BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina

quinta-feira, 22 de maio de 2008

O Segredo do Biscoitão - EBI

Sugestão para a Escola Dominical/Bíblica – Dia de Ação de Graças

O SEGREDO DO BISCOITÃO

A mãe de Paulinho deu-lhe um biscoitão no café da manhã. Hum! Estava tão gostoso! Num instante o menino comeu todo o biscoitão.

Acabado o café, Paulinho correu à cozinha e falou:
- Mamãe, muito obrigado pelo biscoitão gostoso.
Mas sua mãe respondeu:
- Não agradeça a mim. Eu não fiz o biscoitão. Comprei-o na padaria. Agradeça ao padeiro.

Paulinho não teve dúvidas. Ao passar pela padaria, falou:
- Sr Padeiro, hoje de manhã mamãe me deu um biscoitão gostoso. Eu agradeci a ela, mas ela me falou: Não agradeça a mim; agradeça ao Padeiro. Então, Sr Padeiro, muito obrigado pelo biscoitão gostoso.

O padeiro, Sr. Manuel, sorriu e disse:
- Não agradeça a mim, menino. Eu só ajudei um pouco, assando o biscoito. Agradeça ao Fazendeiro que me vendeu a farinha.

Paulinho foi até à fazenda. Encontrou o Fazendeiro trabalhando e lhe falou:
- Sr Fazendeiro, hoje de manhã a minha mãe me deu um biscoitão gostoso. Eu agradeci a ela, mas ela me disse: Agradeça ao Padeiro. Eu agradeci ao Padeiro, mas ele me disse: Não agradeça a mim, agradeça ao Fazendeiro. Portanto, Sr Fazendeiro, muito obrigado pelo biscoitão gostoso.

Acontece que o Fazendeiro respondeu:
- Sabe, garoto, eu só ajudei um pouco, plantando, colhendo e moendo o Trigo. Por isso não agradeça a mim, agradeça ao Trigo que me deu a farinha.
O menino foi até à plantação de trigo. Estava toda amarelinha. Paulinho falou:
- Sr Trigo, hoje de manhã minha mãe me deu um biscoitão gostoso. Eu agradeci a ela, mas ela me disse: Agradeça ao padeiro. Eu agradeci ao padeiro, mas ele me disse: Agradeça ao fazendeiro. Eu agradeci ao fazendeiro, mas ele também me disse: Não agradeça a mim, agradeça ao Trigo, que me deu boa farinha. Portanto, Sr Trigo, muito obrigado pelo biscoitão gostoso.

O Trigo balançou ao vento e falou:
- Não agradeça a mim também. Agradeça à Chuva que molhou a terra e me fez crescer.
Paulinho saiu a procura da Dona Chuva. Finalmente a encontrou e disse:
- Dona Chuva, hoje de manhã mamãe me deu um biscoitão gostoso. Eu agradeci a ela, mas ela falou: Não agradeça a mim, agradeça ao Padeiro. Eu agradeci ao Padeiro, mas ele disse: Não agradeça a mim, agradeça ao Fazendeiro. Eu agradeci ao Fazendeiro, mas ele me disse: Não agradeça a mim, agradeça ao Trigo. Eu agradeci também ao Trigo, mas ele me falou: Não agradeça a mim, agradeça à Chuva. Portanto, Dona Chuva, muito obrigado pelo biscoitão gostoso.

A chuva riu e falou:
- Eu só ajudei um pouco também. Agradeça ao Sol, que deu força à terra para produzir o Trigo.
Quando a Chuva se foi e o Sol tornou a brilhar, o menino gritou:
- Sr Sol, hoje de manhã mamãe me deu um biscoitão gostoso, eu agradeci a ela , mas ela falou: Não agradeça a mim, agradeça ao Padeiro. Eu agradeci ao Padeiro, mas ele me disse: Não agradeça a mim, agradeça ao Fazendeiro. Eu agradeci ao Fazendeiro, mas ele também falou: Não agradeça a mim, agradeça ao Trigo. Pois eu agradeci ao Trigo, e o Trigo também disse: Não agradeça a mim, agradeça à Chuva. Eu agradeci à Chuva, e ela me respondeu: Não agradeça a mim, agradeça ao Sol. Portanto, Sr Sol, muito obrigado pelo biscoitão gostoso.

O sol, todo sorridente, falou grosso e forte:
- Não agradeça a mim, menino. Agradeça a Deus, que fez a terra, que mandou a Chuva, que me fez brilhar para que o Trigo pudesse crescer. Foi Ele quem deu força ao Fazendeiro para plantar, colher e moer o Trigo. Foi Ele quem deu ao Padeiro sabedoria para fazer um biscoitão tão gostoso! Foi Ele quem deu saúde e força a seus pais para trabalharem e ganharem o dinheiro com que sua mãe comprou o biscoitão gostoso...

Ah! Paulinho descobriu o segredo do biscoitão! Correu para o seu quarto, ajoelhou-se ao lado da cama e orou:
- Pai do céu , meu bom Deus, muito obrigado pelo biscoitão gostoso que comi hoje de manhã. Muito obrigado por todas as coisas boas que o Senhor me dá. Em nome de Jesus. Amém.

Preparando o encontro com as crianças usando a história “O Segredo do Biscoitão”

Tema: Aprendendo a agradecer

Texto Bíblico: Lucas 17:11 - 19 (A cura de dez leprosos)

Objetivos do encontro:


* Perceber que a mão de Deus está em todas as coisas boas que nos cercam.
* Despertar na criança a valorização das pequenas coisas da vida.
* Incentivar a gratidão.

Material: Cordão, um anel, biscoitos, galho seco, papel sulfite, lápis de cor, tesoura, revistas,cola, cartões de cartolina, envelopes.

1 - Acolhida: Receber as crianças com alegria, perguntar como foi a semana, etc.

2 - Cânticos:

3 - Acolhida dos visitantes/Dinâmica:

Faça um círculo com cordão e coloque nele um anel, peça às crianças para se colocarem em círculo e cada uma delas segurar num pedaço do cordão. Enquanto canta-se uma música bem conhecida, as crianças vão passando o anel através do cordão até ouvirem um sinal (dado pela professora); quem estiver com o anel no momento do sinal deve dizer o nome de todas os participantes. Repita algumas vezes.

4 - Oração de gratidão: Agradecendo a Deus pelo grupo reunido e pelos novos amigos.

5 - Dinâmica de motivação:

Pedir para as crianças apanharem no quintal ( ou outro lugar disponível) objetos que representem algo importante para a vida da gente. Em seguida, cada criança agradece a Deus pelo motivo que está representado pelo objeto (oração comunitária).

6 - História:


Introdução à História: oferecer biscoitos bem gostosos (um para cada criança, só para provar). Vocês gostaram do biscoito? Pois é, a nossa história de hoje fala sobre um biscoito desses, super gostoso ...
Fixação da história:
* Levar um galho seco onde serão pendurados motivos diversos (confeccionados pelas crianças) de gratidão a Deus. Ex: família, casa, amigos, alimento, natureza,...

Obs: Os motivos poderão ser desenhados, escritos, ou recortados de revistas selecionadas anteriormente. Para ficar mais bonita a árvore você pode preparar o papel (no qual as crianças vão desenhar, colar ou escrever seus motivos) em formato de folhas de árvores ou frutas.

7 - Versículo do dia: Salmo 106:1a - "Rendei graças ao Senhor porque ele é bom"

Fixação do versículo: Prepare antecipadamente o versículo escrevendo-o em cartões (uma palavra em cada cartão). Escreva diversas vezes o versículo de acordo com o número de grupos que sua classe possa ser dividida (forme grupos de 03 ou 04 crianças) e coloque-os em envelopes com as palavras fora de ordem. Divida os grupos e dê um envelope para cada um para que possam montar o versículo. Quando todos os grupos já tiverem terminado, leia repetidas vezes com eles para que possam memorizar. Crie dinâmicas: um grupo começa a falar o versículo, o outro termina; vá retirando alguns cartões, etc.

8. Oração de Agradecimento e Despedida.

Nenhum comentário: