BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina

sexta-feira, 3 de julho de 2009

Colheita - Gênesis 1.1-2.3 (Estudo Bíblico)

Texto Gn 1.1 – 2.3

Introdução

      No assunto terra, agricultura, qual é  a preocupação da humanidade?

      - aquecimento global;

      - altos preços dos insumos agrícolas;

      - a Amazônia é tema de debate mundial, a quem ela pertence.

Desenvolvimento

1 - Criação

      A principal das criaturas visíveis é o homem: Deus lhe deu corpo, alma racional e a sua imagem divina. Com a queda em pecado essa imagem foi perdida. E graças à obra de Cristo, todos os seres humanos têm a oportunidade de "nascerem de novo" já pelo batismo. Pelo Batismo somos regenerados, nascemos de novo. Assim ganhamos uma nova vida, tanto é que, por causa de Cristo e pela fé nele, Deus nos vê e nos recebe como santos. Esta nova vida é a imagem de Deus renovada, devolvida. Mas o problema continua: por causa da corrupção do pecado, continuamos com a velha vida, o velho homem, a velha natureza, a qual luta constantemente contra a nova vida e nos leva a pecar e desobedecer a Deus. A nova vida que recebemos de Deus é perfeita e nos dá tudo que precisamos para sermos aceitos por Deus, mas nós não somos perfeitos, não somos completamente santos e justos, porque ainda carregamos em nós a velha natureza corrompida, a velha vida, e será assim até a nossa morte. Somos simultaneamente justos e pecadores. Cl 3.10; Ef 4.24; 5.8-9, a imagem divina é renovada rudimentarmente e será completa no céu.

2 – A Boa noticia: Mesmo sendo pecadores - Deus continua nos governado e sustentando.

      At 17.27-28; Hb 1.3; Sl 33.13-15; Gn 8.22. Aqui quero chamar a atenção para a promessa de Deus. O homem inventou um túnel semelhante a arca de Noé para preservar as sementes de toda a espécie na terra. Claro que como cristãos temos responsabilidades, Deus criou o homem para cuidar, proteger, preservar a vida. Mas acima de tudo precisamos olhar mais uma vez para essa promessa de Deus, "enquanto durar a terra, não deixará de haver sementeira e ceifa, frio e calor, verão e inverno, dia e noite." A própria Bíblia é testemunha que Deus jamais falhou, falha e falhará em suas promessas.

3 – Como Deus nos sustenta?

      Ele nos dá vestes, calçados, comida, bebida, casa, lar, esposa, filhos, campos, gado, bens e todo o necessário para o corpo e a vida. Sl 145.15-16; 1Pe 5.7; Gn 9.1-3; Dt 8.3-4;

4 – Como Deus nos governa?

      Protegendo-nos do mal e dos perigos. Mt 10.29-30; Sl 91.10; Gn 50.20; Sl 37.5.

5 – Por que Deus faz tudo isso?

      Por seu amor e misericórdia. Sl 103.13; Gn 32.10; Lc 7.6-7.

6 – O que eu devo fazer por todo esse amor?

      Agradecer, servir e obedecer. Sl 118.1; 116.12.

      O povo de Israel recebeu por amor de Deus a terra prometida. E na terra prometida, em resposta ao amor e cuidado de Deus o povo foi instruído a comemorar as colheitas. Como? Ex 23.16; 34.22; Lv 25.22; 26.10; Dt 16.15;

      Entre o povo de Israel o ano era dividido da seguinte forma. Setembro e Agosto, era colheita das oliveiras. Depois havia 5 meses de semeadura e cultivo de cereais. 2 meses colheita de grãos; 2 meses de cultivo na vinha e 1 mês para colheita de frutas. Muito trabalho, mas havia sempre a preocupação de agradecer à Deus.

      Como era o agradecimento? Primícias, primeiro resultado das colheitas, Ex 23.19; Lv 23.10,17; Dt 26.1 – 11.

      Essa prática das primícias já vem sendo realizada desde os primórdios – Gn 4.4. Abel em resposta sincera e de coração ofertou das primícias. Enquanto isso Caim ofertou qualquer coisa, não se preocupou, Gn 4.3,5,12 (um breve comemtário).

      Oferta – de coração alegre e voluntário era o verdadeiro agradecimento a Deus pelas colheitas, Dt 16.10; 16.16; 18.4; 26.2, 10; Pv 3.9; Nm 29.39; Dt 12.6; 2Co 8.9; 9.7

      Deus ofereceu sacrifício em nosso lugar para perdoar nossos pecados. E em resposta a essa amor de Deus e ainda as grandes bênçãos das colheitas, vamos nós de coração alegre e voluntário ofertar ao nosso Deus.

Conclusão

      A humanidade anda preocupada com uma série de coisas:

      - falta de comida;

      - aquecimento global;

      - dobraram os preços dos insumos agrícolas;

      - a Amazônia agora virou tema de debate mundial, a quem ela pertence?

      As preocupações existem, a velha natureza, o velho homem nos sufoca com as preocupações diárias. Mas o amor de Deus que nos abençoa com a sua presença quer nos tranqüilizar dizendo que tudo o que Ele criou, Ele cuida, protege. Deus triuno, o Deus verdadeiro está conosco. O Deus criador, salvador e santificador do homem está presente em toda e qualquer situação, pois ele não desampara nenhum de seus filhos. Amém!

Pr Edson Ronaldo Tressmann

Nenhum comentário: