BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina

quarta-feira, 29 de julho de 2009

João 6.22.35 - Jesus é a vida que você procura

Introdução:

Estimados irmãos e irmãs em Cristo Jesus! O que vocês mais necessitam na vida atualmente? A necessidade nos leva a buscar, logo, concluo que todos os que necessitam de algo, estão em busca.

Mas em busca do quê? Para quê? No decorrer da mensagem essas perguntas voltarão.

Então vamos voltar ao texto do evangelho de João! Vou fazer um breve resumo.

Para entendermos esse texto de João, precisamos dar atenção especial ao contexto, principalmente o anterior.  Qual é o contexto anterior? A multiplicação dos pães e peixes. Jesus estava em Tiberíades e uma multidão o acompanha para ouvir seus ensinamentos. Jesus percebendo que o povo estava com fome, perguntou a Filipe onde comprariam pão para alimentar tanta gente. Filipe disse que seria impossível comprar pão para aquela multidão toda. André disse para Jesus: "Temos cinco pães e dois peixinhos". Jesus disse aos discípulos: "fazei o povo assentar-se", e tendo dado graças, distribuiu pão e peixe à todos. Um sinal do céu, um milagre! Algo extraordinário!

Antes de amanhecer, Jesus foi para Cafarnaum, foi caminhando sobre as águas. Chegamos ao nosso texto! A multidão procurou, buscou a Jesus para ganhar mais pão. (vv. 24-25).

I. Parte:

Estimados! Jesus era muito dinâmico em seus ensinamentos, Ele disse que era o pão da vida, porque as pessoas estavam procurando mais pão. Então pensei em propor uma reflexão diferente, usando o mesmo sentido do texto, porém trazendo para os nossos dias, para o nosso contexto.

Hoje vocês vieram à procura de Jesus! Verdade? Verdade. Vocês não acordaram e disseram para seus familiares: "Vamos procurar Jesus! Vamos atrás dele!" Não! Vocês disseram: "Vamos à igreja!" E vindo à igreja, você estão procurando, vocês estão buscando a Jesus.

Daí eu pergunto: O que vocês querem achar? É uma pergunta meio boba, não é verdade? Então, vou fazer outra pergunta para vocês compreenderem melhor. Vocês estão buscando a Jesus, ou o que ele pode oferecer, materialmente falando?

Aquela multidão não estava procurando por Jesus, eles estavam procurando aquele que poderia lhes oferecer mais pães.

E tem mais! Não adiante tentar engambelar, Jesus vai direto ao assunto. O povo perguntou: "Mestre, quando chegaste aqui?" Jesus… vai direto: "vós me procurais, não porque vistes sinais, mas porque comestes dos pães e vos fartastes". (v.26).

Alguém veio hoje, com a intenção de conseguir pães de Jesus? Não. Mas todos vieram com um objetivo. Hoje, vocês vieram à procura de Jesus. Vocês o encontraram! Porque Ele prometeu: "onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, ali estarei no meio deles".

E Jesus com certeza diz para muitos: "Vocês vieram me procurar só porque eu os livrei daqueles sofrimentos? Ou porque alguém disse que eu tenho o poder para livrá-los do sofrimento que vocês estão passando?"

Para outros Ele diz: "Vocês vieram me procurar só porque vocês estão passando por necessidade?"

"Vocês vieram me procurar só porque vocês estão com problemas, com os filhos, com os pais, com a sua esposa, com o esposo?"

"Vocês vieram me procurar só porque querem ficar ricos?"

"Vocês vieram me procurar só porque a consciência os acusa de que vocês têm que vir a igreja?"

II. Parte:

Estimados irmãos e irmãs! Talvez vocês reconhecem que vieram somente buscar coisas materiais, então vocês arrependidos perguntam assim; como a multidão perguntou: "Que faremos para realizar a obra de Deus?"

Não sou Cristo, mas tenho a sua resposta, a mesma que Ele deu à multidão: "CREIA EM MIM!" "Busque a mim!" "Busque a vida eterna".

Ao dar esta resposta à multidão, eles perguntaram: "Que sinal fazes para que o vejamos e creiamos em ti"?

Muitas vezes pedimos um sinal para Deus. Às vezes tentamos fazer uma barganha: "Se o Senhor fizer isso, eu vou crer em ti!" Quando passamos por tribulações, logo pensamos em ir à igreja, uma forma de pagar a Deus por aquilo que Ele fez ou irá fazer. Mas Deus não quer pagamento, Ele quer você, a sua vida.

A multidão pediu um sinal, a multiplicação dos pães foi um sinal. Hoje, talvez pedimos um sinal. Esse sinal já foi dando. O maior sinal do pode e do amor de Deus é aquele (apontar para a cruz). A cruz é o sinal de que Cristo veio a esse mundo, viveu para nos mostrar que a vida não se limita a esse mundo. Ele poderia ter as maiores fortunas desse mundo, ele poderia ocupar o melhor cargo, poderia ter todo ouro, todo luxo. Porém, não tinha onde reclinar a cabeça.

Nos ensinou a acumular tesouros nos céus, onde ninguém pode tomar, nos ensinou a amar o nosso próximo e também a perdoar. Nos deu exemplo de humildade, de paciência, de compreensão.

Nos ensinou a busca-lo em primeiro lugar e prometeu aos que assim agissem, que as demais coisas seriam acrescentadas.

Por fim, Ele morreu em nosso lugar, para ser o pão da vida, a água que sacia a nossa sede espiritual. Não precisamos pedir nenhum sinal para crermos em Jesus, pois o seu morrer em nosso lugar, é o maior sinal de amor e misericórdia que alguém pode fazer.

Conclusão:

Jesus é a vida que você procura! É o tema que propus para essa mensagem. Que vida você procura? Uma vida de paz e alegria. Quem de vocês já desejaram algo e pensaram: "Quando eu conseguir isso eu vou ser muito feliz?" Todos? Quantos já conseguiram? E ai? Estão mais felizes? Acredito que não! Nada nesse mundo pode oferecer aquilo que somente Cristo tem para nos oferecer; A Verdadeira Vida (Vida Eterna).

Andamos ansiosos, buscamos bens, status, alegria, dinheiro e esquecemos de buscar a Cristo. Façam o contrário, busque a Cristo, o seu amor, busque a salvação! As outras coisas nos serão acrescentadas! É a promessa de Deus.

Quando ouvimos falar do amor de Deus, nos dá fome; fome de crer de confiar, de colocar esse amor em prática. Hoje vocês podem sair daqui alimentados, pois o pão da vida está aqui, na Palavra e nos sacramentos. A santa ceia é o momento em que provamos aqui no mundo do banquete espiritual que Deus no oferece. Provamos o corpo sacrificado e o sangue derramado.

Preciso lembrá-los ainda que esse pão é precisa ser consumido diariamente, se vocês deixarem para se alimentar somente no domingo que vem, vocês vão estar cambaleando, e quanto mais frágeis e com fome vocês ficarem, mas fácil será para o diabo os derrubar e  destruir.

Jesus é a vida que vocês procuram. Amém.

Pastor Reginaldo Veloso Jacob - Ipatinga, MG

Nenhum comentário: