BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina

quinta-feira, 22 de maio de 2008

Ritos de Confirmação

Ordem de Confirmação

Diante do altar:

O- Através do santo batismo, vocês foram recebidos por nosso Senhor Jesus Cristo na santa família de Deus, como membros do corpo de Cristo. Depois foram instruídos na palavra de Deus e aprenderam as doutrinas básicas da fé cristã. Agora estão diante de Deus e desta congregação para confessar publicamente a fé no Deus verdadeiro e tomar o propósito de continuar dedicando sua vida ao Senhor da Igreja.

O - E, para isso, convido a congregação para, junto com os confirmandos, confessar a fé com as palavras do Credo Apostólico.

Credo Apostólico:

Creio em Deus Pai Todo-Poderoso, criador do céu e da terra. E em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor, o qual foi concebido pelo Espírito Santo, nasceu da virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado; desceu ao inferno, no terceiro dia ressuscitou dos mortos, subiu ao céu e está sentado à direita de Deus Pai Todo-Poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e os mortos. Creio no Espírito Santo, na santa Igreja Cristã - a comunhão dos santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne e na vida eterna. Amém.

O - Por meio deste credo, confessamos a nossa fé no Deus Triúno Pai, Filho e Espírito Santo. Declarem agora, vocês mesmos, a decisão e o compromisso de continuarem a viver para Deus, conforme a fé que lhes concedeu.

Compromisso dos Confirmandos:

Perante Deus e esta congregação e como membros da família de Deus, confessamos nossa fé no Deus Triúno Pai, Filho e Espírito Santo. Nesta fé queremos orientar a nossa vida pela Palavra de Deus. Com auxílio de Deus, prometemos seguir a Jesus Cristo, nosso Salvador e dedicar-lhe toda a nossa vida como instrumentos da missão de Deus no mundo. Prometemos aceitar a doutrina que aprendemos no Catecismo Menor e fazer uso freqüente dos meios da graça.

O- Que a graça do Senhor esteja com vocês e que lhes conceda força para cumprirem de coração a vontade de Deus.

Imposição das mãos:

Opção 1:

O - Que o Eterno Deus e Pai, em sua bondade e graça o fortaleça na fé, para que cresça na graça e conhecimento de Deus, tenha força para toda provação e viva uma vida agradável a ele.

Oração:

O - Pai celeste, nós te agradecemos porque no batismo tu chamaste estes teus filhos à fé em ti e lhes deste em Cristo a nova vida e perdão dos pecados. Fortalece-os sempre pelo poder do teu Espírito Santo, para assumirem com alegria a promessa que fizeram. Aumenta neles diariamente o desejo de te conhecerem e compreenderem a tua vontade. Que possam sempre te louvar e amar e te servir como servos teus. Por Jesus Cristo, teu Filho, nosso Senhor. Amém.

Tendo feito confissão de sua fé e promessa de fidelidade a Deus, como membros da Igreja Evangélica Luterana do Brasil e desta congregação, convido-os a participarem da santa ceia e de todas as bênçãos da Igreja Luterana: em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.

Bênção: (O pastor despede os confirmandos dizendo:)

O - Que o onipotente e poderoso Deus Pai, (sinal da cruz) Filho e Espírito Santo os abençoe e esteja com vocês para sempre. Amém.

Ritual de Confirmação

1. Oração:

O - Pai celeste, nós te agradecemos, porque no batismo tu chamaste estes teus filhos à fé em ti e lhes deste em Cristo a nova vida e perdão dos pecados. Fortalece-os sempre pelo poder do teu Espírito Santo, para assumirem com alegria a promessa que fizeram. Aumenta neles diariamente o desejo de te conhecerem e compreenderem a tua vontade. Que possam sempre te louvar e amar e te servir com servos teus. Por Jesus Cristo, teu Filho, nosso Senhor. Amém.

LITURGIA DE CULTO COM CONFIRMAÇÃO

HINO: (entradas dos confirmandos)

SAUDAÇÃO: (confirmando)

INVOCAÇÃO: (em pé)

Confirmandos: Cremos no Deus Triúno, Pai, Filho e Espírito Santo, um só Deus em três pessoas, o Deus que é de eternidade a eternidade.

Congregação: Ele é o Criador, ele é o Salvador e ele é o Santificador.

Oficiante: Em nome dele, para a sua honra e glória e louvor nos congregamos para este ato de culto e de adoração.

Confirmandos: Que tua presença, santo, justo, amoroso e gracioso Deus, que estás acima de toda a compreensão humana, esteja conosco em Jesus Cristo. Queremos hoje confirmar nossa fé em ti, aqui perante a comunhão dos santos que se reúne em teu nome.

Congregação: Ante ti nos inclinamos em reverência e com os confirmandos queremos reafirmar a nossa fé em ti.

CONFISSÃO e ABSOLVIÇÃO:

Confirmandos: Senhor Deus, cremos e confessamos que todos nascemos em pecado e por natureza estamos todos afastados de ti, e assim estamos condenados eternamente.

Congregação: Tem misericórdia de nós, amado Pai. Temos pecado e te ofendemos.

Oficiante: Então, entrarás conosco em juízo, Senhor?

Confirmandos: Não. Aprendemos e cremos que tu amaste o mundo perdido em pecado e enviaste Jesus Cristo ao mundo. Nele se encarnou teu infinito e incompreensível amor, e ele morreu por todos os pecadores na cruz e ressuscitou para que a culpa dos pecados fosse paga.

Congregação: Contigo, Senhor Deus da graça, está o perdão. Dá-nos um reconhecimento e arrependimento sinceros e verdadeiros da miséria em que nascemos e vivemos. E como fruto do arrependimento vivamos, por teu poder, uma vida digna, honesta, piedosa e justa, sem hipocrisia, com todos. Isto rogamos em nome de Cristo e no poder do Espírito Santo.

Oficiante: A vós que tendes o perdão, regozijai-vos. Amém.

HINO: ORAÇÃO: (em pé)

Confirmandos: Cremos e confessamos que podemos falar com Deus em nossas orações, para lhe agradecer e rogar. Cremos que Deus nos ouve em nome de Jesus Cristo, que é o nosso Advogado e único Mediador junto ao Pai.

Congregação: A ti, amado Pai celeste, elevamos os nossos pensamentos e corações. Sejam eles como o incenso que se eleva ao teu encontro.

Oração confirmanda

Congregação: Amém

SALMO RESPONSIVO: HINO: LEITURAS: (em pé)

Confirmandos: Cremos em tua Palavra, cremos que ela é a verdade e que ela nos conduz a Jesus. Cremos também que o Espírito Santo, por meio dela, nos levou à fé e nela nos conserva.

Congregação: Senhor, fala aos nossos ouvidos e corações. Que assim a tua Palavra aumente em nós a fé em ti e dê muitos frutos em forma de boas obras.

Leituras:

HINO: MENSAGEM: HINO: CONFISSÃO DA FÉ: (em pé)

Confirmandos: (confirmação é confissão pública da fé cristã) Cremos em Deus Pai todo-poderoso, Criador do céu e da terra.

Congregação: Cremos que Deus nos criou e nos deu corpo e alma, olhos, ouvidos e todos os membros, razão e todos os sentidos, e ainda os conserva, e nos dá vestes, calçados, comida, bebida, casa e lar, cônjuge e filhos e todos os demais bens. Diariamente nos supre de todo o necessário para o corpo e a vida; protege-nos contra todos os perigos e nos guarda de todo o mal. E tudo isso faz unicamente por sua divina bondade e misericórdia, sem nenhum mérito ou dignidade de nossa parte. Por tudo isso devemos dar-lhe graças e louvor, servi-lo e obedecer-lhe.

Confirmandos: Cremos em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor, o qual foi concebido pelo Espírito Santo, nasceu da virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado, desceu ao inferno, no terceiro dia ressuscitou dos mortos, subiu ao céu, e está assentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, de onde há de vir a julgar os vivos e os mortos.

Congregação: Cremos que Jesus Cristo, verdadeiro Deus, gerado do Pai desde a eternidade, e também verdadeiro homem, nascido da virgem Maria, é meu Senhor. Ele nos remiu de todos os pecados, da morte e do poder do diabo, não com ouro ou prata, mas com seu santo e precioso sangue e sua inocente paixão e morte, para que nós lhe pertençamos e vivamos em união com ele, em seu reino, e o sirvamos em eterna justiça, inocência e bem-aventurança, assim como ele ressuscitou dos mortos, vive e reina eternamente.

Confirmandos: Cremos no Espírito Santo, na santa igreja cristã, a comunhão dos santos, na remissão dos pecados, na ressurreição dos mortos e na vida eterna.

Congregação: Cremos que por nossa própria razão ou força não podemos crer em Jesus Cristo, nem vir a ele. Mas o Espírito Santo nos chamou pelo evangelho, iluminou com seus dons, santificou e conservou na verdadeira fé. Assim também chama, congrega, ilumina e santifica a todos os cristãos em toda a terra. Pela sua ação Deus perdoa-nos de todos os pecados e no dia do juízo final nos ressuscitará e dará a todos os crentes em Cristo a vida eterna. Isto é certamente verdade.

OFERTAS:

a) Ofertório: Confirmandos: Cremos e confessamos que somos salvos pela fé em Cristo, por pura graça de Deus, em vista de Cristo ter pago o nosso resgate na cruz. Mas cremos também que a fé verdadeira sempre produz boas obras, como sinal visível e demonstração de amor a Deus e ao próximo.

Congregação: Deus amado, cria em nós mais e mais uma fé viva e atuante. Cria em nós um coração puro e disposto a te servir.

Confirmandos: Cremos e confessamos que dons, talentos e ofertas, colocados à disposição de Deus, são o nosso culto de ação de graças e sacrifícios de louvor a Deus.

Congregação: Que em nós haja alegria, disposição e fervor. Tu, Senhor, que tanto amor nos dedicas, vence em nós a má vontade em nos con-sagrarmos a ti e a dificuldade para dedicarmos de nossos bens ao teu reino. Que nossos dons e ofertas reflitam a tua graça em nós pelo grande amor de Cristo. Como ele abriu os seus braços sobre a cruz, nós abramos nossos corações e nossas mãos como prova de amor a ti.

b) HINO: - entrega das ofertas sobre o altar

ORAÇÃO:

CERIMÔNIA DE CONFIRMAÇÃO: (confirmandos em pé)

Oficiante: Queridos confirmandos. No decorrer de todo o nosso culto de louvor deste dia vocês confessaram a sua fé no Deus Tri-Uno. Assim, a congregação, da qual vocês fazem parte, se alegra com vocês e convida vocês também a participarem do sacramento da continuação, que é a Santa Ceia (o batismo é o sacramento de iniciação).

Confirmandos: Cremos e confessamos que na Santa Ceia Jesus Cristo está presente com seu corpo e sangue. Ele se dá a nós no pão e no vinho, conforme ele mesmo diz: Tomai e comei, isto é o meu corpo e tomai e bebei, isto é o meu sangue, o sangue da nova aliança, derramado em favor de vós para a remissão dos pecados. Fazei isto em memória de mim”.

Oficiante: Em nome da congregação lhes pergunto: Vocês pretendem continuar e perseverar nesta fé na qual foram batizados e instruídos até o fim e viver uma vida de acordo com a santa vontade de Deus, usando fielmente os meios da graça (Palavra e Santa Ceia) para assim o Espírito Santo assistir e manter vocês firmes na fé em Jesus Cristo, e isto até o fim da vida?

Confirmandos: QUEREMOS, COM A GRAÇA DE DEUS!

(aproximam-se do altar e recebem a bênção de joelhos)

Oficiante: Deus, o Pai de nosso Senhor Jesus Cristo........

PAI NOSSO (congregação de mãos dadas)

HINO:

CONSAGRAÇÃO DOS ELEMENTOS:

Oficiante: “Nosso Senhor Jesus Cristo..........”, Hinário, página 40

Congregação (canta) “Cordeiro divino...........”

DISTRIBUIÇÃO: Hinos, fundo musical

AÇÃO DE GRAÇAS: (conjunta) Bendito seja o teu santo nome, ó Senhor Jesus Cristo, que eras, que és e que hás de vir. Junto com todos os salvos e com os fiéis neste mundo te rendemos graças e louvor. Vem guiar tua igreja nestes tempos do fim. Vem, Senhor Jesus, redimir e buscar o teu povo. Sê o nosso bom Pastor e guia-nos sempre pela vereda que leva aos céus. Por amor do teu santo nome. Amém.

BÊNÇÃO (conjunta): O Senhor nos abençoe.............

Rev. Heldo E. Bredow

Ritual de Confirmação

O - Quando ainda eram crianças, vocês foram recebidos na santa família de Deus, através do batismo. No dia do batismo, Deus estabeleceu um acordo com cada um de vocês. Neste acordo, Deus passou a ser o único e verdadeiro Deus de vocês. E, pela fé, passaram a pertencer a ele como filhos seus. Por meio da instrução que receberam na palavra de Deus, vocês compreenderam o sentido desta aliança. Agora estão diante de Deus e desta congregação, para dizerem publicamente e pessoalmente que confiam no Deus verdadeiro, que querem confirmar a aliança do batismo e que pretendem dedicar a vida ao Senhor da Igreja.

1. Credo Apostólico: (congregação)

2. Oração:( pode ser dita pelos confirmandos)

Pai celeste, tu nos chamaste a fé em ti, no dia do batismo. Hoje estamos aqui confirmando a nossa resposta ao teu chamado. Dá-nos o poder do teu Espirito Santo, para cumprirmos o que hoje prometemos. Por Jesus Cristo, nosso Senhor. Amém.

Todos- Pai celeste, tu chamaste estes jovens a fé em ti, no dia do batismo. Hoje estão aqui confirmando a resposta ao teu chamado. Dá-lhes o poder do teu Espírito Santo, para cumprirem o que hoje prometem. Por Jesus Cristo, nosso Senhor. Amém.

3. Imposição das mãos (Nome) Deus, o Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, te conceda o seu Espirito Santo, o Espirito de sabedoria e conhecimento, de graça e de súplica, de conselho e fortaleza, de santificação e temor de Deus.

4. Oração: (esta oração também pode ser parte da oração geral do culto)

O - Onipotente e Eterno Deus, graças te damos por haveres chamado estes jovens ao santo Batismo, no qual os limpaste de todos os pecados, sepultando-os com Cristo na morte.

C - Afasta-os sempre do poder do diabo e confirma-os como filhos do teu reino, no qual temos o perdão dos pecados.

O - Aumenta-lhes o conhecimento da tua palavra e também a fé, para crerem com firmeza em ti, o único Deus verdadeiro.

C - Renova-lhes o dom do teu Santo Espirito e guia-os pelo teu evangelho para uma nova vida em Cristo.

O - Enche-lhes o coração e a mente com a paz de Cristo. Concede-lhes a graça de andarem fielmente na tua verdade. Conserva neles o amor a ti e ao próximo.

C- E como resposta ao teu gracioso chamado, te sirvam na tua igreja, em amor, por todos dias da vida.

O - Finalmente, possam, jubilosos, e ao mesmo tempo vigilantes em oração, aguardar com todos os crentes, a vinda do Salvador. Acima de tudo esteja sobre eles a tua graça, fortalecendo-os na fé e guardando-os para a vida eterna.

Todos: Por Cristo Jesus, nosso Senhor. Amém.

17. Bênção. Ação de graças: (Após a Santa Ceia)

O - Senhor, damos-te graças neste dia, especialmente por haveres aceito à tua mesa mais estes jovens que confessaram publicamente a sua fé e te fizeram voto de fidelidade. Concede que possam sempre vir a tua mesa com alegria, e que na eternidade, possam, com todos os seus familiares, e com todos os santos, estar na tua presença gloriosa. Todos nós que aqui ouvimos a tua Palavra e recebemos a Santa Ceia, sejamos guiados por teu Santo Espirito a praticar o amor para com o próximo. Por Jesus Cristo, teu Filho, nosso Senhor. Amém

Louva, louva a teu Senhor / pelas bênçãos que te dá!

Louva, louva a teu Senhor / pelas bênçãos que te dá!

1. Pelo sol, pelo luar, / pela terra e grande mar,

pela chuva e tempo bom,/ pelo teu irmão.

Estr.:

2. Por Jesus morrer na cruz, / pela vida, amor e luz,

pela fé no coração, / pela salvação.

Estr.:

3. Como poderás calar, / vendo o seu amor sem par,

sua ajuda sem cessar? / Vamos pois louvar! Estr.:

1. Oh! vem guiar, Jesus, teu filho em tua luz.

Oh! vem guiar, Senhor, teu filho com amor.

Por ti, Senhor, eu clamo: estende a tua mão!

Ó Cristo, eu te amo, amo e dou meu coração.

2. Oh! vem me abençoar, na vida me guiar.

Oh! vem me pertencer, em todo o meu viver.

Estr.:

3. Ó Santo, Santo Deus, levanto os olhos meus,

e louvarei também, agora e sempre. Amém.

Estr.:

Rev. David Karnopp

Nenhum comentário: