BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina

terça-feira, 14 de julho de 2009

Incapazes e Sozinhos?

Para quem ainda não sabia ou não se lembrava mais, conforme o artigo 133 do Código Penal, abandono de incapaz é crime e dá cadeia. Dá mesmo? Algumas vezes sim! Foi o caso dos pais da menina Rita de Cássia Rodrigues Sena de 5 anos de idade, os quais depois de presos, respondem agora em liberdade provisória. No sábado passado (11/07) a menina simplesmente despencou do quinto andar do prédio em que morava. O "Crime" dos pais se desenhou quando a menina reclamou de cansaço durante a festa que acontecia no próprio condomínio e foi levada pela mãe ao apartamento; a qual relatou que deixou a criança adormecida no quarto e retornou para a festa por alguns minutos. Apenas 19 minutos, suficientes para uma tragédia. Enquanto a mãe subia, regressando ao apartamento pelo elevador, a filha tragicamente caía pela janela.

Julgamentos à parte, até porque penso que não há pena maior para os pais do que a própria perda da filha, pergunto-me o que deve passar na cabeça da mãe depois da Fatalidade: - Ahh se eu não tivesse deixado ela só! –Ahh se eu tivesse voltado 2 minutos antes. Ahh...

Ahh... se este fosse um caso isolado! Mas é mais um de muitos, em que crianças ficam sozinhas por muito mais do que apenas 19 minutos. Sozinhas a "deus dará" em uma esquina qualquer.

Abandonados à falta de atenção, de carrinho, de amor, mesmo na presença de adultos capazes. Abandonadas muitas vezes, sem um ponto de referência em sua própria casa, onde pais brigam entre si e destratam-se, mesmo na presença dos filhos. Ou então, abandonadas por pais que estão mais preocupados com o trabalho, com o futebol ou com o capítulo da novela, do que com a presença dos filhos e sua necessidade de tempo dedicado. A única diferença é que na maioria das vezes estas crianças não despencam pela janela, a mídia não divulga e os pais não são presos.

Abandono de incapaz é crime e da cadeia, às vezes. Mas tem conseqüências sempre. Seria fácil julgar os pais da pequena Rita de Cássia se este fosse um caso isolado. Mas não é! Este apenas teve conseqüências à curto prazo, enquanto que muitos outros, à médio e longo; o que nos mostra que de alguma forma, em diferentes situações, somos todos incapazes. Ahh... Onde foi que eu errei?

Pergunta o pai do adolescente rebelde. Talvez a resposta seja simples: deixou seu(ua) filho(a) "ser capaz" quando ainda não o era. Esperou de uma criança a capacidade de decisão de um adulto. Faltou a referencia e o tempo dedicado. Agora o adulto, age como uma criança sem limites; incapaz.

Afinal, quando é que nós seres humanos nos tornamos capazes? É difícil responder! Para algumas coisas bem cedo. Para outras nunca. Nunca? É isso mesmo! Somos incapazes, limitados, e precisamos que alguém olhe por nós sempre. Alguém que oriente e que seja referência.  Por achar o contrário é que muitos despencam. Não porque foram abandonados, mas porque, neste caso, simplesmente optaram por ficar sozinhos. Deixam Deus de lado e se lançam por janelas perigosas, sem medir as conseqüências trágicas do final da queda. E em meio à queda alucinada, desesperam-se como quem não tem mais onde se agarrar.

Se nos falta referência, a Palavra de Deus (Bíblia) é o grande referencial. Para a criação dos filhos, para o casamento, para o trabalho e tantas outras coisas mais. Mas principalmente, para não despencar eternamente. Lancem sobre Ele (Jesus) todas as suas preocupações (e sua fé), porque Ele cuida de vocês! (1 Pedro 5.7).

Pastor Ernani Kufeld - Aracaju /SE

Nenhum comentário: