"A vingança é um prato que se come frio", diz a frase popular.
Parece que foi seguindo esta frase que Lindemberg fez o que fez, desde o seqüestro até o assassinato de Eloá. Após dias de seqüestro, consumou, o que na sua ótica, chamou de vingança.
Com base no crime de Lindemberg muitos estão clamando pela pena de morte. Não quero neste momento emitir opinião sobre a pena de morte, mas quero chamar atenção para a ilusão e o equívoco que é agir por vingança.
Certa vez alguém disse que se aplicássemos de fato o "olho por olho, dente por dente" – viveríamos num mundo de desdentados e caolhos. Convém afirmar que a Bíblia não proíbe a pena de morte, mas proíbe a vingança. Os casos citados no Antigo Testamento, sobre vingança, pertenciam às leis civis de um povo, pertenciam à constituição de uma nação. Por isso, a motivação da legalização da pena de morte, ou qualquer outra pena, não deve ser o desejo de vingança, mas sim, o desejo de justiça, de ordem social.
Diante da morte da menina o povo se comove! Mas, o que se pratica no dia-a-dia? O que se incentiva? A vingança ou a prudência? Vejo pais e mães emitindo discursos fortes dizendo: "Meu filho(a), não leve desaforo para casa!" Vejo amigos semeando discórdias e atiçando brigas falando: "Eu não deixava assim! Tu vais agüentar tudo isso e não vais fazer nada?" Vejo, cada vez mais, mães e pais justificando atitudes erradas dos filhos na escola com base na vingança. Depois, alguém se acha no direito de tirar a vida de uma guria, simplesmente porque ela não queria mais namorar com ele, e nós não sabemos o porquê. Ora, ele foi vingativo, assim como a sociedade ensina por diversas formas.
Ao contrário da maneira vingativa e maldosa do ser humano pensar, Jesus, o nosso Senhor e Salvador afirma: "Vocês ouviram o que foi dito: ´olho por olho, dente por dente´. Mas eu lhes digo: não se vinguem dos que fazem mal a vocês" (Mt 5.38-39). Igualmente o apóstolo Paulo, inspirado por Deus, escreve: "Não paguem a ninguém o mal com o mal... No que depender de vocês façam o possível para viver em paz com as outras pessoas. Meus queridos irmãos, nunca se viguem de ninguém; pelo contrário, deixem que seja Deus quem de o castigo." (Rm 12.17-19). Pois, a Deus pertence a vingança!
Comer o prato frio (como no caso da vingança) não é tão agradável. A comida quentinha (de uma vida em paz) é bem melhor! Comer bóia fria não é opção, é necessidade! Já a vingança é uma opção! Uma péssima opção! Tanto para aqueles que agem de cabeça quente, como para aqueles que agem com a cabeça fria! O melhor é lutar pela paz, cobrar justiça das autoridades competentes e colocar a vida nas mãos de Deus, pois Deus não quer se vingar de nossos erros, antes, quer nos salvar.
Pastor Ismar Lambrecht Pinz
Pelotas, RS.
Nenhum comentário:
Postar um comentário