BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

João 6.35 - Eu sou o pão da vida (meditação)

Há alguns dias foi apresentado em uma grande emissora de TV, num de seus programas esportivos, uma reportagem sobre a importância do esporte na vida dos habitantes do país mais pobre das Américas, o Haiti. O país é tão pobre que apenas 30% da população possui emprego, os outros 70% vivem da informalidade. As várias cenas mostradas revelavam a miséria: homens, mulheres e crianças mendigando pelas ruas, revirando o lixo em busca de comida, convivendo com o esgoto a céu aberto. A cena de uma mãe preparando o alimento dos filhos chamou a atenção pois ela preparava uma mistura de terra, manteiga e água que, depois de batida e transformada em pequenos tabletes, era secada ao sol e oferecida aos filhos como se fosse bolacha. A imagem de uma pequena criança comendo este "alimento" foi chocante. O esporte está ajudando o país a viver mais em paz e com harmonia. Porém, ainda existe um longo caminho pela frente para acabar com a miséria e a fome.

É surpreendente constatarmos que ainda exista tamanha miséria em pleno século 21. Afinal, estamos na era do progresso da ciência e da tecnologia, no qual avanços consideráveis são presenciados diariamente. A humanidade jamais passara por transformações como essas. Talvez aí esteja o problema. O progresso fez com que a humanidade se tornasse mais materialista e consumista. Isso levou a uma atitude egoísta, onde o ter deve ser almejado independente do que isso possa causar ao semelhante. É importante o indivíduo usufruir o que o progresso pode dar nem que isso, na maioria das vezes, sacrifique o coletivo. Observando por esse ângulo já não causa mais tanta surpresa a fome, a miséria, a falta de amor e paz em que a humanidade vive. Vivemos a era da matéria em detrimento do espírito, do egoísmo em detrimento do coletivo, do eu em detrimento do nosso.

Existe uma solução? Há esperança? A resposta a estes questionamentos são mais simples do que se possa imaginar. Ela está no evangelho de João: "Eu sou o pão da vida". Existem muitas outras respostas e soluções para os problemas da humanidade, mas nenhuma tão simples e prática como essa. Por quê? Porque ela depende apenas da fé para se tornar realidade. Fé naquele que pronunciou essas palavras e, não apenas pronunciou, mas as tornou concretas em sua vida, ou seja, Jesus.

Jesus é o pão pois jamais despediu vazio aos que o buscavam. E pão aqui significa mais do que simplesmente alimentar. Significar olhar a pessoa por inteiro. E Jesus olhava conforme suas próprias palavras: "...amarás o teu próximo como a ti mesmo". Jesus é o pão que alimentava os famintos, que curava os enfermos, que restaurava as pessoas caídas. Mas, mais importante do que isso, Jesus é o alimento para a eternidade: "...se alguém dele comer, viverá eternamente". Quem se alimenta de Jesus tem suas forças renovadas para enfrentar as dificuldades diárias e encontra forças para olhar o seu próximo e vê-lo por inteiro, sendo capaz de amá-lo e ajudá-lo em todas as suas necessidades diárias, tanto materiais como espirituais.

Jesus é vida pois a transformação que ele proporciona ao ser humano é uma transformação de vida. Diz um ditado que é olhando os problemas dos outros que aprendemos a não reclamar dos nossos. Quando Jesus ensina a amar o próximo como se ama a si mesmo ele quer dizer que a vida humana encontra sentido na doação. A encarnação de Jesus só encontrou sentido quando doou sua vida pela humanidade. Sem esta doação a perspectiva da vida eterna não existiria. É amando e doando-se ao próximo que a vida humana encontra sentido.

Jesus é o pão da vida. Nele vivemos o espírito em detrimento da matéria, o coletivo em detrimento do egoísmo, o nosso em detrimento do eu. Jesus é a resposta para a solução dos problemas da humanidade. Basta crer em Jesus e em suas Palavras. Quando a pessoa crê em Jesus é alimentada e sua vida muda. Assim tem forças para alimentar o próximo, tanto espiritual quanto material, e mudar a sua vida. É em Jesus que podemos evitar de ver cenas como a da criança se "alimentando" de terra, manteiga e água. Jesus é o pão espiritual que dá vida e através da vida consagrada do crente transforma-se em realidade concreta de ações de amor e doação.

Agora uma palavra especial aos pais. Não há nada mais dolorido para um pai do que ver seus filhos sem ter o que comer. Por isso os pais assumem a responsabilidade e a dedicação de cuidá-los da melhor maneira possível. Essa dedicação deve acontecer também no cuidado do alimento espiritual, pois é no lar que o pão da vida, Jesus, deve ser apresentado à criança e oferecido a ela. Deus confiou aos pais à responsabilidade de alimentar seus filhos não só do pão para o corpo mas, e principalmente, do pão para a vida eterna que é Jesus. Que Deus abençoe aos pais nesta nobre missão.
Jesus disse: "eu sou o pão da vida". Que este alimento fortaleça muitas vidas e que estas vidas fortalecidas sejam instrumentos de Deus para transformar o mundo. Amém.

Nenhum comentário: