BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina

sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Mt 22.21 - Criança também paga imposto

Tema: O que devemos a Deus? Devemos-lhe todo o nosso ser. (22º Domingo após Pentecostes)
Recurso material: Uma cédula de R$ 1,00. (A ênfase será na figura da "Efígie Simbólica da República".
Versículo bíblico: " – Dêem ao Imperador o que é do Imperador e dêem a Deus o que é de Deus." (Mateus 22.21 - NTLH)
Crianças, vocês já escutaram alguma vez os seus pais queixarem-se de ter que pagar impostos? Provavelmente, já ouviram. Há muitas pessoas que não gostam de pagar impostos. Falando nisso, algum de vocês paga imposto? Bem, talvez vocês fiquem surpreendidos em saber que as crianças também pagam impostos. Quantos de vocês recebem uma mesada de seus pais? Talvez receberam algum dinheiro de presente por parte de seus avós? Quantos de vocês recebem por fazer alguma tarefa em casa?
Quantos de vocês compram algo com seu próprio dinheiro?
Se a resposta de vocês foi "sim" para alguma destas perguntas, provavelmente vocês já pagaram algum imposto. Sabem que cada vez que vocês compram algo, pagam imposto? No Brasil, o imposto que se paga chega em média de 4 centavos a cada 1 Real que se gasta. Me pergunto o que Jesus diria se lhe perguntássemos se as crianças são obrigadas a pagar impostos? Essa é uma pergunta muito difícil de responder. Se respondesse "sim", é possível que todas as crianças ficassem com ódio de Jesus. Se respondesse "não", os políticos que fazem nossas leis, provavelmente, ficariam contra ele porque necessitam de dinheiro para fazer as coisas. Parece que inevitavelmente alguém iria ficar zangado com ele, não acham?
Sabem que algo parecido aconteceu a Jesus? No tempo de Jesus, as pessoas tinham que pagar impostos. E isso não era nada agradável para elas. Um dia, os líderes religiosos foram até Jesus e lhe perguntaram se ele acreditava que era correto as pessoas pagarem impostos. Eles estavam realmente dispostos a deixar Jesus em maus apuros, porque eles sabiam que se ele dissesse "sim", as pessoas o odiariam, ficariam zangadas. Se dissesse "não", Jesus teria sérios problemas com as autoridades.
Mas, Jesus se deu conta da má intenção deles e fez uma coisa muito sábia. Ele pediu para eles uma moeda e logo perguntou: " – De quem são o nome e a cara que estão gravados nesta moeda?"(v. 20)
Eles responderam: " – São do Imperador."(v. 21). O Imperador era o governante romano e todos tinham que pagar impostos para ele.
Então, Jesus lhes disse: " – Dêem ao Imperador o que é do Imperador e dêem a Deus o que é de Deus."(v. 21)
Vejam esta cédula de R$ 1,00. Toda cédula de Real tem a imagem de um animal diferente e no outro lado terá sempre a mesma figura. Que figura é esta? Embora muitos não saibam, esta figura é a imagem simbólica da República brasileira, em forma de escultura. Ou seja, este dinheiro pertence ao Brasil. E, o que está escrito logo acima dela, à esquerda? Diz: "BANCO CENTRAL DO BRASIL". Assim, penso que este Real pertença à República brasileira e que temos que pagar impostos à ela; ou seja, ao governo brasileiro.
Mas, o que dizer de Deus? Jesus também disse: "dêem a Deus o que é de Deus."(v. 21) A Bíblias diz que fomos criados por Deus e que fomos feitos à imagem de Deus. Se fomos criados por Deus e feitos à sua imagem, então pertencemos a ele. Isto significa que ele deseja que entreguemos a nossa vida para ele!

Oração: Querido Pai do Céu, tu nos criaste a tua imagem e te pertencemos. Por isso, te entregamos nosso coração e nossa vida. Amém.
Tradução contextualizada de Gerson Dieter Prates (São Pedro do Sul - RS) do site http://www.sermons4kids.com/index.htm

Nenhum comentário: