BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina

sexta-feira, 3 de julho de 2009

Os Objetivos da Igreja

Textos Base: 1 Coríntios 12. 12 – 31 e Atos 6. 1 – 7
A igreja não está neste mundo para permanecer na passividade, mas para fazer a obra de Deus e servir de instrumento nas mãos de Deus para a salvação dos homens. Ela tem a missão de levar 100% do Evangelho a 100% das pessoas. A sua missão sempre estará incompleta enquanto houverem pessoas que não crêem no Salvador Jesus.
Ao refletir sobre seus objetivos neste mundo, a igreja sempre deve ter em mente a missão que Deus lhe conferiu. E a missão que Deus conferiu à sua igreja neste mundo é a mesma que entregou a seu próprio Filho: SALVAR. Nada mais é preciso fazer para completar nem é possível fazer para substituir a obra da salvação empreendida por Jesus. Mas a igreja ficou encarregada de cuidar dos negócios do Pai neste mundo, ou seja, divulgar a salvação que Cristo conquistou. Deus continua querendo salvar a humanidade pelo único meio que Ele providenciou: a fé em Jesus Cristo (Efésios 2. 8 e 9).
Que Deus continua com este propósito salvador fica claro pelo próprio fato de o mundo continuar existindo e Deus não acabar com os homens por causa de seus pecados (2 Pedro 3. 1 – 13). Deus quer que todos tenham a oportunidade de confiar na graça que Ele manifesta em Jesus. Assim Deus institui governos, confere autoridade, mantém a criação para que a igreja tenha condições de pregar o Evangelho a todos, até o fim dos tempos.

O ALVO:  PESSOAS
O objetivo da missão que Deus deu à igreja é pregar o Evangelho às pessoas. No dia do juízo final comparecerão pessoas diante do Pai celestial. Em virtude disso, a igreja precisa procurar as pessoas e confrontá-las com o Evangelho, lá onde elas se encontram. E neste esforço em levar o Evangelho para as pessoas, a igreja envolve-se nas atividades mais diversas, tais como: Educação, Programas de Saúde, Serviço Social, etc. É que o ser humano tem várias necessidades e a igreja não se omite em manifestar o amor de Deus em nenhuma delas. Isto fica bem ilustrado no texto do julgamento em Mateus 25. 31 – 46. No entanto, estes tipos de atividades não formam um fim em si mesmas, mas a igreja envolve-se nas mesmas porque quer anunciar o amor de Deus em Cristo.
Quando a igreja está agindo, não há lugar para acomodados ou assistentes dentro da igreja. A igreja em ação significa todos os seus membros em ação. Quando alguém dentro da igreja deixa de fazer o que deve, então toda a igreja sofre. É claro que nem todos irão executar as mesmas tarefas, mas todos, sem exceção, conforme os dons que receberam de Deus, irão participar. Quando a igreja está trabalhando, os assistentes devem ser apenas os não-cristãos.

OS CINCO OBJETIVOS
O grande objetivo da igreja, de levar o Evangelho a toda criatura, é biblicamente descrito através de cinco expressões. Pode-se comparar o objetivo da igreja com um diamante lapidado em cinco faces. Cada uma destas faces enfatiza um aspecto diferente da mesma missão que Deus confiou à sua igreja. Estas cinco expressões bíblicas são: Adoração, Educação, Testemunho, Comunhão e Serviço. Não se trata de objetivos isolados, mas que têm uma interação harmoniosa. Isto acontece de tal forma que a adoração não pode ser separada do testemunho; o testemunho, por sua vez, não pode ser separado do serviço e da educação; e a comunhão precisa estar presente em todas elas.
É em torno destes objetivos que precisa estar organizada a ação da igreja. É para estes objetivos que a palavra de Deus encaminha a igreja. E se esta, por sua vez, quer ser fiel ao Senhor da igreja, se dispõe a agir desta maneira para Deus.

1. ADORAÇÃO: A adoração é a ação da igreja na qual o povo de Deus ama, honra, respeita e aclama o seu Deus. Inclui tanto a adoração em culto público como em devoção particular.
A atividade de adoração da igreja cristã é totalmente dependente da Palavra e dos Sacramentos. Aplicando a Palavra à vida das pessoas, teremos toda a resposta de amor e honra a Deus da parte dos que crêem, e teremos a evidência da condenação dos que não crêem (Rm 12.1,2; Cl 3.16,17; Sl 100; Sl 96.1; Sl 84.1-4; Mt 18.17; Jo 20.23).

2. EDUCAÇÃO: A educação é o aspecto em que se visa nutrir o cristão. Inclui todo o ciclo do ensinar e aprender. A igreja deve criar oportunidades de educação cristão.
Ela se dá em particular, lá no lar, na escola e na congregação. A educação prepara cristãos para viverem integralmente a fé cristã (Mt 28.20; Dt 6.6-9; Ef 4.11-16; 2 Tm 3.16,17).

3. TESTEMUNHO: O testemunho é a ação da igreja no sentido de levar aos que não crêem no amor que o Salvador Jesus Cristo teve e tem por todos. É através desta atividade que se manifesta com mais clareza o propósito de Deus em salvar o mundo.
Missão é um processo contínuo, por isso, cada igreja deveria ter um programa missionário que inclui tanto o educar para a missão como o agir na missão efetivamente (Gn 12.3; 1 Rs 8.43; Mt 28.20; 1 Jo 1.2; At 4.12,20; 2 Co 5.14).

4. COMUNHÃO: A comunhão é atividade da igreja cristã em que os cristãos participam da vida em Deus e das vidas uns dos outros. A comunhão fundamental é a comunhão com Deus, expressa de forma tão sublime na Santa Ceia.
A comunhão cristã é comunhão entre aqueles que possuem a mesma fé, o mesmo Senhor Jesus Cristo. E esta comunhão se manifesta como um fruto desta fé. (At 2.42;  1 Co 10.16;  2 Co 6.14; Rm 16.17;  At 4.32; 1 Jo 1.3;  Jo 17.21).

5. SERVIÇO: O serviço inclui as maneiras pelas quais o cristão (pessoalmente) e a igreja (em geral) respondem às necessidades das pessoas, a partir do amor de Cristo. O Evangelho traz a pessoa a um novo relacionamento com Deus e com o seu semelhante. Então é no serviço, no auxílio ao semelhante, que vai se  manifestar  de forma  bem especial oamor a Deus e ao próximo. Quando alguém crê em Cristo, a conseqüência inevitável será o cuidado que passará a ter para com as necessidades de seu semelhante.
A compreensão da importância deste serviço ao próximo é que levou este aspecto do trabalho da igreja cristã de uma atividade paralela a um dos aspectos mais discutidos e envolventes de toda a ação cristã. O crescente número de problemas sociais fez com que se tornasse cada vez mais necessária a ação dos cristãos em obras de amor ao próximo (Ef 4.28; Sl 41.1; Dt 15.11; Tg 1.27)
Reconhecer e identificar claramente estes cinco objetivos no trabalho da igreja é importantíssimo, é fundamental. Através da ação da igreja no sentido de alcançar estes objetivos é que Deus cumpre o seu propósito de salvar o mundo levando o Evangelho a toda criatura. Lembramos a figura inicial que usamos ao expor estes objetivos: na realidade há um só objetivo que, como um diamante de cinco faces, mostra cinco diferentes aspectos.
Quando a igreja e, em particular, as congregações, reconhecem como seus estes objetivos que Deus propõe em sua Palavra, então poderão melhor planejar, organizar e administrar o trabalho, de forma inteligente e eficiente. Quando uma congregação é extremamente ativa não significa que ela esteja fazendo aquilo que Deus espera dela. Uma congregação pode ser muito ativa promovendo almoços, torneios esportivos, programações sociais e realmente ser completamente inativa no Reino de Deus. Quando uma congregação compreende o propósito e os objetivos de Deus, e quando esta congregação se coloca a serviço de seu Senhor, então não importa tanto sua idade, localização, tamanho, pois esta será uma congregação ativa para seu Senhor Jesus. O fundamental é que a igreja seja fiel, reconhecendo e fazendo a vontade de seu Deus.
"ORA, O DEUS DA PAZ, QUE TORNOU A TRAZER DENTRE OS MORTOS A JESUS NOSSO SENHOR, O GRANDE PASTOR DAS OVELHAS, PELO SANGUE DA ETERNA ALIANÇA, VOS APERFEIÇOE EM TODO BEM, PARA CUMPRIRDES A SUA VONTADE, OPERANDO EM VÓS O QUE É AGRADÁVEL DIANTE DELE, POR JESUS CRISTO, A QUEM SEJA A GLÓRIA PARA TODO O SEMPRE. AMÉM." (Hebreus 13. 20 e 21)

Nenhum comentário: