BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina

quinta-feira, 25 de junho de 2009

Tapar o sol com a peneira

Tapar o sol com a peneira: este tem sido o grande esforço do governo do Irã, desde a reeleição duvidosa do presidente Mahmoud Ahmadinejad, expulsando os jornalistas estrangeiros do país, repreendendo manifestantes de forma brutal e transmitindo noticias apenas conforme interesses do governo através da TV estatal. Mas como ocultar a realidade que não pode ser negada? Tão absurdo quanto a negação do holocausto, tese defendida por Ahmadinejad, é tentar passar ao mundo a falsa impressão de que vai tudo bem no Irã, e que os protestantes não passam de badernistas que precisam ser controlados, detidos e punidos.
Da mesma forma que não é possível tapar o sol com a peneira também é impossível esconder do mundo a triste penumbra política na qual vive o povo Iraniano neste momento. Através de Blogs, vídeos do YouTube, e principalmente do Twitter, site de mensagens curtas, o povo vem mostrando ao mundo inteiro o que se passa naquele país. E assim, perplexo, assustado, e alguns até com ar de "que bom que não é comigo", o mundo assiste a tudo sem saber exatamente o que fazer e o que pensar. Afinal, como penetrar em um governo dominado pelo regime dos aiatolás, cujo líder supremo é um religioso que, em nome de um deus, submete a todos a um modelo de governo que nem sequer eleições populares podem derrubar?
Quiçá a resposta esteja na atitude do povo Iraniano: encarar os fatos como eles são e parar de sonhar que tudo vai bem. Admitir que de fato não é possível tapar o sol com a peneira. Fato, aliás, não muito distante de nossa realidade brasileira, onde não raramente políticos e até religiosos procuram esconder o brilho da verdade dos fatos e da Palavra de Deus, ludibriando o povo, em busca de interesses pessoais.
Nos revolta o fato de governos esconderem a verdade trágica de um regime, de uma falcatrua política ou de homens que enganam as pessoas em nome de Deus? Com certeza. Mas o problema parece começar mais embaixo. Quem nunca ignorou a vontade de Deus que diz "que cada um diga a verdade" (Efésios 4.3) e se escondeu na penumbra de uma "mentirinha inocente" (o que de fato não existe) para se dar bem com a esposa, o marido, o chefe, ou sei lá com quem foi? Pior ainda quando o golpe é pra cima de Deus, pensando que por não matar, não roubar e de vez em quando dar uma esmola pro mendigo da esquina, o Criador saberá que "sou uma pessoa boa e me recompensará à altura". Honestamente espero que Deus em sua misericórdia não faça isso, caso contrário, estamos todos perdidos; pois o que Ele quer é "um coração humilde e arrependido"(Salmo 51.7), que não esconde o sol com a peneira, mas admite "tenho sido pecador" (Salmo 51.5).
Admitir a verdade dos fatos, tal qual eles são. Este é o ponto de partida de um relacionamento saudável com Deus, pois, "os que têm saúde não precisam de médico, mas sim os doentes"(Lucas 9.12). "Porque Deus mandou o seu filho (Jesus) para salvar o mundo e não para julgá-lo"(João 3.17).
Admitir a verdade dos fatos, tal qual eles são: este seria o melhor ato de um governo que se diz preocupado com os interesses do povo Iraniano. O povo já a parte que lhe cabe. Falta agora o governo Iraniano se dar conta de que não é possível ocultar a realidade que não pode ser negada!
Pastor Ernani Kufeld - Aracaju (SE)

Nenhum comentário: