos olhos para o "Pai Celestial. – O apóstolo Paulo se refere à Deus assim: "Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai de misericórdia e Deus de toda consolação" (2 Co 1.3). – Por isso, na exposição do Pai Nosso, Lutero acentua: "Por esta palavra, Deus quer nos atrair carinhosamente, para crermos que ele é o nosso verdadeiro Pai e nós, os seus verdadeiros filhos, e podemos pedir a ele todas as coisas sem temor, com toda a confiança, como filhos amados do querido pai."

Deus Pai!   Deus tem usado esta sublime palavra para revelar as suas criaturas sua essência e seu amor. Ele é nosso Criador, conforme o confessamos no 1º Artigo do Credo Apostólico: Creio em Deus Pai, todo poderoso, Criador de céu e terra.  Isto significa que:

 "Creio que Deus me criou a mim e a todas as criaturas; e me deu corpo e alma, olhos, ouvidos e todos os membros, razão e todos os sentidos, e ainda os conserva;... supre-me;... protege-me, me guarda, por sua paternal e divina bondade e misericórdia. Por tudo isto devo dar-lhe graças e louvor, servi-lo e obedecer-lhe.

 – E muito mais do que isto. Deus Pai, ele nos amou em seu Filho, Jesus Cristo, que salvou a humanidade. Assim, em Cristo, nosso Criador tornou-se nosso Pai, o Pai de toda a misericórdia, para todos os que crêem em Cristo, que podem se achegar agora a Deus, sem temor e com toda a confiança, como filhos amados a seu Pai amado. Isso é uma bênção sem tamanho.

Mas como posso ser um bom pai? Segundo o que Deus espera de mim?

O dia dos Pais nos convida a refletirmos sobre este maravilhoso dom de ser cooperador de Deus na procriação da raça humana. Que privilégio! Que responsabilidade. De onde vem aos homens a força, a sabedoria e o consolo para o cumprimento de sua missão? Pois ser pai é um título eterno e de alto significado. Importa olharmos para o nosso Pai celestial, de quem recebemos o dom da paternidade, para exercê-lo conforme sua vontade e na força que ele concede.

Qual é a responsabilidade de Pai?    Inicialmente convém lembrar que vivemos num mundo em trevas, no qual o dom de Deus da sexualidade é pervertido. (Rm 1.21-22). Aos jovens convém lembrar que o matrimônio foi instituído por Deus e importa que sigamos, para a glória de Deus e nossa felicidade, como Deus a instituiu. Não se deixem enganar. Sigam o caminho traçado por Deus.

Aos pais, o apóstolo escreve: "Quero, entretanto, que saibais ser Cristo o cabeça de todo homem, e Deus o cabeça de Cristo" (1 Co 11.3). Aqui começa a verdadeira paternidade, "ser Cristo o cabeça de todo o homem."    Ter Cristo no coração, ser sacerdote do lar. Ser um pai que vive em comunhão com Deus e tem Cristo no coração. Isto implica em ler e estudar a Bíblia, em dar ouvidos a Cristo e deixar dirigir-se pelo Espírito Santo, que nos guia pela palavra de Deus. Alguém que vive uma vida de oração.

Ao pai, como cabeça da família, cabe a responsabilidade de dirigir a família.

A expressão cabeça indica a responsabilidade de dirigir a família, dar direção à família, liderar. Sua primeira responsabilidade é guiar a família na comunhão com Deus. Pois ele é o sacerdote do lar. Isto requer dele que ele próprio esteja em diária comunhão com Deus. Que seja uma pessoa disposta a ouvir a Deus, tanto pelo ler a Bíblia como ouvir a Deus nos cultos, que seja um homem de oração. A vida em comunhão com Deus requer que o véu, que nos separa de Deus, que é o pecado, seja diariamente removido por contrição e arrependimento e pelo apego à graça de Cristo.

Ao pai cabe também exercer a disciplina no lar, isto é a tarefa de educar. É necessário admoestar os filhos em nossos dias em relação às coisas oferecidas pelo mundo.  É preciso revestir à família com "a armadura de Deus, para poderem ficar firmes contra as ciladas do diabo" (Ef 6.11).  Mas educar os filhos na disciplina de Deus é uma tarefa muito difícil em nosso contexto cultural. As armadilhas são muitas. A desorientação também. Precisamos de Deus para esta tarefa.

O Pai provê o sustento para a família. Cumpre-lhe o trabalho árduo para sustentar sua família, ensinando assim, seus filhos a fazerem o mesmo. Nisto ele deve ser apoiado pela esposa.  Ele busca o melhor para sua família e não tem medo de sacrifícios.

O pai luta para vencer as Tentações.

A família, muitas vezes por diversos fatores, fica em segundo plano. Hoje, mais do que nunca, as tentações estão na moda. E oportunidades para isto não faltam. Mas há o perigo de buscamos alegrias pecaminosas, deixando-nos seduzir pelas atrações pecaminosas, que desagrada o amor, a dignidade e a família.   Corremos, somos estimulados ao pecado, o que nos leva muitas vezes a negligenciar a família.  Talvez aí está a razão da voz forte e imponente do homem que se torna pai, a de usar ela para dizer NÃO as tentações e sim para a família e os filhos que Deus o deu.

Aos pais importa sobretudo, Vigiar e Orar.

Como fazer isto? Mantendo comunhão com a cabeça, que é Cristo, pelo ler e ouvir de sua palavra. Por outro, como vimos no evangelho, pela oração, para podermos desvendar as armadilhas de Satanás, sermos fortalecidos na fé para fazer a vontade de Deus. – A responsabilidade é grande pois teremos que prestar contas a Deus por nossa família.

Muitas vezes sentimo-nos fracos, desanimados, incapazes e diante de enormes problemas. Mas Jesus prometeu estar ao nosso lado, nos amparar e fortalecer.

Podemos recorrer a Ele em oração. O evangelho diz que Deus Pai nos atenderá. Ele nos dará o seu Espírito Santo. Sim, o Espírito Santo, o que conduz em toda a verdade, o que consola, que ampara a fortalece. Ele nos orienta na condução do lar, na educação dos filhos. A ele podemos expor nossas ansiedades, nossos problemas, nossas dificuldades espirituais e materiais. Ele não nos abandonará nunca, jamais.

Assim queremos Celebrar o dia dos Pais, com gratidão, suplicando perdão a Deus por nossos muitos erros na administração de nossa família,  pedindo que nos conceda rica medida do Espírito St para o cumprimento de nossos deveres como verdadeiros sacerdotes do lar, assim como Cristo é da igreja.

E que Deus nos ajude a sermos bons pais e sacerdotes do lar, afinal, é isso que ele espera de cada um de nós, especialmente de você, Pai. Feliz dia dos pais pra você!

Amém.

Nenhum comentário: