BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina

quinta-feira, 22 de maio de 2008

Liturgia de Confirmação

Preparação - (Fundo Musical)

HINO 181 Congreg. Solene e tão sereno (Entrada Pastores)

1. Solene e tão sereno / é tudo em derredor; / meu coração exulta / no dia do Senhor.

2. Ecoa longe e perto / dos sinos o clangor: / Oh! Irmanados vinde / à casa do Senhor.

3. Convite tão amável /proclama graça e amor. / Quem pode desprezá-lo / provindo do Senhor.

Saudação – (Pastor)

ENTRADA DOS Confirmandos

(Fundo Musical - CD - “Vida Nova” - faixas 13 a 19)

Invocação do Deus Triúno

P - Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

C - Amém.

P - Ó Deus, bom é estar em tua presença,

C - e fazer parte da tua igreja, a vasta congregação de crentes por todo mundo.

Todos - Hino: 189.1 Exultantes te adoramos

Exultantes te adoramos, / Deus da glória, Deus do amor. /

Nossos corações te abrimos, / enche-nos de santo ardor. /

Vem, dissipa as nuvens frias, / a tristeza, a noite atroz. /

Doador das alegrias, / o teu brilho luza em nós!

P - Nós te agradecemos e louvamos por teres aceitado a cada um de nós através de vida, morte e ressurreição de teu Filho Jesus.

C - Nós reconhecemos a comunhão da fé que temos um com o outro.

Todos - Hino: 189.2 Exultantes te adoramos

Tuas obras anunciam / teu imenso resplendor. /

Céus e terra, estrelas e anjos / cantam hinos de louvor. /

Vales, montes e campinas, / lindos prados, verde mar, /

aves, fontes cristalinas / vem conosco te adorar.

P – Dá-nos teu Santo Espírito para que expressemos a ti, e a cada irmão, a nossa gratidão por tuas bênçãos.

C – Ajuda-nos a sermos testemunhas fiéis do teu amor enquanto aguardamos novos céus e nova terra.

Hino: 189.3 Exultantes te adoramos

Ó cristãos, entoai os hinos / que o universo quer cantar! /

De Jesus o amor divino / faz-nos mais e mais amar. /

Jubilantes, celebremos / seu triunfo sobre o mal; /

Vinde, alegres exaltemos / sua glória celestial!

Confissão de Pecados

P – Irmãos e irmãs, o desejo maior do coração de Deus é de que as pessoas se arrependam de seus pecados, recebam o perdão e sejam salvas. Por isso, confiando na misericórdia de Deus, confessemos agora os nossos pecados e recebamos o Seu perdão, por meio de Jesus Cristo.

C – Reconhecemos, Senhor, que pecamos por pensamentos, palavras, ações e omissões. Perdoa nosso pecado.

P – Ó Senhor, lembra da tua bondade e do teu amor, que tens mostrado desde os tempos antigos (Sl 25.6).

C – Por causa do teu amor, tem misericórdia de mim. Por causa da tua grande compaixão, apaga os meus pecados.

P - Purifica-me de todas as minhas maldades e lava-me do meu pecado.

C - Pois eu conheço bem os meus erros, e o meu pecado está sempre diante de mim

P - Contra ti pequei – somente contra ti - e fiz o que detestas (Sl 51. 1- 4).

P e C - Ó Deus, cria em mim um coração puro e dá-me uma vontade nova e firme! Não me expulses da tua presença, nem tires de mim o teu Santo Espírito. Dá-me novamente a alegria da tua salvação e conserva em mim o desejo de ser obediente. ... Ó Deus, meu Salvador, livra-me da morte, e com alegria eu anunciarei a tua salvação! (Sl 51.10-14).

Absolvição

P - Prezados irmãos e irmãs em Cristo: Deus, em Sua misericórdia, por causa de Cristo Jesus perdoa os nossos pecados. E, para que disso você tenha certeza, seja consolado e para que sirva a Deus com alegria, eu - ministro da Palavra, em nome e por ordem de Cristo, perdôo todos os teus pecados; em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Intróito (Introdução) Salmo 130

P - Cantem hinos a Deus, o Senhor, todos os moradores de terra!

Conf. - Adorem o senhor com alegria e venham cantando até a sua presença.

Todos - Lembrem que o Senhor é Deus. Ele nos fez, e nós somos dele; somos o seu povo, o seu rebanho.

P - Entrem pelos portões do Templo com ações de graças, entrem nos seus pátios com louvor.

Pais - Louvem a Deus e sejam agradecidos a ele.

Todos - Pois o Senhor é bom; o seu amor dura para sempre, e a sua fidelidade não tem fim.

Hino: 213.1 > Louva ao Senhor, potentíssimo

Louva ao Senhor, potentíssimo Rei das alturas. / Canta,

minha alma, jubila com todas criaturas. / Vinde, exultai! /

Harpas, saltérios tocai, / gratos por tantas venturas.

Oração (Confirmando)

Leitura da Palavra

Is 51. 4 – 6

Jd 20 – 25

Hino: 213.3 Louva ao Senhor, potentíssimo

Louva ao Senhor por fazer-te assim maravilhoso. /

Dando-te vida e saúde, é teu Pai mui bondoso, /

Pois na aflição / ele te dá proteção / sob suas asas, gracioso.

Leitura do evangelho Mc 13. 32 – 37 (Pastor)

Hino Jesus é o Guia (Cantado pelos Confirmandos)

1. Jesus é o Guia, mui paciente, / está presente, quer seja onde for. / Ele conhece meus pensamentos, / todos os momentos é meu bom Protetor. /

: : Jesus, bondoso, alegre, aceita / e não rejeita o pecador : :

2. Estou seguindo, o seu caminho / é pedregoso, mas não o deixarei / mesmo que seja muito penoso, / eu vou contente, pois nele o céu terei.

: : Deste caminho, eu não desisto, / pois é de Cristo, não deixarei.: :

Mensagem (Pastor)

Hino: 213.5 Louva, ó minha alma, a Deus, / louva o seu nome glorioso. / Ó mundo, canta louvores / a Deus piedoso. / És nossa luz, / ó Rei celeste, Jesus, / louva-te o povo ditoso.

<> Tudo, tudo o que eu ...

Tudo, tudo o que eu tenho, Senhor! / Tudo o que eu sou, Senhor! / Todo o universo é teu, é teu, Senhor!

1. Todo o tempo que tiver / ao Senhor vou consagrar. / Este tempo ele me deu / para amar, servir e louvar.

Tudo, tudo o que eu tenho, Senhor! ...

2. Os meus dons eu vou usar / no trabalho do Senhor! / Estes dons ele me deu / para amar, servir e louvar.

Tudo, tudo o que eu tenho, Senhor! Tudo o que eu sou, Senhor! / Todo o universo é teu, é teu, Senhor!

3. Vou ser administrador / dos bens que eu recebi. / Pois os bens ele me deu / para amar, servir e louvar.

Tudo, tudo o que eu tenho, Senhor! ...

Oração Geral

hino 315 Oh! Guia nesta vida

1. Oh! guia nesta vida, / Senhor, meu Deus, / até findar a lida, / os passos meus. / sozinho eu não desejo / um passo dar: / constante em teu cotejo / eu quero andar.

2. O teu amor me cobre / o coração / e tranqüiliza o pobre / na inquietação. / Se tua eterna graça / me consolar, / contente na desgraça / hei de exultar.

3. Se acaso não compreendo / teu proceder / de ti não me desprendo, / do teu poder. / Conduze, tu, meus passos / à eterna luz; / acolhe-me em teus braços, / Senhor Jesus.

Rito de Confirmação (Confirmandos em pé)

Santa Ceia

P e C - Pai Nosso, que estás nos céus. Santificado seja o teu nome. Venha o teu reino. Seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu. O pão nosso de cada dia nos dá hoje. E perdoa-nos as nossas dividas, assim como nós também perdoamos aos nossos devedores. E não nos deixes cair em tentação. Mas livra-nos do mal. Pois teu é o reino, e o poder, e a glória, para sempre. Amém.

P - Nosso Senhor Jesus Cristo, na noite em que ... - A paz do Senhor seja com todos vocês para sempre. Amém.

Hino: 146 P e C - Santo, santo, santo! Deus onipotente, / cedo de manhã cantaremos teu louvor. / Santo, santo, santo! Trino Deus clemente. / És um só Deus, excelso Criador.

Distribuição - 1º - Os Jovens confirmados no altar

- 2º - Os demais Comungantes, por fila

Hino 311 Ó Jesus bendito

  1. Ó Jesus bendito, / quero te servir; / pelos teus caminhos / faze-me seguir.
  2. Sem a tua graça / não podemos ter / força suficiente / para o mal vencer.
  3. Ó divino Mestre, / nosso Salvador, / vem ao nosso encontro, / mostra o teu favor.
  4. Protetor bondoso, / vem nos conduzir; / tua paz celeste / faze em nós luzir.

HINO 318 - Fui em teu nome batizado

1. Fui em teu nome batizado, / triúno Deus, e sou cristão; / fui ao teu povo acrescentado, / a fé me aviva o coração. / Sou arraigado em meu Jesus, / e em mim o Espírito reluz.

2. Querido Pai, me declaraste / amado filho e herdeiro teu. / Ó Redentor, tu me salvaste, / a tua morte me valeu. / Na privação, em toda a dor, / me animas, ó Consolador.

3. Já prometi fidelidade, / firmeza, amor e submissão. / Fui feito tua propriedade / por graça e grande compaixão. / Renunciarei às obras más / e à pompa vã de satanás.

4. Tu és fiel no cumprimento / do pacto em todo o proceder. / Se eu transgredir teu mandamento, / oh! Não me deixes perecer! / Ao tropeçar, perdendo a paz, / a graça não me negarás.

5. A ti me entrego novamente, / meu corpo e coração são teus. /Dirige sempre a minha mente, / que eu seja a ti fiel, ó Deus. / Não haja impulso em mim, Senhor, / que contrarie o teu amor.

6. Afasta-te de mim, Maligno, / contigo pacto algum farei. / Sou pecador, me sinto indigno, / mas em Jesus a paz achei. / Ao mundo quero renunciar / e só em Cristo confiar.

7. Triúno Deus, nos meus intentos / jamais me deixes vacilar, / que eu possa em todos os momentos / contigo em comunhão estar / Em ti eu vivo e morrerei, / e assim no céu te louvarei.

HINO 259 Tu queres ver unido

1. Tu queres ver unido / teu povo a ti, Senhor, / o povo redimido / por teu bendito amor. / nenhuma ovelha perderás / que atende o teu chamado, / que busca tua paz.

2. Jesus, convidaste / a virmos sem temor: / a mesa preparaste / aos teus fieis, Senhor. / Quiseste sob o vinho e pão / nos dar teu sangue e corpo - / o divinal perdão.

3. Aqueles que buscaste, / em fieldade e amor, / que do temor salvaste, / adoram-te, Senhor; / pois anulaste a transgressão, / trazendo paz celeste / e graça ao coração.

4. À tua mesa venho / com fé e contrição. / Em ti, Jesus, eu tenho / real consolação. / Que os anjos possam celebrar / do filho transviado / a volta ao pátrio lar.

5. A ti eternamente / queremos pertencer, / e a ti, Senhor potente, / servir e obedecer. / Senhor fiel, tu ficarás / com tua grei remida. / Vem dar-nos tua paz.

Música de CD

Oração de Ação de Graças

Bênção (“Worship Helps” LC-MS, St Louis, 1983, p.48)

P - Vão agora pelo mundo e levem paz e alegria. Vivam no temor do Senhor, em confiança e obediência a Cristo. Tenham coragem, testemunhem o Evangelho a cada pessoa; que nada os faça parar de falar do amor de Deus, em Cristo Jesus. Amparem os fracos; auxiliem os sofredores; respeitem todas as pessoas. Amem e sirvam ao Senhor com alegria, no poder do Espírito Santo. E a benção do todo-poderoso Deus, o Pai, o Filho e o Espírito Santo, seja sobre vocês e permaneça com vocês para sempre.

C - Amém! Confiantes nós iremos e alegres cumpriremos o desafio da missão de Deus no conhecimento e no poder do Espírito de Deus. Amém.

Os confirmados recebem os cumprimentos à frente da igreja.

Liturgia realizada na Congregação Evangélica Luterana “São Lucas”

Rua Guanabara, 678, bairro Ouro Branco Novo Hamburgo- fone: (51) 3587-1602

Nenhum comentário: