BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina

quinta-feira, 22 de maio de 2008

Rito da Confirmação 2

Ordem de Confirmação

Jesus ordenou dizendo: "Vão a todos os povos do mundo e façam com que sejam meus seguidores, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo e ensinando-os a obedecer a tudo o que tenho ordenado a vocês." Quando ainda crianças, vocês foram levados ao santo batismo, como Jesus ordenou. Naquela ocasião, Deus Espírito Santo renovou o coração de vocês, deu a fé em Jesus Cristo e perdoou os seus pecados Pelo perdão recebido, Deus fez aliança com vocês no batismo e os adotou como seus filhos. Mais tarde, quando já crescidos, vocês foram instruídos nos principais ensinos da Bíblia, como Jesus também ordenou que se fizesse. Por meio da instrução recebida, chegaram a compreender o sentido e o significado da aliança do batismo. Agora, estão reunidos aqui, diante de Deus e da congregação, para celebrarem as bênçãos do batismo, confessarem publicamente sua fé no Deus triúno, afirmarem com sua própria voz a intenção de permanecerem fiéis a Cristo e dedicarem-se de corpo e alma ao seu Deus e Senhor, nesta vida e na eternidade. A congregação, por sua vez, está celebrando junto com vocês as bênçãos do batismo e ora pedindo que Deus os ampare em toda a vida e os conserve fiéis a Jesus Cristo, o Salvador.

Queridos confirmandos: Levantem comigo os corações ao Deus de todo o amor, respondendo com sinceridade as perguntas que em nome do Senhor farei a vocês, como ministro que sou da igreja de Deus.

è Vocês reconhecem que no santo batismo Deus fez aliança com vocês e os adotou como seus filhos?

Reconhecemos.

è Estão dispostos e resolvidos a afirmar diante de Deus e desta congregação sua fidelidade ao Deus verdadeiro que fez aliança com vocês no batismo?

Estamos.

è Renunciam ao diabo, à vontade dele e tudo o que faz?

Renunciamos.

è Crêem em Deus Pai?

Sim, cremos em Deus Pai Todo-Poderoso, Criador do céu e da terra.

è Crêem em Deus Filho?

Sim, cremos em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor, o qual foi concebido pelo Espírito Santo, nasceu da virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado. Desceu ao inferno; no terceiro dia ressuscitou dos mortos, subiu ao céu e está sentado à direita de Deus Pai Todo-Poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e os mortos.

è Crêem em Deus Espírito Santo?

Sim, cremos no Espírito Santo, na santa Igreja Cristã – a comunhão dos santos – na remissão dos pecados, na ressurreição da carne e na vida eterna. Amém.

è Crêem que são salvos pela graça de Deus, mediante a fé em Jesus Cristo?

Sim, cremos que “Deus amou o mundo tanto, que deu o seu único Filho, para que todo o que nele crer não morra, mas tenha a vida eterna”.

è Aceitam todos os livros da Bíblia, tal como os conheceram, como Palavra inspirada de Deus? E aceitam como verdadeira e correta a doutrina da Igreja Evangélica Luterana, tirada desses livros e aprendida na instrução?

Aceitamos.

è Querem também, como membros da Igreja Evangélica Luterana do Brasil e desta congregação, continuar firmes na confissão dessa igreja?

Sim, com a ajuda de Deus.

è Enfim, querem levar vida cristã de acordo com a Palavra de Deus, continuar sempre estudando esta Palavra, participar do sacramento da santa ceia, freqüentar regularmente a igreja e permanecer fiéis ao Deus triúno em fé, palavras e atitudes até ao fim da vida?

Queremos, com a ajuda de Deus.

O- Diante da confissão que acabam de proferir, posso lhes garantir que o Senhor Jesus lhes perdoou todos os pecados. De maneira muito especial, alegrem-se, pois os nomes de vocês estão escritos no céu. Convido-os a participarem conosco da Santa Ceia do Senhor e de todas as bênçãos que Deus confere à sua igreja. Exorto-os a permanecerem firmes naquilo que aprenderam, dando testemunho da verdade para os que não crêem.

Ajoelhar:

(Nome, versículo): Deus, o Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, dê a você o seu Espírito Santo, o Espírito de sabedoria e conhecimento, de graça e de súplica, de conselho e fortaleza, de santificação e temor de Deus.

Oremos:

Bondoso Deus e Pai, nós te agradecemos porque trouxeste estes teus servos a Jesus por meio do santo batismo. Pedimos-te que continues a (lhes) dar rica medida do Espírito Santo. Aumenta neles o conhecimento e a fé verdadeira para confiarem com firmeza em ti, único Deus verdadeiro, e no Senhor Jesus Cristo, único Salvador. Defende-os de tentações de satanás e guia-os sempre nos bons caminhos ensinados na Bíblia. Dá-lhes amor, alegria, paz, paciência, bondade, fidelidade, mansidão e forças para terem domínio próprio. Ajuda-os na continuação do estudo da tua Palavra, na oração, na participação na igreja e no testemunho de sua fé. Conserva-os fiéis a ti até ao último instante de suas vidas e, depois, recebe-os na glória eterna dos céus.

Por Jesus Cristo, que vive e reina contigo e o Espírito Santo, único Deus, para sempre. Amém.

Bênção:

Que o SENHOR os abençoe e os guarde; que o SENHOR os trate com bondade e misericórdia; que o SENHOR olhe para vocês com amor e lhes dê a paz. Amém.

Nenhum comentário: