BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina

quinta-feira, 22 de maio de 2008

Rito da Confirmação

A CONFIRMAÇÃO é uma cerimônia festiva celebrada pela Igreja Luterana, em que o jovem lembra o seu batismo, confirma o seu voto batismal confessando a sua fé no Cristo Salvador e prometendo com sua própria boca renunciar o diabo e suas obras, servir a Deus e permanecer fiel à igreja. Isto não acontece de um momento para outro, mas é precedido de um período de instrução bíblica, durante o qual se estuda as verdades básicas cristãs: Os Mandamentos, O Credo, o Pai Nosso, a Confissão e Absolvição, o Batismo, a Santa Ceia e como viver a santificação e o temor do Senhor. Que Deus dê a cada um tanto o querer como o cumprir o que irão prometer e lhes conceda suas maravilhosas bênçãos!

P – Prezados confirmandos: Jesus ordenou à sua Igreja dizendo: “Vão a todos os povos do mundo e façam que sejam meus seguidores, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo e ensinando-os a obedecer a tudo o que tenho ordenado a vocês”. Quando vocês ainda eram criancinhas, foram feitos filhos de Deus através do santo Batismo, pelo qual Deus fez uma aliança com vocês. Mais tarde, quando já crescidos, foram instruídos nos principais ensinamentos da Bíblia, como Jesus também ordenou que se fizesse.

Agora vocês estão aqui reunidos, diante de Deus e da congregação, para celebrarem as bênçãos do batismo, confessarem publicamente sua fé no Deus Triuno, afirmarem com sua própria voz a intenção de permanecerem fies a Cristo e dedicarem-se de corpo e alma ao seu Deus e Senhor, nesta vida e na eternidade. A congregação, por sua vez, está celebrando junto com vocês as bênçãos do batismo e ora pedindo que Deus os ampare em toda a vida e os conserve fieis a Jesus Cristo, o Salvador.

Por isso, levantem comigo os corações ao Deus de todo o amor, respondendo com sinceridade as perguntas que, em nome do Senhor farei a vocês, como ministro que sou da igreja de Deus.

► Reconhecem que no batismo Deus fez uma aliança com vocês e os adotou como seus filhos?

Reconhecemos.

► Estão dispostos e resolvidos a afirmar, diante de Deus e desta congregação, sua fidelidade ao Deus verdadeiro que fez aliança com vocês no batismo?

Estamos.

► Renunciam o diabo, sua vontade má e tudo o que faz?

Renunciamos.

► Crêem em Deus Pai?

Sim, cremos em Deus Pai Todo-poderoso, Criador do céu e da terra.

► Crêem em Deus Filho?

Sim, cremos em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor, o qual foi concebido pelo Espírito Santo, nasceu da virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado. Desceu ao inferno; no terceiro dia ressuscitou dos mortos, subiu ao céu e está sentado à mão direita de Deus Pai Todo-poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e os mortos.

► Crêem em Deus Espírito Santo?

Sim, cremos no Espírito Santo, na santa Igreja Cristã – a comunhão dos santos – na remissão dos pecados, na ressurreição da carne e na vida eterna. Amém.

► Crêem que são salvos pela graça de Deus, obtida pela fé em Cristo Jesus?

Sim, cremos que “Deus amou o mundo tanto, que deu o seu único Filho, para que todo o que nele crer não morra, mas tenha a vida eterna”.

► Aceitam todos os livros da Bíblia, tal como os conheceram, como palavra inspirada de Deus? E aceitam, como verdadeira e correta, a doutrina da Igreja Evangélica Luterana, tirada desses livros e aprendida na instrução?

Aceitamos.

► Querem também, como membros da Igreja Evangélica Luterana do do Brasil e desta congregação, continuar firmas na confissão dessa igreja. Levar uma vida cristã de acordo com a Palavra de Deus, estudando-a, participando do sacramento da Santa Ceia, freqüentando com regularidade os cultos e permanecer fiéis ao Deus Triúno em fé, palavras e ações até o fim da vida?

Queremos, com a ajuda de Deus.

P – Confirmem, pois, diante do altar a promessa feita e recebam, de joelhos, a bênção do Senhor.

(____________________nome) Deus, o Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, dê a você o seu Espírito Santo, o Espírito de sabedoria e conhecimento, de graça e de súplica, de conselho e fortaleza, de santidade e temor do Senhor. (Lê-se o versículo áureo)

P – Em virtude da confissão e promessa de vocês, feita publicamente, eu os recebo como membros comungantes da IELB e desta Congregação, convidando-os a participarem conosco de todos os direitos, privilégios e bênçãos da Igreja; em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Oração: Bondoso Deus e Pai, te agradecemos porque trouxeste estes teus servos a Jesus por meio de santo batismo. Conserva sobre eles a tua mão paternal e dá-lhes rica medida do Espírito Santo. Conduze-os pelo caminho do conhecimento e da obediência à tua Palavra. Defende-os das tentações de satanás e guia-os sempre em bons caminhos. Dá-lhes amor, alegria, paz, paciência, bondade, fidelidade, humildade e forças para terem domínio próprio. Conserva-os fiéis a ti até ao último instante de sua vida e, depois, recebe-os na glória eterna dos céus. Por Jesus Cristo que vive e governa com o

Pai e o Espírito Santo, único Deus, para sempre. Amém.

Bênção: Que o Senhor os abençoe e os guarde; que o Senhor os trate com bondade e misericórdia; que o Senhor olhe para vocês com amor e lhes dê a paz.

Confirm.: Amém.

Nenhum comentário: